14 de abril de 2019

Diarreia mental


Mesmo admitindo sua total ignorância em assuntos econômicos, no que foi modesto posto que sua ignorância vai acima e além das matérias econômicas, Bolsonaro abandonou sua postura de remeter ao "Posto Ipiranga" as questões de economia.

"Posto Ipiranga" é o apelido que conferiu ao seu assessor, guru e depois ministro da economia, o economista Paulo Guedes.

Atropelando seu ministro da economia, parecendo haver mudado de bandeira de posto de abastecimento nos assuntos econômicos, provocou o atrabiliário e despreparado presidente uma perda da ordem de 32,4 bilhões no valor de mercado da nossa estatal petrolífera.

Toda a pregação e ações de governo de Paulo Guedes são no sentido da liberalização da economia. Seria o norte do governo nesta sensível área. Ora, uma intervenção do próprio presidente da República, na política de preço da Petrobrás, só poderia dar no que deu: derrubada da bolsa de valores e uma enorme insegurança nos investidores.

Fogo amigo de um ex-militar da cavalaria.

Guedes, cercado e pressionado pela imprensa a se pronunciar sobre a medida do presidente e a repercussão no mercado, saiu-se elegantemente com um um simples "não sei do que vocês estão falando". Leia-se, "não tenho nada a ver com isso", não fui consultado.

Ora, deixando de ouvir seu posto ipiranga, enfiou os pés pelas mãos como fez igualmente quando do anúncio da mudança da embaixada brasileira em Israel, sem oitiva de quem é do ramo.

Neste episódio envolvendo árabes e israelenses, quando desagradou aos primeiros e decepcionou aos últimos, porque substitui a embaixada em Jerusalém  por um escritório de negócios, teve que agilizar um almoço com a representação diplomática dos países árabes, objetivando consertar o estrago que cometeu. E concertar as relações.

Assim como apressou uma reunião ministerial para terça-feira, com os ministro das áreas da economia e outras que esta tangenciam, para consertar a bobagem que perpetrou.

Votei no Bolsonaro, como teria votado na cacareco ou no macaco tião, se fosse para apear do governo ou impedir o acesso do PT a ele.


Para quem não sabe, Cacareco era uma rinoceronte fêmea eleita vereadora em São Paulo e o macaco Tião foi lançado, em 1988, por Fernando Gabeira, candidato a prefeito no Rio de Janeiro, ambos como voto de protesto.


O macaco teve 400 mil votos ficando na terceira posição, e a rinoceronte recebeu cerca de 100 mil votos o que, em 1959, eram muitos votos.

Como alfinetou o Rodrigo Maia, mesmo tendo 28 anos de vida parlamentar (foram 7 mandatos como deputado federal), Bolsonaro nunca presidiu um partido político e sequer foi líder de bancada ou partido, no Congresso. E foram 9 os partidos aos quais esteve vinculado.

Ou seja, politicamente inexpressivo. Suas relações com o Congresso, cheias de arestas, deixam isto muito claro.

Notas: Acessem os links para obterem mais detalhes sobre as matérias e fatos narrados.


https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/04/12/petrobras-perde-r-324-bilhoes-em-valor-de-mercado-apos-suspensao-de-alta-do-diesel.ghtml


https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/31/apos-cogitar-transferir-embaixada-bolsonaro-anuncia-escritorio-diplomatico-em-jerusalem.ghtml

3 comentários:

Ana Maria disse...




Desculpe, mas discordo em parte. 

Sei na administração de minha própria vida que não posso fazer valer minhas opiniões  e planos. Tenho que ceder uma parte para não perder o todo.

Imagine na luta que se está presenciando.

Se acessarmos o site 

https://www.significados.com.br/politica/,  veremos que : "Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. "

Riva disse...

O BRASIL está sem alvará de funcionamento ..... não sei onde isso tudo vai parar.

E o STF ? .... faz mal à saúde de qualquer pessoa de bem.

Jorge Carrano disse...


O STF pirou de vez:

https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/16/pf-cumpre-mandados-de-busca-em-inquerito-que-investiga-ofensas-a-ministros-do-stf.ghtml

Investiga, acusa e julga. A Inquisição era mais judiciosa.