5 de abril de 2019

CAIM, BRUTUS e outras fake news


Abel foi resultado da segunda mordida de Adão na maçã. Portanto irmão mais novo de Caim.

Vocês se lembram que, estando ainda no Paraíso, Adão resolveu comer a maçã. Como foi expulso, junto com a dona da maçã - Eva - Caim já nasceu fora do Paraíso.

Abel, coitado, também não conheceu o Paraíso, posto que seus pais já haviam sido sido expulsos.


Os irmãos
Caim, por motivo torpe, matou Abel, preparando uma armadilha para o irmão. Isto ocorreu um pouco depois do Verbo, que foi o início segundo consta.

Logo, Caim cometeu crime hediondo. Não sei se foi julgado e condenado. Estaria incurso no crime de fratricídio.

Já Quintus Servilius Caepio Brutus matou o pai, biológico ou afetivo (há controvérsias) tanto faz. Se a Servília (Servília Cepião) era tão feia quanto era o Servílio, jogador de futebol, que atuava apelo Palmeiras, Cesar era canecão, comia crú, frio e bastava fazer chichi sentada.

Cesar no senado romano
Shakespere colocou na boca de César a frase  Et tu Brute? que os cronistas romanos registraram como Tu quosque mi fili? E alguns autores, segundo o Google, dizem ser fake news, até porque a língua nobre da época era o grego e Cesar, se fosse demonstrar tal surpresa e perplexidade teria feito na língua de Demóstenes.


Demóstenes - grande orador grego

Ora vejam só, aqui falamos a todo instante (não eu, mas políticos e juristas), em ideais republicanos, e alguns senadores romanos eram tão republicanos que resolveram dar cabo de César.

Não resolveram a questão posto que depois de César vieram, entre outros, Nero, Tibério e Calígula que, a julgar pelos relatos históricos, foram muito mais ditatoriais, tiranos na acepção da palavra, do que César teria sido.

Ao longo do tempo muita gente morreu e matou por ideal político/ideológico, e o mundo continua marchando inexoravelmente para o final dos tempos, para o Apocalipse.

Nota do autor: as imagens foram pinçadas na internet.

Nenhum comentário: