15 de maio de 2015

O patinho feio virou cisne

A equipe que Real Madrid, Barcelona e Bayern queriam pegar no sorteio para os confrontos nas semifinais, porque era considerada a mais fraca, acabou se superando e eliminou o poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, diante de 76.000 torcedores merengues. Eram 80.000 no estádio considerando os torcedores italianos presentes.

O empate em 1X1 frustou os madrilenhos e a mim também. 


Santiago Bernabéu

Pelo regulamento da UEFA os visitantes têm direito a 5% da capacidade do estádio. Foi assim também em Munique quando torcedores catalães assistiram a classificação de sua equipe para a final, em Berlim , no dia 6 de junho próximo.

Embora a final vá reunir uma equipe espanhola contra uma italiana o jogo será realizado em Berlim, porque o local da partida final é decidido em sorteio antes do início da competição.

O Bayern ganhou, mas não levou. Embora tenha vencido a partida em Munique, no placar agregado perdeu por 5X3 (0X3 e 3X2 para o Barcelona.)

A Juventus, assim como o Vasco no campeonato carioca, há 12 anos não fazia uma final da Champions, como fará nesta temporada. Equipe bem armada na defesa (característica dos times e da seleção italiana), surpreendeu e classificou-se, com justiça.

E nem o Tevez e nem o Pogba (jogador cobiçado por várias equipes europeias) jogaram bem. Em compensação o Morata, dispensado e vendido pelo Real Madrid para a equipe de Turim, fez uma boa partida. Mas os destaques foram o Casillas e o Buffon, os goleiros.

Gianluigi Buffon, aos 37 anos, simboliza a raça da equipe da Juve.
No Real Madrid achei que o Marcelo jogou bem, mas o Cristiano Ronaldo exibiu apenas a enorme velocidade de sempre. Vai correr assim no mato. Acho que é tão veloz quanto o Gareth Bale, que ao contrário do português só tem velocidade.

Foi uma pena, para o Real, o Benzema não aguentar o jogo até o final porque ele tem mais técnica do que o mexicano Chicharito  que entrou em seu lugar.

No jogo da terça-feira, o trio atacante do Barcelona justificou a fama que ostenta, de ser o melhor ataque entre os times europeus. Realmente Messi, Suarez e Neymar estão se entendendo bem e jogando bonito e com eficiência.

Este ataque sul-americano deverá fazer a diferença na final. Aposto minhas fichas no Barcelona, lamentando que a final não seja contra o Real Madrid porque seria interessante assistir Messi de um lado e Cristiano Ronaldo do outro. Os dois melhores do mundo, no momento.

Foram dois bons jogos nas semifinais da Champions League. Tivemos oportunidade de assistir algumas jogadas em alto estilo, com muita técnica. E, além disso, houve emoção.

Enquanto assistia o final do jogo, e prestando atenção no Tevez, no Vidal e no Pereyra, de um lado, e no Marcelo e no James Rodriguez, do outro, ocorreu-me escalar uma equipe só com jogadores sul-americanos das equipes   que disputaram as semifinais.

Observem. Nas laterais Daniel Alves na direita e Marcelo na esquerda. Na reserva Rafinha (Bayern)
Na zaga central: Dante e Pepe
No meio campo: Mascherano, James Rodriguez, Thiago Alcântara e Vidal. Com Rafinha (Barcelona) na reserva.
E no ataque: Messi, Suarez e Neymar, com os reservas Tevez e Pereyra.

Falta um goleiro. Com este time até eu poderia ficar no gol (rsrsrs).

Se fossemos incluir os times que disputaram as quartas de final, entre eles o PSG da França, a zaga ficaria mais forte, com Thiago Silva, Marquinhos e David Luiz.

E sobrariam, para o ataque o Cavani, para o  meio campo Pastore e Lucas, e  Maxwell para a lateral esquerda.

O melhor futebol do mundo, entre equipes, é jogado na Europa. Os melhores jogadores estão lá. Os torneios mais bem organizados e disputados,  assim como os campeonatos nacionais e continentais estão lá.

11 comentários:

Riva disse...

No Twitter tenho comentado a distância quântica que hoje nos separa da Europa em tudo,inclusive futebol.

Uma vergonha o futebol no Brasil e na América do Sul : qualidade do futebol, estádios vazios, sem planejamento, sem infraestrutura, elefantes brancos abandonados, má arbitragens, violência, desmandos em campo e fora de campo, um horror.

O pior é aguentar os xenófobos defendendo esse merdalhal em que estamos atolados !

Boca x River ontem retrata tudo ...

Quanto aos jogos das semi da Champions, Bayern x Barça foi um jogão, em que destaco o trio de ataque do Barça, e o tempo de bola corrida da partida. Já Real x Juve foi meio chato, e destaco a partidaça do Marcelo e os gols perdidos pelo Real. A Juve é um timinho retranqueiro, que retrata bem a péssima qualidade do atual futebol da Italia.

Jorge Carrano disse...

Morreu hoje uma das lendas do blues: B.B. King, aos 89 anos.
R.I.P.

Freddy disse...

Real é mais uma vítima do sistema mata-mata.
E tem gente que gosta.
=8-/

Jorge Carrano disse...

BEM-VINDA, Maristela Farias, ao quadro de seguidores do blog.
Espero que encontre o que basca no mundo virtual e/ou se divirta com nossas irreverências.
Pode ser que você encontre aqui dicas interessantes sobre viagens e gastronomia. E criticas políticas.
Obrigado por se inscrever.

Jorge Carrano disse...

Só mesmo na Europa, em especial na Inglaterra (país das tradições), um técnico fica 26 anos consecutivos num mesmo clube (Alex Ferguson no Manchester United) e um jogador permanece por 28 anos seguidos na mesma equipe (Steven Gerrard, no Liverpool).

Leiam em:
http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/brasil-mundial-fc/post/em-tom-melancolico-gerrard-mostra-chuteira-que-usara-no-adeus-ao-liverpool.html

Riva disse...

Você viu o Pirlo sendo aplaudido pela torcida do Real Madrid, quando foi substituído ?

Jorge Carrano disse...

Assim como vi o Steven Gerrard ser aplaudido pela torcida do Chelsea, quando foi substituído no jogo entre o Liverpool e a equipe da casa. O jogo foi realizado no Stamford Bridge.

Já que você mencionou o Pirlo, aproveito para um comentário paralelo.
Acho que ele, o Özil, o Pastore e o nosso Paulo Henrique Ganso, têm enorme técnica, mas falta-lhes disposição para dividir bola, voltar para dar combate quando perdem a bola, e correm muito pouco.
Sei que você dirá que quem tem que correr é a bola. Mas isto era no passado, quando havia mais espaço.
Sem sangue, sem disposição para combate, sem vibração, estes caras por vezes me chateiam.
Mas aplaudo a categoria no domínio da bola e a visão de jogo.

Freddy disse...

Já que falou no Ganso... Quando ele despontou, ainda no Santos, tive muita esperança nesse rapaz. O que vi depois me deixou frustrado. Ele simplesmente joga como se estivesse enfadado.

Jorge Carrano disse...

Enfadado é uma boa definição para o Ganso.

Jorge Carrano disse...

Vasco investe em centro médico moderno, com auxílio de patrocinadora:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2015/05/centro-de-saude-do-vasco-pode-sair-do-papel-com-apoio-de-multinacional.html

Riva disse...

Carrano, olha a idade do Ganso e a do Pirlo ! Pirlo já fez a parte dele ... craque.

Mas e o Ganso ? Está em outro planeta ! rs