17 de maio de 2015

Apresentadoras da previsão do tempo, nos telejornais

Incrível como algumas pessoas são preconceituosas. Uma das coisas positivas, na maquiagem que a Globo está fazendo em seu mais importante e assistido telejornal, é colocar a jornalista Maria Júlia Coutinho como apresentadora titular da previsão do tempo.


Depois de uma sucessão de louras e morenas, como Rosana Jatobá, Flávia Freire,  Michele Loretto , no papel de “garotas do tempo”, como também são conhecidas as jornalistas que nos informam se choverá, fará tempo firme*, haverá ventos fortes e outras vaidades da natureza, a Globo efetivou uma negra no papel, dentro do Jornal Nacional.

Michelle Loreto
Fátima Freire









Maria Júlia Coutinho, agora Maju, não caiu de paraquedas no telejornal. Ela tem passagem como apresentadora do telejornal da TV Cultura. Sua descontração é natural, espontânea, diferentemente da Bonner e da Renata que parecem desconfortáveis com os novos papeis que lhes foram impostos.



Não tinha a intenção de aludir a cor da pele da nova apresentadora da previsão do tempo, porque acho uma babaquice, algo errado, sublinhar a raça de qualquer pessoa, em qualquer atividade humana, quando a mesma se destaca. Pelé foi o maior jogador de todos os tempos. Não foi o maior jogador negro de todos os tempos. Milton Gonçalves é um bom ator, não um bom ator negro. Entenderam o espírito da coisa?

Entendo, e sempre afirmei isso, que quanto mais organizações de defesas dos negros houver, mais serão acentuadas as discriminações. A questão ficará permanentemente em discussão, e sem solução.

A Maria Júlia é uma boa apresentadora e, a julgar pela política das emissoras de TV, certamente ocupará uma bancada de telejornal não demora muito. Até porque este foi o percurso de muitas outras “moças do tempo”, que viraram âncoras nas bancadas.

Só menciono esta característica (raça) porque ela virou personagem muito comentada na internet. Na maioria das vezes com elogios. Mas, lamentavelmente, em alguns casos, com críticas preconceituosas.

Outra coisa sobre a qual já me manifestei. Acho tola a encenação que foi planejada. Parece marcação, como efetuada em teatro, onde cada ator sabe exatamente onde irá se posicionar no palco em cada cena. Só que as encenações  do Bonner e da Renata são bastante canhestras.


Bonner e Maju
E aquele diálogo, aquele teatrinho com atores canastrões? Para dar previsão do tempo precisa aquela representação  chinfrim ? 

Nas emissoras de TV de todo o mundo, pelo menos nos países que visitei, tem um bloco dedicado a previsão do tempo. Em alguns casos até mesmo com previsões para os países vizinhos. As formas de apresentação são as mais variadas, mas quase sempre são sóbrias.

E acontecem coisas inusitadas quando querem inovar e a apresentação é ao vivo, como no Brasil. Acontece até da apresentadora mostrar mais do que devia, exibindo peitinho, como se verifica no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xC1ikStepgI peitinho


Ou a bizarrice, esta da Gabriella Bordasch que apresentava a previsão do tempo no jornal Teledomingo, da RBS, afiliada da Globo, que resolveu pedir demissão plantando bananeira nos estúdios da emissora (para os paulistas, ficando de ponta cabeça).


Gabriella Bordasch

Continuo achando que jornalismo é coisa séria, seja televisivo, seja na imprensa tradicional. 

E, por derradeiro, uma sugestão para a Maria Julia: passe a chamar o William Bonner de Bill; e a Renata Vasconcellos de Tatá.

Nota do editor: imagens obtidas no Google.

* Se você colocar no Google "apresentadora da previsão de tempo adverte bonner", aparecerão vários links com a matéria.

10 comentários:

Riva disse...

Assisto canais de previsão do tempo quando estou lá fora, e não há nitidamente uma preocupação com os apresentadores : homens, mulheres, feios ou bonitas, raça, etc. Eles têm sim uma baita preocupação em serem assertivos, em não dar informação errada, porque derruba o canal.

Quando existe a formação de tornados então, a tela se enche de "especialistas" no assunto tentando cada um ser mais preciso do que o outro.

Mas eu gosto. Muito mais informação, técnica inclusive.

Por aqui, temperaturas e tempo firme ou não, como diz o Bill ....

PS 1: Volta, Patrícia Poeta !!

PS 2: o que fazer quando um vizinho resolve aprender a tocar ... flauta ?

Freddy disse...

Comentário 1
Espera lá... quando em Orlando, em 1997, jamais me esquecerei das seguidas previsões de chuva por 5 dias e então depois o tempo melhoraria. E assim foi pelo menos por 10 dias seguidos, todos com expectativa de melhora para daí a 5 dias... E tome chuva!

Comentário 2
Olhe a flauta pelo lado positivo. Podia ser sax. Ou violino.
<:o)

Riva disse...

Insisto : eles têm uma baita preocupação em serem assertivos.

Eu não disse que são ....

Paulo Bouhid disse...

Jorge, a chamada do JN ainda é um trecho de "Summer 68" do Pink Floyd?

Jorge Carrano disse...

Caro Paulo Bouhid,
Não, você realmente esta desatualizado. Já faz uns dez anos a chamada é o tema "Summer of' 42", do Michel Legran (rsrsrs).
Embora o verão de 68 seja mais recente do que o de 42, a composição musical do Legran é mais moderna.

Jorge Carrano disse...

Acho melhor esclarecer aos não iniciados que este diálogo acima, sobre a chamada do JN é brincadeirinha, pilhéria, um chiste entre participantes do blog.

Agora a sério, Paulo, acho o tema do Summer of'42 um dos mais bonitos da história do cinema. Juntamente com Limeligth, do Chaplin.

Jorge Carrano disse...

Li no jornal, o comentário de um internauta no Twitter:
"Meu Deus, o William Bonner anda!"

Muito boa tirada.

Paulo Bouhid disse...

Concordo, Jorge, o "42" é um clássico belíssimo.

http://www.kboing.com.br/george-benson/1-1201399/

Na mesma linha, "A Summerplace":

http://www.kboing.com.br/percy-faith/1-1009874/

Já o "68" é um clássico para os fans...

http://www.kboing.com.br/pink-floyd/1-1053198/

Abs

Riva disse...

E quando o Bill tenta ser mais engraçado ainda, caem de porrada no cara pelas mídias sociais ! kkkkkkk

http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2015/05/1630779-bonner-pede-desculpas-apos-dizer-que-americano-tem-cara-de-maluco-no-jn.shtml

Jorge Carrano disse...

Tsk, tsk, tsk
É o que dá querer ser "espontâneo".