9 de maio de 2015

Mise em scène e maquiagem do JN

Já notaram como os apresentadores do Jornal Nacional estão mais descontraídos? Levantam de seus lugares na bancada para interagir, graças a recursos tecnológicos, com correspondentes internacionais, dialogando como se estivessem frente a frente.

Também o cenário mudou, foi modernizado. Ficou elegante. E, de novo, louvo os recursos eletrônicos utilizados.

Agora na essência continua um noticiário rasteiro e tendencioso. Fizeram maquiagem e melhoraram a aparência, mas o conteúdo continua pobre, faccioso e a venda pelo melhor preço.

Será que os números abaixo são corretos? Será esta a razão do jornalismo tendencioso a favor do governo federal? 



Por que, por exemplo, não fazem uma matéria mais aprofundada, investigando e informando para os brasileiros, como vinte mil haitianos conseguem deixar seu pais, que se encontra em estado de miséria, viajando de avião para o Peru e, de lá, ingressam no Brasil, via Acre, de onde são direcionados, com apoio do governo local, para São Paulo e Porto Alegre.

Quem banca esta migração e com que propósito?

Aqui estes haitianos, em sua maioria sem  qualificação profissional, recebem visto de residência, carteira profissional e auxílio financeiro.

Que farão no Brasil, o que estão fazendo? Estão sendo qualificados profissionalmente?  Irão se integrar ao exército do Stédile?

Eu gostaria de saber porquê e como o dinheiro dos impostos que pagamos é investido em haitianos.

Outra matéria que deveria entrar em pauta no JN tem muito a ver com esta acima. Quem sustenta o MST. Quem paga o transporte dos nômades predadores e alimenta aqueles desocupados, vândalos destruidores de patrimônio público e privado, que atentam contra a ciência e o desenvolvimento do país, arrasando plantações e aniquilando laboratórios de pesquisas.

A quem interessam estas invasões? Fala sério, aquela gente quer mesmo trabalhar na lavoura, manejando enxadas e foices para tratar a terra e não mais para ameaçar agricultores e a policia?



Cadê a reportagem da Globo acompanhando o dia-dia daquela gente?  O que fazem as crianças fora das escolas? Estão sendo treinados para guerrilha? Eu acho que sim e como a imprensa que se intitula investigativa não informa, continuo achando que estamos alimentando monstros que quando crescerem um pouco mais irão nos devorar.

Crianças em treinamento


Meu consolo é que também as Organizações Globo serão engolidas com casca e tudo.

Dinheiro não é tudo, há que ter perspectiva de futuro. Os imediatistas não têm visão do horizonte, são míopes e caminham a passos curtos.

E a Globo precisa ouvir os dois lados das histórias para nos informar com equidistância, com isenção, sem parti pris.

Lembram do caso do bailarino da Regina Casé? Toda aquela cobertura, todo o espaço dado a mãe do dançarino DG – Maria de Fátima Silva - para depois ficarmos sabendo, e não pela Globo, que ele não era flor que se cheirasse.



E foi aquele vexame de uma acusando a outra. Acessem e leiam usando os links a seguir.




Esta é apenas uma, dentre dezenas de matérias tendenciosas da Globo, que por vezes “dá com os burros n’água”, como se dizia outrora.

E, por último, meu repúdio ao sensacionalismo. Nos últimos cinco dias, em seus noticiários, a Globo exibiu imagens de um homem sendo esfaqueado no centro da cidade, por um bando de jovens marginais.

As imagens são chocantes, deprimentes, assustadoras, e a Globo as exibiu até a exaustão porque chamou a atenção e repercutiu. Será que sob o ponto de vista jornalístico se justificaria a exibição das imagens em todos os seus noticiários e durante tantos dias?

Para mim é sensacionalismo barato.


Nota do editor: as imagens foram colhidas na internet, via Google.

7 comentários:

Ana Maria disse...

Sugestão para o manager: não assista mais a globo. A TV aberta conta com 4 canais e os pagos passam de 100. Bobagem ficar se estressando e cobrando de uma emissora que escolheu um lado oposto ao seu.
As questões sobre haitianos, venezuelanos e MST, andam circulando nas redes sociais. Alguns jornalistas com posições firmadas, inclusive o Willian Waack da Globo, relatam fatos e números contrários aos interesses do governo.
Sensacionalismo é um recurso usado em todos os canais. Já assistiu Datena, Brasil Urgente, Balanço geral?
O que vimos na Globo foi uma reportagem que concluiu o quão perigoso está o centro do Rio, com uma triste conclusão, ao mostrar que o marginal foi detido por transeuntes, entregue no posto policial e filmado, minutos depois, andando pelas ruas, livre e solto.
Esqueça a Globo. Ela não te pertence mais. rs

Jorge Carrano disse...

Boa ideia, Ana Maria. Sabe que isto não me acorreu?
Mas para criticar preciso assistir senão seria leviandade. Implicância gratuita.

Jorge Carrano disse...

Viva o comunismo chinês:

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/05/bilionario-chines-manda-64-mil-funcionarios-para-passa-quatro-dias-na-franca.html

Freddy disse...

Eu não via as imagens, mas se você diz que elas foram repetidas durante 5 dias na Globo, é porque é mais uma maneira de desviar a atenção do telespectador dos assuntos que realmente interessam.
=8-/

Jorge Carrano disse...

É sensacionalismo barato. Lembro que há anos, quando o jornal O Dia tinha linha editorial voltada para o crime, as pessoas brincavam dizendo que se espremesse o jornal saia sangue.
É a exploração da ignorância misturada com a curiosidade humana, que fazem, por exemplo, os carros diminuir a marcha para ser possível ver melhor um acidente na rua. Os passageiros de ônibus ficarem grudados nas janelas tentando ver o desastre que aconteceu com a moto e assim por diante.
As imagens são fortes, chocantes, impactantes, e a matéria foi reproduzida dias seguidos com veiculação das imagens.
Quando há tiroteio nas favelas e alguns inocentes são feridos, a reportagem da Globo (e das demais emissoras) procura pelos familiares para obter depoimentos, tipo "queremos justiça" e apurar se deixou filhos menores, se estava grávida, tudo no sentido de dramatizar mais ainda o caso.
SE no confronto morre um policial a informação se limita a "um policial foi baleado, ou um guarda morreu na troca de tiros.
Quem já viu a reportagem ir conversar com a família do policial para saber quantos filhos deixou, se a prestação da acasa está em dia, como que seus estão se sentindo, ou sua mulher se era casado.
A notícia do episódio, pura e simples, direta e objetiva não interessa. Há que ter drama.
A desgraça precisa ser potencializada, pela audiência e pela maior venda de jornais.

Jorge Carrano disse...

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Riva disse...

Eu assisto pelo menos as manchetes. Mas dá nojo mesmo.
Mudaram apenas a pele de cordeiro.

Argh !

PS1 : tentaram tampar o nome do estádio do Palmeiras, mas a torcida foi lá e arrancou o pano !
PS2 : concordo com a Ana Maria.