12 de maio de 2015

“Je suis élite.”





Por
Ana Maria Carrano







O PT detesta “as elites”. Sejam elas vistas sob qualquer aspecto. 

Uma de suas mais ferrenhas militantes, Marilena Chaui, professora de filosofia com vasta produção acadêmica, diz que a classe média é fascista e que abomina este grupo de cidadãos. Acessem o link:



O ex-presidente Lula também adota esse preconceito. A qualquer manifestação que se oponha ao governo de seu partido, costuma bradar que é culpa “das elites”.

Bem, tanta insistência nas acusações me despertaram o espírito científico e resolvi analisar o tema. Procurei nos dicionários o conceito da palavra “elite”, encontrando os seguintes significados :
. sf (fr élite) Palavra adotada em quase todas as línguas modernas, para significar o escol da sociedade, de um grupo, de uma classe; escol, nata.

. Grupo privilegiado, minoritário, composto por aqueles que são vistos por alguns como superiores por possuírem algum poder econômico e/ou domínio social;

. Referente ao que existe de melhor numa comunidade, sociedade ou grupo.
(Etm. do francês: élite)    www.lexico.pt/elite

.Segundo Thomas Bottomore (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Bottomore), a palavra elite (do francês élite, substantivação do antigo particípio passado eslit, de élire 'escolher, eleger', este do latim vulgar exlegere, do latim clássico eligere, 'escolher') era usada durante o século XVIII para nomear produtos de qualidade excepcional. Posteriormente, o seu emprego foi expandido para abarcar grupos sociais superiores, tais como as unidades militares de primeira linha ou os elementos mais altos da nobreza. Assim, de modo geral, o termo 'elite' designa um grupo dominante na sociedade ou um grupo localizado em uma camada hierárquica superior, em uma dada estratificação social.  

Ah! Agora entendi o porquê de tanta revolta por parte da “classe dominante” (classe no poder) contra a classe média.

Entendi o motivo da oposição feita ao governo petista pela maioria dos brasileiros que, em última análise, representam o que temos de melhor. Não importando o poder aquisitivo. A nata.

Em honestidade, em solidariedade, em firmeza de caráter, em disposição para o trabalho, em criatividade.

Sim, nós da classe média honesta e trabalhadora não podemos ser vistos com bons olhos pelo grupo que ambiciona poder a qualquer custo, que prioriza seus interesses econômicos e que está se lixando para o desenvolvimento do país.

Passei a minha juventude ouvindo a esquerda festiva bradar contra a dominação estrangeira ("Yankees go home"), contra exploração externa, para agora, na velhice, descobrir que passamos a vida “dormindo com o inimigo” e que o entrave ao progresso é brasileiro.

Ouvi até dizer que Deus pediu a cidadania holandesa.




10 comentários:

Jorge Carrano disse...

Percuciente análise, Ana Maria.
Nós, setentões, conhecemos muitos políticos aproveitadores, oportunistas e, principalmente, demagogos (lembra?).
Mas esta corja, verdadeira quadrilha que se abriga sob uma sigla partidária, é o que há de pior na política, em todos os tempos. Porque são assaltantes dos cofres públicos, locupletando-se e deixando o país à matroca, porque são também incompetentes; e aliaram-se, a titulo de base partidária, a outras facções criminosas.
Lembra que o Jânio mandou desinfectar a cadeira na qual sentou, precipitadamente, o Fernando Henrique?
Pois é, o Brasil irá precisar de uma abrangente profilaxia quando om PT deixar o governo. E quanto mais rápido menos complicado será o saneamento.

Riva disse...

Lembro que quando o Nelson Piquet se acidentou numa corrida nos EUA, seu pé passava por um processo de gangrena.

Pois bem, a única forma do médico dele saber se estava tirando aos poucos a parte gangrenada, era cortando SEM ANESTESIA. Fez esse "procedimento" várias vezes ...

(pano rápido)

RC disse...

Eles também poderiam procurar no dicionário por outra palavra: corja. Mas como o chefe deles admitiu, é preguiçoso demais para ler.

Freddy disse...

Temo que a Justiça esteja demorando demais a tirar a corja do poder. Dá tempo deles se reorganizarem e, usando os meandros das leis, escaparem das denúncias e condenações.
Ah, oui, je suis élite.
<:o)

Jorge Carrano disse...

Moi aussi.

Riva disse...

Nada acontecerá com essa corja que como podemos ver e sentir, tem muitos adeptos e consegue cooptar cada vez mais gente bandida.

Temos um Brasil Bandido para as próximas gerações, e não vejo como reverter isso, simplesmente porque o BEM está sempre correndo atrás do MAL, não tem proatividade nenhuma.

Será uma questão de se entrincheirar e se adaptar a um novo ir e vir, um novo viver nessa pântano.

Não estarei por aqui, e temo pelos meus filhos, netos e bisnetos, etc ... lamentável.

Gangrenou !

Jorge Carrano disse...

Não perca as esperanças, caro Riva.

Riva disse...

NELMA KODEMA, a doleira, no Congresso hoje :
"O BRASIL é movido a corrupção. Brecaram a corrupção, o país parou. Vocês não perceberam isso ?"

E ainda cantou Amada Amante, rindo.

Freddy disse...

Será que eu estou sendo repetitivo reafirmando que desde que conheci a Holanda em 1977 tenho vergonha de ser brasileiro?
Pelo final do texto da Ana Maria, parece que até Deus está comigo!
<:o)

Anônimo disse...

Com um pouco de atraso quero cumprimentar esta senhorinha risonha e simpática que noutro dia fez um comentário dizendo que sou bem vindo ao blog. Ao contrário de outros que estão sempre me criticando.
A senhora escreve bem