21 de maio de 2015

VIAJANDO NA MAIONESE


Por
RIVA






Quem reside em Niterói e São Gonçalo sabe o sacrifício que é atravessar diariamente para o Rio a trabalho. Um caos !

Outro dia, na barca, ouvi duas mulheres ao meu lado conversando sobre isso, e uma delas disse que contabilizou as horas perdidas no ir e vir, se convertidas em cursos de aprimoramento profissional !

Que puta desperdício, insensível às “ortoridades”. Chega a dar revolta mesmo, asco, nojo disso tudo, sem exagero.

Estamos em 2015 e a xenofobia, aliada à politicagem, impedem a implementação de soluções inteligentes para um percurso Niterói-Rio, privilegiado por uma paisagem inigualável, tombada historicamente e mundialmente. É de chorar !!

Carapuça lançada. Caberia em várias cabeças.
Quando eu frequentava a linha de catamarãs Charitas-Praça XV no Rio, não me conformava com o estado precário das janelas das embarcações, deterioradas (por serem de plástico) e sujas, que nos impediam de admirar a fantástica paisagem. É muito desleixo e desprezo por nossos valores e riquezas. Imbecis !

E no trajeto tradicional, da Praça Araribóia (Nikity) até a Praça XV (Rio), ficava revoltado ao ver que construíram catamarãs com as janelas numa altura em que ninguém consegue admirar a paisagem na travessia ! Inacreditável !


Temos que nos levantar do assento para descortinar aquela beleza através das janelas ..... que imbecilidade !

Isso sem falar que estamos num país tropical, e sem ar condicionado nessas embarcações ( que estranhamente funcionaram bem no início da operação dos novos catamarãs).

No TWITTER temos debatido sobre isso tudo, sobre essa Via Crucis da classe trabalhadora (parafraseando o molusco), a ponto de muitas empresas do Rio não contratarem mais pessoas que moram em Niterói e São Gonçalo, porque chegam no trabalho e em casa estressadas demais pelo que passam no ir e vir.

As áreas de RH negam isso, porque não precisam dizer porque você não foi selecionado, MAS É A VERDADE !!

Aqui, uma crítica construtiva aos RHs : gostaríamos imensamente que nos dessem um feedback quando não somos selecionados em qualquer processo de contratação, única forma de sabermos onde precisamos atuar para melhorar nossos pontos fracos.

Obrigado, de nada !

Ok, mas voltando ao foco do post, no TWITTER surgem muitas idéias e soluções, estou falando de quase 600 pessoas, que acredito não é possível que não tenham sido discutidas por quem tem a responsabilidade no assunto. E chegamos à conclusão que nosso gargalo continua sendo uma equação com várias incógnitas, na verdade conhecidas : XENOFOBIA + POLITICAGEM + CORRUPÇÃO ... x + y + z = ESTAGNAÇÃO.

Então, esse grupo de visionários e imbecis do Twitter, como eu, chega-se a várias soluções para o problema de milhares e milhares de famílias da região, que não impacta a vida de políticos na zona de conforto, que desfilam em carros blindados, com gordos salários por nós pagos através de impostos escorchantes (é com X ou CH ?), que dormem sob proteção especial na porta de casa, ou seja, vivem em outro planeta .....

E não me venham com argumentos de que isso é impossível, etc, etc .... a Engenharia Civil está num estágio tal de quebra de paradigmas que eu diria que, quase nada é impossível !! Fora do Brasil, pelo menos ....

- Básico : linha marítima entre São Gonçalo e Rio de Janeiro (Pça XV, ou Ilha)
- Outra ponte entre Rio e Niterói, como existem em San Francisco e New York. Nitidamente o ideal seria entre Jurujuba e Flamengo ou Botafogo.
- Idem um teleférico entre Jurujuba e Flamengo ou Botafogo.
- Shuttles de helicópteros para 20 passageiros entre Niterói – Rio – São Gonçalo, como em Manhattan NY.

Teleférico
Não vou estar entre vocês para saber ou ver se isso tudo aconteceu.

I hope so, pra vocês terem uma qualidade de vida melhor para ir e vir entre Niterói e Rio.

E que vença o melhor, meu FLU, always !!


 O autor e seu clube de coração

Notas do editor:
1)  a foto do Riva, com a camisa tricolor, foi acrescentada pela editoria.
2) Houve uma grande coincidência. O post de ontem estava pronto e com publicação programada, quando chegou o e-mail do Riva com sua contribuição sempre bem-vinda. Visões e abordagens diferentes mas que não se anulam. 

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Avalie a situação das pessoas que moram no subúrbio do Rio e dependem de trem para ir e voltar para o trabalho.
Pense nos pessoas que dependem dos metrôs (aqui e em São Paulo).
Pense nas pessoas que viajam em ônibus lotados, sujos, sem manutenção.
Pense que a alternativa ao transporte público deficiente é usar o seu carro e ficar engarrafado na ponte ou na Av. Contorno, ou na Marques de Paraná, ou na Alameda São Boaventura.
Viajar de lancha ainda é o menos doloroso, deduzo, depois das considerações que você fez,sobre a paisagem, a possibilidade de ler um bom livro...

Riva disse...

Penso nisso tudo sim, mas meu foco era o da travessia Rio-Niterói, que existe há dezenas e dezenas de anos, sem evolução.

Você bem observou no post anterior a grande quantidade de pessoas agarradas aos seus smartphones na travessia. Percebeu também a enorme quantidade de pessoas dormindo, tanto na ida quanto na volta ? É impressionante a grande quantidade de pessoas cansadas, que dormem nas barcas, assim como dormem nos ônibus e trens.

Isso é o resultado do número de horas no ir e vir ao trabalho. E muitos ainda vão para a faculdade depois do trabalho ... conheço vários, que chegam em casa depois da meia-noite, e acordam às 5 da manhã.

Arrasador !

Ana Maria disse...

É apenas uma pedrinha no mosaico. As estradas, o trânsito nas cidade, a malha ferroviária etc...etc...
Voltamos sempre a mesma causa: má administração, aliada a desvio de verbas, superfaturamento, etc...etc..
As pessoas se mostram indignadas nas redes sociais, reclamam nos supermercados, mas aguardam que o Batman surja para livrar nossa Gotham City da bandidagem de todos os níveis.
E acham que falar sobre política é desagradável.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
O bonequinho está de pé, aplaudindo, como na critica cinematoráfica.
Bj.

Riva disse...

Amanhã faz 56 anos que a população não esperou pelo Batman.

Em 22 de maio de 1959, revoltada, a população incendiou a estação das Barcas e as casas dos seus proprietários.

Uma espécie de reengenharia, que infelizmente, como hoje podemos constatar, de nada adiantou ! Continuamos com quase os mesmos problemas. Acho até que piores.

Inacreditável que não tenhamos evoluído após tantos anos.

Burrice ? Não, claro que não é ....

Minhas sobrinhas estarão desembarcando amanhã de uma maravilhosa viagem de 15 dias pela California.

Acompanhei sua vg através do Facebook, fotos, comentários diversos, e apesar de alguns dizerem que jamais iriam à California (quanto mais morar lá) em função do Big One que ocorrerá algum dia, posso afirmar que consegui mais algumas pessoas que gritarão comigo aos 4 ventos :

SIM, O PARAÍSO EXISTE !! Em todos os sentidos !!

Aqui, um país bandido, sem leis, sem punição, em que não existe idade para fazer o MAL, mas existe idade para ser punido se o fizer. O INFERNO !

Riva disse...

Um outro ponto que ia comentar mas esqueci de faze-lo, é que o modal marítimo é intermediário no ir e vir.

Mais de 70% das pessoas que utilizam as Barcas, já sofreram em um ônibus para chegar às Barcas, e ainda vão pegar outro ònibus no Rio para chegar no trabalho ..... enfim, não é o melhor dos mundos não, Carrano. Eu mesmo já fiz assim por 2 anos !!