13 de maio de 2015

Uma viagem de PÃO, AMOR e FANTASIA

Por
RIVA

O título é uma homenagem a meu pai, que escrevia poemas muito legais, sempre baseados nessas 3 palavras. E é muito adequado a uma viagem aos EUA, regada realmente a muita gastronomia, alegria, amor, e muita, mas muita fantasia mesmo.

Difícil resumir uma aventura de 12 noites nos EUA em apenas um post. Vou tentar, de forma bem cartesiana (rsrs).

Tendo adquirido as passagens por milhas, os voos nunca são os melhores. Dessa maneira saímos do Rio para NY, onde ficamos por 6 horas no Kennedy Airport. Planejei uma possível ida ao Ground Zero, mas a forma mais segura em termos de tempo de ida e volta era muita cara – de táxi. Pelo Metrô cada perna pararia em 24 estações, durante 1 hora e meia. Não arriscamos, pois o foco da viagem não era esse, mas sim Orlando e arredores e Miami. Ficamos as 6 horas no ótimo Terminal 8, bem agradável, e não temos reclamações.

Essa foi a nossa nona viagem à região, de forma que nossas intenções eram passear, poucos parques, restaurantes e ... compras. Hotel reservado, carro alugado, seguro saúde adquirido, mapa no iPhone, e pronto !

ORLANDO
Uma cidade fantástica para diversão em qualquer idade. Atrações para todos! Fomos a EPCOT para o festival anual Flowers&Garden. Estava muito bonito, todo florido, com shows de artistas e bandas dos anos 60; assistimos o Guess Who, banda de rock, cujos maiores sucessos foram “ These eyes” e “American Woman”.

O autor e a esposa (Isa), no Flowers&Garden

O outro parque que escolhemos foi a Universal, que na verdade são 2 parques. Adquirimos o ingresso para 1 dia, park to park. Esse ingresso só pode ser adquirido na bilheteria local. Consideramos o melhor parque de Orlando, cuja atração principal hoje é o Harry Potter. Tudo muito bonito, deslumbrante.

Butterbeer, no interior do castelo Harry Potter

Passamos um dia inteiro no enorme Magic Kingdom, super cheio, e com poucas novidades em relação a 2011, nossa última vez. Esse é um parque nitidamente para crianças ... como eu.

Os estacionamentos dos parques custam 17 dólares, e são muito organizados e enormes. Mesmo assim, sugiro fotografarem o nome e número da sua vaga ... just in case!

Outra atração em Orlando foi a nova roda gigante, chamada Orlando Eye. Imponente, bonita, mas não vale a pena nem a grana, pois a paisagem de Orlando nada tem de interessante, como nas mesmas atrações de Las Vegas (deslumbrante principalmente à noite) e em Londres. Orlando é uma cidade plana, sem prédios altos e iluminados, e os parques nem dá para ver do alto.

Disney Village e Boardwalk : são passeios obrigatórios para quem vai a Orlando. Disney Village é um complexo enorme, no caminho para Epcot, com atrações, lojas, restaurantes, pubs, uma alegria só. E muito bonito. A novidade fica por conta dos carros anfíbios para passear pelo lago. Mas é muito caro.

Já Boardwalk se resume a uma lateral de um lago, piso de madeira, poucas lojas e restaurantes, um lugar para relaxar, para jiboiar. Legal os carrinhos (bikes de 4 rodas) para alugar, com assentos para 4 adultos e 2 crianças na frente. Custa 20 dólares por meia hora.

Compras em Orlando ? Nos outlets, principalmente os Premiuns. Tem DE TUDO, a preços sensacionais ! Nos sentimos no Brasil, tal era a quantidade de brasileiros pelos outlets. Famílias inteiras ... só faltava o cachorro !

Aconselhamos uma incursão em supermercados tipo Walmart, onde surpresas podem ser encontradas, de qualquer natureza.

Façam um tour, principalmente no que se localiza na John Young Pky. Walgreen´s também é uma loja que tem que ser explorada, tamanha a diversidade de tralhas, a bons preços. E a tal Dollar Tree, tudo a 1 dólar !!! Inacreditável !

Isso sem falar nas grandes lojas especializadas em material de escritório, instrumentos musicais, livros, bijuterias, eletrônicos, computadores, matérias para artesanato, para o lar, meu Deus, tem TUDO. Um paraíso !

Orlando tem restaurantes e lanchonetes fantásticas (vejam algumas fotos). Nós adoramos frutos do mar, e nossas recomendações são o Bubba Gump (camarões), Red Lobster (lagostas), Olive Garden (italiano), Cheesecake Factory (fusion), Vivo (italiano), Ihop (panquecas), Panera Bread (saladas e sopas), Ponderosa (carnes, peixe e frango com ótima qualidade e preço), Bahama Breeze, vários japas, etc.

Tacos

Panqueca

Red Lobster

Cheesecake Factory

Café da manhã costuma ser caro por lá. Então escolha sempre um hotel que tenha um micro-ondas no quarto. Vá a um PUBLIX e faça as compras para o seu café no quarto. Fundamental. Esse mercado fantástico é um daqueles que dá vontade de chorar, tamanha a sensacional diversidade de produtos gastronômicos para comprar.

Foodtrucker

Kebabe
Lanchonetes, indispensáveis para aquele pitstop se bater uma fome extra, adoramos o Taco Bell e a Nathan´s (melhor hotdog do mundo). Sem falar nos foodtrucks espalhados pela cidade, com cada delícia!

CELEBRATION
Uma linda cidadezinha próxima de Orlando, depois de Kissimmee. Carros elétricos circulando, com estacionamentos próprios, música ambiente nas ruas (jazz), cadeiras de balanço pelas calçadas, belas jardineiras, uma beleza.

ALTAMONTE e WINTER GARDEN
Duas pequenas cidades ao norte de Orlando, bonitinhas, e principalmente ..... sem turistas. Shoppings e lojas tradicionais, como nos outlets, mesmos preços, e longe da confusão.

Um detalhe que impressiona é o baita engarrafamento nessas cidades e nas rodovias principais, mais ou menos depois das 16h, quando as pessoas começam a sair do trabalho. Como conheço bem a malha rodoviária da região, conseguia fugir desses fluxos, que com certeza, tiram muito do nosso tempo e paciência.

CABO CANAVERAL - NASA
Um lugar fascinante para quem curte o assunto. Exposição sensacional das naves, principalmente o galpão onde está a ATLANTIS. Passeios (tours) pelo complexo, pagos à parte, filmes 3D, lojinha muito legal, e lanchonetes. Fica a 50 minutos de Orlando, direção Leste. O ingresso custa 50 dólares, e uma visita completa dura de 4 a 6 horas.

Próximo existe também o MUSEU do ASTRONAUTA, que merece uma visita. Já conhecíamos e resolvemos não ir. Também não fomos a Cocoa Beach, badalada praia para adeptos do surf, muito próxima da NASA.

MIAMI – SOUTH BEACH
Nossa volta fazia um stop de 12 horas em Miami. Deixamos algumas coisas num “locker” do aeroporto (violão e uma bag). Estudei bem o local e o transporte público, e do aeroporto pegamos 2 trens até Downtown, estação Government Center, de onde fomos a pé até um local para comprar um Sightseeing Tour, naqueles ônibus de 2 andares.

Riva e Isa

Eram 2 opções de trajeto, a 40 dólares por pessoa, e escolhemos o trajeto para o sul, passando por Coconut Grove, Coral Gables e Pequena Cuba. Você pode saltar e reentrar em qualquer um dos 9 stops do trajeto.

Não gostamos do que vimos, se comparado a Orlando e adjacências. Ruas bem limpas, mas muitos pedintes nas ruas, a maioria meio desertas. Antes de voltar para o aeroporto, demos uma passada no Bayside, um grande shopping  e restaurantes a céu aberto, bem antigo de Miami. Estava bem cheio, com música ao vivo, bem alegre o local.

O aeroporto de Miami é simplesmente de deixar o queixo caído. Enorme, super bonito, muitas lojas, restaurantes e bares, piso brilhando, uma infraestrutura que tenho certeza jamais conseguiremos no Brasil.

CURIOSIDADES
Pedintes nos sinais de trânsito : raríssimos, e os que existem, tem que usar um colete especial para sinalização diurna e noturna. Ah, tá ......

Moscas e mosquitos : praticamente inexistem, fruto da limpeza das cidades.
Jardins públicos : com rega automática programada.

Sinais de trânsito : geralmente com sinais adicionais de alerta para NÃO BLOQUEIO DO CRUZAMENTO, que acendem quando não existe espaço à frente para o seu carro. Ou seja, se você passar, certamente seu carro vai bloquear o cruzamento. Deve funcionar com célula fotoelétrica, imagino. Muito eficiente.

Pedágio Express (passe eletrônico, como aqui) : quem tem o passe, ultrapassa o pedágio a mais de 80 por hora, sem parar mesmo. Quem tem que pagar, é obrigado a entrar em uma outra pista para um posto de pagamento.

Pedágio : a maioria das estradas vicinais (saindo das estradas principais) tem um pedágio de 50 ou 75 cents, sem cobrador. Ou você passa com o passe eletrônico, ou deposita numa cesta o valor exato em moedas. Mas e quem não tem nenhum dos dois, como faz ? Simples, o carro tem a placa fotografada, e remetem a você em alguns dias a conta com uma taxa de encaminhamento.

Troca de mercadorias : não se questiona porque você está trocando. É uma gota no oceano de comercialização nos EUA. Troca-se e pronto. Até tênis já usado, como fiz umas 2 vezes ! Usei, não gostei, vou trocar.

Enfim, mais uma viagem fascinante aos EUA. Mandem comentários com perguntas, dúvidas, locais a mais para compras e visitas. Será um prazer compartilhar com vocês.

Jorge Carrano disse...

Amanhã novas dicas e curiosidades da terra do Tio Sam.

Anônimo disse...

Ué, me enganei de endereço eletrônico e entrei no instagram (hehehehe).
Ou é blog de culinária? Tem fotos dos pratos mas não tem as receitas (hehehehe).
Faltou a foto das malas.

Jorge Carrano disse...

Escondido em anonimato é fácil fazer piadinhas, Anônimo ou Anônima, sei lá.
Quero dando a cara a tapa (kkkkk)

Ok .....

A butterbeer na verdade nada tem de cerveja, nem álcool. Já tomara, guaraná batido com leite condensado alguma vez ? Igual ... uma delícia. E ao lado, ótimas empanadas de carne com legumes.

Os tacos da foto são de carne assada desfiada, muuuuito bons mesmo. Um mix de México com Cuba rsrs.

Em seguida, panquecas com cobertura de maçãs e creme. A foto diz quase tudo, só não diz a maravilhosa textura e sabor. Do IHOP.

Depois, espeto de camarões sobre cama de arroz maluco, com purê de batatas coberto com pedaços de lagosta e creme.

Cheesecake Factory : a foto é do Steak Diana deles, para comer de joelhos ! Com purê de batatas ao alho e cogumelos.

De um foodtrucker, camarões com uma saladinha tipo aquela que vem no ceviche.

Kebabe todos sabem o que é, e a foto diz tudo. Um churrasquinho sobre salada a campanha e pão árabe.

Está bom assim, ou quer saber como se prepara cada um, Anônimo ?

Riva disse...

Quanto a foto de mala, simples : olha para um espelho, bate a foto e coloca aqui.rsrsrs

FLUi

KKKKK
Na imagem aparecerá uma enorme mala sem alça (KKKKKK).

Riva disse...

Daquelas com excesso de peso, que qualquer fiscal manda parar e abrir !

rsrsrs

Ana Maria disse...

Adorei a piada da(o) mala.
Comi com os olhos alguns dos pratos fotografados. Sou ruim para comer, cheia de restrições quanto à saúde e quanto ao paladar. Mesmo assim, comida, por si só, é uma viagem.
Nunca viajei para o exterior e hj em dia isso se torna impossível, por isso leio com prazer as resenhas de viagens (principalmente as enxutas como esta).
Ah! Em tempo. Eu que adoro uma loja de 1.99, me imagine solta num centro de compras americano. rs

Riva disse...

Ana Maria, até eu que não gosto de mercados, grandes lojas, e que lá fora fico contabilizando os gastos (se não fizer, afunda !), essas lojas de 1 dólar é pra sair com carrinho cheio. Tem de tudo, muitas tralhas úteis mesmo.

Nossas viagens sempre têm um forte viés gastronômico, gostamos mesmo de experimentar novos locais e voltar naqueles que gostamos. É talvez o melhor momento dessas viagens.

O post de amanhã deve ser legal, com umas curiosidades de observador nato ... rsrsrs.

Anônimo disse...

Tá faltando senso de humor nesse blog.

Jorge Carrano disse...

Humor nós temos em elevado senso. Nós temos é pouca paciências com chatos, de galocha ou não.
Você tem passaporte no prazo de validade? Se tem, aproveita e vai... passear.

Riva disse...

Anônimo, concordo com o Carrano, temos senso de humor, demais até, e eu, particularmente, brinquei com você sobre as malas. Sem ofensa nenhuma, pura brincadeira.

Releva ! rsrs, e seja bem vindo.

Riva,
Uma curiosidade. Como anda a popularidade do Obama? A Hillary Clinton tem alguma chance, pelo que você ouviu por lá? Ou não houve tempo e oportunidade para aferir questões políticas.

Ana Maria disse...

Ora, Anônimo. A piada da mala foi excelente. Bem humorada e pertinente.
Cada blog tem sua identidade, Anônimo. Neste as ilustrações têm seu espaço garantido, sem que se transforme num álbum virtual.
Diga-me, colega oculto, qual sua preferência ao navegar? O que procura nos blogs e sites?
Acredito que neste exista algum atrativo, visto que vc sempre retorna.
E, como disse o Riva, é bem vindo na maioria das vezes. rs

Riva disse...

Carrano, se existe uma coisa que não se fala numa cidade como Orlando é política.

Converso muito com pessoas que trabalham lá, e o foco deles nas conversas é sempre horário de trabalho, benefícios, mas absolutamente nada de política, nem local.

A esposa do primo da Isa, que mora em NY desde 1971, uma vez ficou surpresa de me ver assistindo o debate a candidatos a vice presidência dos EUA - não sei se vocês sabem, o IBOPE é maior do que o debate a presidente. E perguntou o que eu estava vendo ,,, respondi que era o debate. E ela disse que nem sabia de eleição ...

Pelo menos por onde ando, e pessoas que conheço, vivem muito os problemas do seu bairro, e de olho num possível aumento de impostos. E só.

Em Miami deve ser mais difícil ainda, porque a maioria é imigrante rsrsrs.

Ana Maria,

Dá uma navegada em http://www.dollartree.com/home.jsp pra vc ver a loucura que é essa loja de qualquer coisa a 1 dólar. E lá eles entregam em casa !

Vou te dar um exemplo : Isa queria embalar as malas com plástico. Existem vários tipos de sacos plásticos, em tamanho e espessura do plástico, nos supermercados.

Compramos o pacote com 8 sacos de lixo e a fita por 2 dólares. No supermercado custaria quase 10 dólares !

Jorge Carrano disse...

Olhaí, pessoal, outra dica boa para embalar a mala (e protege-la) a custo baixo.

E parabéns a criatividade da Isa.

Riva disse...

Esse serviço de embalar malas é caro nos aeroportos. Acho que custa quase 50 reais por mala !

Jorge Carrano disse...

É, eu sei. Desisti, uma vez, no Galeão.
E eu ia embalar apenas para preservar um pouco a mala que era emprestada (era da Erika).

Freddy disse...

Há 19 anos atrás eu estava indo para minha primeira Lagos Andinos, ainda pela Soletur. Ao meu lado, no avião, um senhor de 80 e poucos anos, meio sarapapaco no andar mas de cabeça muito boa. Logo fiquei sabendo que ele estava na mesma excursão que nós e conversamos bastante durante o voo de cerca de 4 horas - e muito mais depois. Comemorava suas Bodas de Ouro e seu canto do cisne, já que me confidenciou que sabia que ia falecer em breve. Efetivamente, não durou mais que alguns meses depois disso.

Pois bem, Seu Oleno (era o nome do veinho) viajara o mundo todo e, por coincidência, compartilhava minha ojeriza aos EUA, que aliás a essa altura eu nem conhecia ainda. Ele me disse, do alto de sua longa experiência:

"- Turisticamente comparando com o restante do mundo, os EUA realmente são uma merda. No entanto, Frederico, não deixe de conhecer 3 lugares que são diferenciados: New York, Orlando e Las Vegas."

É, seu Oleno, se me ouve lá no céu, eu já conheci dois dos lugares essenciais dos EUA. Falta Las Vegas.

Exageros à parte, pois parte do que sacaneio os americanos é para arreliar, gostaria de visitar Las Vegas (a grande pendência) e San Francisco. Gostaria também de voltar a New York (quantas vezes me convidarem) e Orlando, mas essa com ressalvas... Só com outros casais para me guiar e levando em conta a recomendação de não andar em brinquedos radicais por causa da minha frágil retina.

Dito isso, achei muito legal a descrição de Riva, um entusiasta que consegue repassar todo seu êxtase nos relatos detalhados.

"Seu" Oleno. R.I.P
Por meu turno acho a Europa mais gratificante. Pisa-se em história, respira-se cultura e tem-se uma culinária diversificada.
Tá bem, em NY tem restaurantes especializados na gastronomia de todos (ou quase todos) os países, inclusive os orientais. Mas e o "clima", a atmosfera dos bistrôs parisienses ou das cantinas romanas, apenas para citar duas cidade e seus locais para refeição.
Os pubs londrinos são o que há e não comportam imitações.
Só da para comer goulash em Budapeste; paella em La Coruña, ou Sevilha e uma fondue em Lucerne, na Suiça.
Para compras os USA são melhores.

Riva disse...

Já comentamos aqui há algum tempo esse lance do S. Oleno, e lembro que na época mencionei outras cidades e locais que ele não citou sobre os EUA, na minha opinião, imperdíveis :
- Grand Canyon
- New Orleans
- Yosemite
- San Francisco
- Nova Inglaterra
- Lake Tahoe
- Nashville
- Vai a NY ? Não deixe de conhecer a Filadélfia, uma belezinha, bem perto.

Não sei se e quando será nossa próxima viagem ao exterior, mas minha mira está apontada para a Espanha, de carro - uma viagem gastronômica e contemplativa.

Freddy disse...

Parece-me que o blog manager adora usar seus conhecimentos de negociação e pisar no meu calo pra ver se eu reajo. Mesmo sabendo disso, lá vamos nós, pois se é uma coisa que me faz passar um tempo porreta é debater - em alto nível, é bom ressaltar.

Em momento algum o falecido Seu Oleno disse (eu posso não ter sido claro) que os EUA são melhores que a Europa/outros. Ele disse exatamente o contrário, que o mundo todo é recheado de lugares que superam os EUA visualmente, culturalmente, gastronomicamente e outros “mente” a mais, a ponto dele detestá-los. Seu Oleno apenas opinou que não se deixe de visitar NY, Orlando e Las Vegas só porque não se gosta dos EUA.

Portanto, desnecessário ressaltar os pontos onde Paris, London ou Caixa Prego é melhor que os três lugares por Oleno citados. Mais: tendo eu próprio visitado também uma penca de lugares mundo afora, concordo plenamente com o falecido: NY e Orlando valem a visita e várias revisitas e, pelas fotos e relatos, Las Vegas idem - sendo portanto um destino pendente em próximas viagens.

E por favor, seu Oleno, não precisa se revirar na tumba (RIP).

Freddy disse...

Reportando ao comentário de Riva sobre sugestões nos EUA, não discordarei porque não as conheço.

Contudo, posso acrescentar que o mundo existe lá fora dos EUA e que a história nele está escrita há milênios e não apenas há 500 e poucos anos. Há que respeitar e reverenciar a autenticidade do que a gente vê na Europa, Ásia, etc. Nos EUA vemos nada mais que cópias muito bem feitas (admito) de todo o resto.

Aliás, EUA que se cuidem, porque em termos de cópia sem respeito a direitos autorias já temos a China chegando, bombando e fungando! Muito do que se vê na América foi "made in China", pois não foi?

Caro Freddy,
Trecho de seu comentário: "Pois bem, Seu Oleno (era o nome do veinho) viajara o mundo todo e, por coincidência, compartilhava minha ojeriza aos EUA, que aliás a essa altura eu nem conhecia ainda. Ele me disse, do alto de sua longa experiência."
Ora, ojeriza, entre outros significados, é também um sentimento de antipatia ou mesmo raiva de uma pessoa ou um lugar, ou uma comida.
Ora, como eu prefiro a Europa como destino turístico aproveitei a sua ojeriza e a do "Seu Oleno", para falar de lugares e gastronomia do velho continente.
Só isso. Não quero polemizar porque cada qual tem sua preferência.

Riva disse...

Eu tenho muita vontade de viajar por outros continentes, mas viajar para os EUA é muito mais barato, além de na verdade termos ainda muito por conhecer lá.

Eu já fui quase 30 vezes aos EUA e não conheço Yosemite (hospedagem dentro é cara), Nashville (pretendo), toda a Nova Inglaterra de carro (conheço parte mas fui a trabalho, quero ir com a Isa), adoraria ir a Seattle para conhecer a fábrica da Boeing, etc.

Meus parâmetros de custos são a viagem que fizemos a Portugal em 2012, regada a euros, e tudo que um dos meus filhos que mora na Europa há 4 anos nos conta.

Não é fácil viajar pela Europa com baixo custo. Os jovens conseguem porque colocam uma mochila nas costas e caem na estrada. Nós não podemos mais fazer assim.

Então, retomando o assunto, adoraria conhecer a Índia, toda a Europa, o Japão (interior) e a Austrália. Mas, $$$$$$$. E quanto à Europa, adiciono que sempre irei conhecer bem um país de cada vez ... nada daquelas viagens por vários países, em que não se conhece nada ao final. A Espanha, minha mira atual, é para mergulhar mesmo no país.

PS : o Anônimo evaporou ! Sem senso de humor ....

Riva disse...

Já que ninguém perguntou, importante demais o seguro saúde antes de viajar. Não são caros e podem nos livrar de despesas inacreditáveis.

Já precisei usar com um dos meus filhos. Atendimento rápido e eficiente. Conheço casos de outras pessoas que também usaram, e se livraram não só do problema como também de uma baita despesa.

Caro Riva,
Os 10 dias de duração de sua viagem (esta comentada) aos USA, seriam mais do que suficientes para conhecer "toda a Espanha". Mergulhando mesmo no país.
É uma boa opção de viagem, com certeza.
Sob todos os aspectos.

Riva disse...

Carrano, eu sinceramente acho que não, e digo porque.

Em 2012 fiquei 12 noites em Portugal (com uma ida a Santiago de Compostela), e além de não conhecer o sul de Portugal e grande parte da fronteira com a Espanha, só lá em cima deixei de conhecer Braga, Viana do Castelo, Barcelos, Viseu, Coimbra passei direto, etc.

Imagina a Espanha !!

Não ... acho que vou ter que fazer pelo menos 2 viagens à Espanha, da mesma forma que terei que voltar a Portugal para conhecer o restante.

Já tenho boa parte do planejamento dessa viagem, que começa por Barcelona.

Freddy disse...

Se e quando eu voltar à Europa, tenho dois destinos lutando pela prioridade:
1) Holanda e arredores
2) Áustria e Alemanha

O primeiro deles conta com a insistência de minha filha em conhecer a Holanda. Uma passada na Bélgica e uma chegada na Escandinávia não me faria mal (apenas ao bolso) porque uma grande amiga de Flávia (que eu também conheço) mora em Stokholm e poderia ser uma boa guia e ponto de apoio.
Uma mera olhada no mapa mostra o quão perto está um país do outro por aquelas bandas.

A segunda prioridade é, bem... Imagina que morei 7 meses em Munique e só conheci a Áustria de passagem, indo para Veneza. Esse "alongamento de minhas orelhas", provocado em parte por displicência de jovem, precisa ser revertido, certo? E a Alemanha tem mil coisas que eu também gostaria de ver e rever.
Uma esticada na Suíça e norte da Itália não ficaria mal, também.

Para fechar o caixão, eu digo que o país mais bonito do mundo -considerado pelo conjunto da obra num espaço relativamente compacto (paisagens naturais e arquitetônicas, gastronomia, cultura) - é a Áustria.

Riva disse...

Não tenho condições de julgar qual o país mais isso ou mais aquilo, até porque depende muito também do seu estado de espírito, com quem vc está, tantas coisas que podem embelezar o lugar !

A Áustria é muito pequena .... linda ... mas compará-la com, por exemplo, que estado americano ? rsrsrs. E gastronomia na Áustria sei não. De qualquer forma, é super válida a menção.

Um dos meus filhos que está pela Europa há 4 anos, já morou em Cambridge, Londres, Estocolmo, Ljubljana, Bremen e agora fixou-se na Antuérpia. Já viajou muito por lá e disse que adorou a Croácia, por um conjunto de coisas, inclusive a simpatia do povo local. Então ....

Mas também diz que Vancouver no Canadá é notável, onde estudou por um curto período.

That´s it.

Freddy disse...

Qual o objetivo da comparação da Áustria com algum estado americano?

Parodiando Lobão e o PT:
"Discutir com Riva sobre EUA é como jogar xadrez com pombo. Ele vai derrubar as peças, cagar no tabuleiro e sair de peito estufado cantando as belezas dos EUA frente ao resto do globo!"

Aliás, tendo acompanhado os posts de meu irmão sobre suas viagens, posso também acrescentar Portugal à paródia.