29 de março de 2014

FUNAFUTI



FUNAFUTI (foto acima) é a capital oficial de TUVALU, um grupo de nove atóis coralinos na Polinésia, Oceano Pacífico, 4.000km ao nordeste da Austrália. Seu ponto mais alto é 5 m acima do nível do mar. Trata-se de uma monarquia constitucional que faz parte da Commonwealth, ou seja, S.M. Elizabeth II é a chefe de Estado, tem um Governador Geral, mas quem manda mesmo é o primeiro ministro escolhido pelo Parlamento composto de 15 membros.


A população de Tuvalu (os tuvaluanos) atingiu em 2009 a espantosa cifra de 12.273 habitantes, um pouco menor que Restinga Seca/RS, quase todos descendentes de samoanos. Os missionários ingleses acabaram com a religião local, e hoje 87% da população é protestante, 6% não tem religião,  e 0,6% são ateus. Já é um começo!



A economia de Tuvalu (PIB 14,8 milhões de dólares) é baseada na exportação de COPRA (fibra do coco seco) e PANDARA ou PANDANO (espécie de palmeira de folhas e frutos comestíveis).

Aquele país vendeu seu domínio na Internet (TV) para uma empresa americana, por 50 milhões de dólares pagáveis em 12 anos, o que elevou seu PIB em 50%! Outra fonte de renda é a venda de sua bandeira para navios estrangeiros.

Não existe estação de TV em Tuvalu (eles são felizes e não sabem). Há somente um jornal impresso que circula de 15 em 15 dias, cuja tiragem é de 500 exemplares.

Mas por que estou falando de Tuvalu para vocês? É que a diplomacia do nosso Grande Líder Lula criou uma embaixada em Tuvalu, mais especificamente na capital Funafuti, por meio do Decreto 7.197 de 02 de junho de 2010.

Creio que o Itamarati está esperando a população de Tuvalu atingir a cifra de 20 mil para então alugar uma oca naquele país e instalar definitivamente a embaixada. Vai ser mais um grande feito da nossa diplomacia, equiparável ao acordo nuclear com o Irã.

E quem? Quem vocês acham que será o Consul Tuvaluense em Funafuti, hein? Quem???

Ninguém melhor que um PRIMO de 1º grau do nosso querido Presidente, desempregado do ABC há mais de 9 anos, que JÁ FOI DESIGNADO (já percebe salário), e JÁ SE INSTALOU em Tuvalu desde julho passado - mesmo sem ser embaixador - já que o cara é adendo da Embaixada em Wellington, para trabalhar duro nesse recanto polinésio - verdadeiro oásis no sudoeste do Globo terrestre! Pode???

Coitado!... Não vai poder assistir às novelas da Globo, por enquanto... Judiação!

_______________________________________
Decreto 7197/10 | Decreto Nº 7.197, de 2 de junho de 2010.

Dispõe sobre a criação da  Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington. 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art.  84, inciso  VI, alínea "a", da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 43 do Anexo I ao Decreto no  5.979, de 6 de dezembro de 2006, DECRETA:

Art. 1º Fica criada a Embaixada do Brasil em Funafuti, em Tuvalu, cumulativa com a Embaixada em Wellington.

Art. 2º O art.   do Decreto nº  5.073, de 10 de maio de 2004, passa a vigorar com a seguinte redação:

"LXXXVI - Funafuti (Tuvalu), com a Embaixada em Wellington." (NR)

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 2 de junho de 2010; 189º da Independência e 122º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Nota do editor: Transcrito tal e qual recebido por e-mail de fonte idônea.

Há matéria no Google, certamente gerada e divulgada por petistas, chamando atenção para o que chamam de  "a correta interpretação do decreto", que cria sim a representação em Tuvalu, mas cumulativamente com a embaixada em Wellington.



O decreto, segundo fazem questão de alertar, trata da rede de "Embaixadas Cumulativas do Serviço Exterior Brasileiro". Essas embaixadas cumulativas não ficam nos países a que se referem, mas em outro local. Seria o caso da polêmica embaixada de Tuvalu, que fica em Wellington, capital da Nova Zelândia. 



Bem, quem chamou de "polêmica embaixada" não fui eu. Porque de minha parte estou agora absolutamente tranquilo que se vier a ter algum problema em Tuvalu, será só dar um pulinho na Nova Zelândia, e na representação em  Wellington resolver o problema. 

http://boatosementiras.blogspot.com.br/2010/10/embaixada-em-tuvalu.html

Um comentário:

Ana Maria disse...

Nada mais me surpreende.