13 de março de 2014

Pombo-correio & drone


Morando em São Paulo, na década de 1970, de 1972 até 1979 e, mais tarde, de 1987 até 1995, aprendi que nem sempre quando te convidam para "um chopps", será para beber várias tulipinhas. Em geral é uma só. A concordância que se dane.  Encostar na guia é estacionar próximo ao meio-fio e comprar bengala é passar na padaria e comprar a nossa popular bisnaga. O dialeto aprendi.

Aprendi, também,  a frequentar a praia da cidade, que é o Parque do Ibirapuera. Aos domingos levava meus filhos para bater uma bolinha no gramado, debaixo e entre eucaliptos, tomar sorvete, comer pipoca, estas coisas.

E era lá, no Ibirapuera, que quando os meninos estavam com paciência, assistíamos a exibições de aeromodelismo. Em quinze minutos eles já estavam de saco-cheio e tínhamos que inventar outra diversão. 
 
Aeromodelo
Então, o que eu conhecia de coisas voadoras, sem contar os aviões de Varig, da Vasp ou da Real Aerovias, depois da Panair do Brasil , eram os pequenos aviões que decolavam e faziam manobras controlados por equipamento remoto, com botões. E as cafifas, naturalmente.
 

Levei um susto quando o Freddy, confrade aqui do blog, mandou um post sobre drones. Que cazzo é isto?  Pensei com meus botões, quem vai se interessar por ler sobre este treco?
 
Pombo-correio
Pois é, não muito tempo depois, os drones tomam as páginas de jornais e revistas, seja por sua larga utilização militar, seja por passarem, em breve,  a executar  missões antes entregues aos pombos-correios. Estou falando de entregas de correspondência e encomendas em geral. Vejam em http://www.bing.com/videos/search?q=drone+amazon&qpvt=drone+amazon&FORM=VDRE#view=detail&mid=F421E382B10BCBA95AE4F421E382B10BCBA95AE4

Agora estou aguardando que o Carlos Frederico, mais conhecido aqui como Freddy, escreva e nos envie para publicação, um Drones III, com informações mais detalhadas e recentes.
Quem sabe compro um para ir ao Fórum para mim, buscar e devolver processos, que é uma das coisas mais desagradáveis do profissão.
 
Leiam os anteriores:
 

5 comentários:

Freddy disse...

Realmente, Carrano, desde que escrevi os 2 artigos sobre Drones até hoje a visibilidade na mídia aumentou extraordinariamente.
Entregas de correspondência, filmagens de eventos como Carnaval ou festas populares em ângulos inusitados, são algumas das aplicações civis.
Na área militar, as notícias de ataques via drones americanos na guerra no oriente médio são comuns, com acusações acerca de erros e morte de civis.
Vídeos recentes mostram avanços inimagináveis na área de micro drones (do tamanho de pássaros ou até insetos), e com o avanço da tecnologia de controle e busca, seu uso não tem limites.
Não sei o que escrever mais sobre o assunto do que já vem sendo veiculado na rede, mas quem sabe cabe um resumo para leigos.
Colocarei na lista de assuntos possíveis para posts.
Abraços
Freddy

Riva disse...

Fico aqui pensando ... se um gigantesco 777 pode desaparecer dessa maneira, imaginem então um pequeno drone carregado de processos importantes do Judiciário .....

(pano rápidíssimo) rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Desisto de ter um drone (rsrsrs.
Vou comprar mesmo é outro par se sapatos para caminhar até o Forum.

Riva disse...

KKKKKKKKkkkkkkkkkkkkk !!!

Freddy disse...

Ao brincar com pombo correio, a gente deixa de lado um aspecto inacreditável da natureza, que é como pássaros mantêm seu sentido de orientação. Os chamados pássaros migratórios voam milhares de quilômetros para desovar num ponto no meio do nada que eles sabem onde fica.
Maravilhoso!
<:o)
Freddy