9 de março de 2014

Precisamos importar estadista

E não somente médicos. Só que estadistas Cuba não cria, não gera, não prepara.

Dorrit Harazim, em sua coluna dominical n’O Globo, na edição de hoje, dia 9 de março, nos informa que Angela Merkel, chanceler alemã, fala com fluência alemão e russo. A jornalista não comenta, mas Dorothea, segundo nome (do meio), da líder alemã, além de proficiência em russo, que lhe rendeu premio na escola, notabilizou-se também pelo resultado em matemática quando estudante.

Sua fluência em russo permite que se comunique com  Vladimir Putin sem intermediários, sem intérpretes. Vale registar que tem do presidente soviético atenção e respeito, como de resto tem também do presidente americano Barak Obama.

Ainda segundo Dorrit, “em meio a dezenas  de líderes mundiais convocados pelas circunstâncias a se posicionar diante da crise e a dimensionar suas sequelas, apenas a chanceler alemã Angela Merkel,  tem a estatura e a visão de História adequadas ao momento.”

É apresentada (Merkel) na Wikipédia como cientista e política alemã. Cientista com doutorado,  grau obtido com   uma tese  sobre química quântica. Foi pesquisadora e publicou vários trabalhos científicos. É, portanto, doutora.

Vale deixar claro que Dorothea é nome mesmo, de batismo, e não um codinome de guerrilheira.

Enquanto isto, recentemente, segundo nos informa o jornalista Elio Gaspari, no mesmo veículo e edição,  a presidente Dilma teria assim se pronunciado: “ Tem uma infraestrutura muito importante para o Brasil, que é também a infraestrutura relacionada ao fato de que nosso país precisa ter um padrão de banda larga compatível com a nossa, e uma infraestrutura de banda larga, tanto backbone como backroll,  compatível com a necessidade, que nós teremos para entrarmos na economia do conhecimento, de termos uma infraestrutura, porque no que se refere a outra condição, que é a educação, eu acho importantíssima a decisão do Congresso Nacional do Brasil em relação aos royalties”

Você, caro eventual leitor deste post, entendeu alguma coisa? Eu não.

Merkel, a da direita, foi apontada pela revista Forbes como a segunda pessoa mais influente no mundo.
 
Quando Dilma teve e cara de pau, a falta de senso comum e de oportunidade de fazer críticas a politica econômica de Merkel, esta deu a seguinte entrevista, que era um recado para nossa presidente:

“- Essa senhora vem a Alemanha nos dizer o que temos que fazer?  Ora a Alemanha vai bem obrigada apesar de tudo. Mas vou aproveitar para dar um conselho a ela... antes de vir aqui reclamar de nossas políticas econômicas, por que ela não diminui os gastos do governo dela e também os juros que são exorbitantes no Brasil?  Se eu posso emprestar dinheiro a juros baixos e o meu povo pode ganhar  juros absurdos lá no pais dela, não serei eu que direi ao meu povo que não faça isso. Ela que torne a especulação no país dela menos atraente.”


Eu fiquei morto de vergonha, mas que dizer?  É duro ouvir uma reprimenda desta, mas tenho que calar porque a maioria do povo brasileiro que elegeu Dilma, merece dormir com esta. 

5 comentários:

Riva disse...

É pra sentir vergonha , muita mesmo. Infelizmente somos minoria. Vejo continuísmo dessa ignorância à frente ...

Freddy disse...

Gostei da expressão que usei outro dia: estamos numa "ditadura democrática".
A Dilma (ditadora) tem o voto das pessoas menos instruídas e mais facilmente manipuláveis através de programas demagógicos, que são a maior parte da nossa população (portanto legítima e democraticamente eleita).
Pra mudar isso, haveria que instruir o povo, mas é justamente o ponto crucial: a educação não recebe nenhuma atenção e se há um pífio orçamento nem assim é corretamente executado.
Chance de mudar?
Não vejo.
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

E Lula, demagogo, populista, apedeuta, é também desmemoriado, ou muito cara de pau.
Veja o que ela achava dos programas assistenciais de Dona Rutth Cardoso, e descaradamente copiou arrogando-se criador com os objetivos que ele mesmo condenava.
http://youtu.be/EUcvJJdcfzQ

(copy and paste)

Freddy disse...

A pá de cal veio, a meu ver, hoje (11/03), com uma pequena reportagem no Globo com resultado de enquete sobre comportamento do povo brasileiro.

http://oglobo.globo.com/pais/jeitinho-brasileiro-82-acham-que-maioria-pretende-tirar-vantagem-diz-pesquisa-11842428

Com um povo desse, acho que precisaria umas 2 a 3 gerações inteiras de educação cívica bem rígida para resgatar valores éticos e morais na sociedade, mas não há horizontes.
Fim da linha para o Brasil.
Cadê o aeroporto? Ih, piorou...
=8-(
Freddy

Jorge Carrano disse...

Sátira hilariante:
http://www.politicanarede.com/2014/09/satira-da-entrevista-de-dilma-ao-jn-faz.html