27 de março de 2014

Via Appia digital

 


Por Jorge Carrano






Em 312 a.C, os romanos começaram a construção da Via Appia, uma estrada de pedra com cerca de 300 km de extensão, que ligava Roma à cidade de Cápia. Seu nome era uma homenagem ao político Ápio Cláudio. A partir dessa estrada, muitas outras surgiram, contribuindo para a manutenção das conquistas romanas.

Com caminhos  pavimentados, era muito mais fácil mover as legiões do exército, sendo também importante fator para a expansão do comércio. A origem da expressão “todos os caminhos levam a Roma”, nada mais é do que a constatação de uma verdade histórica.

Num certo modo, a internet tornou-se a Via Appia do nosso tempo, pois permite que ideias, produtos e serviços trafeguem de um lado a outro do planeta em segundos. Igualmente, representou uma impressionante força a favor das transações comerciais.

Mas há uma diferença fundamental. Não há um ponto de partida (“Roma”) ou de chegada. Todas as estradas virtuais se conectam, simultaneamente, a muitas outras. Chegam e partem de praticamente qualquer lugar do planeta. Aqui, “todos os caminhos levam a outros caminhos”.

Se as estradas romanas tinham como principal objetivo assegurar o poder, a internet tem como principal característica sua potencial resistência ao poder.

Essa moderna Via Appia digital tem sido usada para driblar a censura, emitir opiniões ou divulgar fatos que seriam, de outro modo, sufocados por regimes pouco democráticos, alguns deles bem perto de nós. Potencializada pelas redes sociais, tornou-se um espaço onde somos, a um só tempo, produtores e consumidores de conteúdo.

Ironicamente, a facilidade de locomoção criada pelos romanos foi um dos fatores que contribuiu para a própria decadência do Império, que os historiadores assinalam em 476 d.C.

Diariamente, temos notícias de fraudes e crimes cibernéticos, e também de fatos em que essas ferramentas salvaram vidas ou deram voz aos que estavam oprimidos. Num momento em que as sociedades – inclusive a nossa – discutem os limites da internet, é preciso cautela.

Para que a internet não tenha o mesmo destino da antiga via romana, é preciso monitorar os bandidos que nela praticam seus crimes, mas não proibir que circulem livremente ideias e visões de mundo, tão importantes para o fortalecimento de nossas fronteiras mentais e culturais.  Como todo caminho, uma internet sem censura é indispensável para preservar valores fundamentais como a liberdade de expressão e o livre trânsito de ideias, e não apenas de mercadorias.
——————————–
Artigo publicado em 26/03/2014 no Jornal do Commercio.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

O autor, homônimo do manager blog, não por acaso é filho deste.
É diretor da TAU, agência virtual de comunicação.

Helga Maria disse...

Parabéns ao pai e ao filho.
Boa análise comparativa.
Helga

Freddy disse...

Belo texto.
Infelizmente a censura já é praticada na Internet. Não raro desaparecem postagens de notícias, vídeos, em redes sociais, no YouTube, ou os mecanismos de buscas escondem os links. Sem que se perceba a não ser quando o censurado vem a público bradar contra a retirada da matéria.

Há maneiras de fazê-las voltar a circular, mas o medo maior é se um dia em vez da notícia desaparecer o autor dela é que some... Como já aconteceu não faz muito tempo atrás...

Abraço
Freddy

Ana Marai disse...

Como sempre, o autor se expressa com clareza e perspicácia. Sou sua fã incondicional.

Jorge Carrano disse...

Existe tia-coruja ?

Jorge Carrano disse...

O Congresso está aprovando o Marco Civil da Internet. Teremos semáforo e quebra-mola nestas vias.