18 de março de 2014

Vou explicar...

Desde há muito acho o Fred, do Fluminense, o único centroavante profissional em atividade no Brasil. Convoco o testemunho do Riva, tricolor roxo (assim vira tetracolor, rs) aqui do blog, que o acusava de “chinelinho” e eu o defendia.

Dadá Maravilha já decretou,  e é irretocável, que no futebol existem nove posições e duas profissões: goleiro e centro avante. E center forward profissional só temos o Fred.

Assim, quando ele empatou o jogo no domingo não gostei, mas como tudo tem sua compensação, fiquei  tranquilo quanto ao seu aproveitamento na seleção nacional.

O gol foi bonito, pegou de primeira com um chute forte e certeiro. Desde Ivair e, mais para trás, Vavá, não via um jogador com seu talento para fazer o pivô, distribuir jogo, cabecear e concluir com boa margem de acertos. Perder gols faz parte da profissão, e é aceitável se o índice é bom.

Tivemos bons atacante goleadores, mas com outras características. A lista é até grande e não estão listados por valor ou época, apenas por memória: Pagão, Coutinho, Reinaldo, Toninho Guerreiro, Valdo. Chega! Três se consagraram no Santos, um no Atlético Mineiro e o Valdo no Fluminense.

Ronaldo e Romário não eram centroavantes na acepção do termo: eram artilheiros. Alias que muito honestamente, em seus últimos anos de atividade, Romário admitia que já não jogava futebol, entrava em campo para fazer gol.
E tivemos Pelé, mas este, bem, este foi o cara. Embora Romário (um gozador) diga que Deus apontou o dedo para ele.

Roberto Dinamite, Assis, Zico e Rivaldo  integram um outro grupo, porque faziam gols, mas tinham outras qualidades, tais como o tiro direto, além de bom domínio de bola.

Nada como os Hernanes,  Alecsandros, Nunes e Serginhos (Chulapa) da vida que deveriam  tratar a bola de vossa excelência, pois não têm ou tiveram  com ela qualquer intimidade. São ou foram  tanques de guerra, impetuosos, só.

Sim, esqueci de alguns, de todos os nichos, mas não era meu objetivo esgotar o assunto. Deixo espaço para que cada qual faça seus acréscimos ou exclusões.

16 comentários:

Freddy disse...

Não gosto muito de falar de futebol, pois quase nada entendo. No entanto, cabem os comentários:

- Gosto, como sempre gostei, do Fred. Carregou o Fluminense nas costas tirando-o milagrosamente do rebaixamento e dando títulos posteriores. Naquela época, sem Fred o Flu não era nada. Hoje nem tanto.

- Por Deus, não coloque Zico e Roberto Dinamite no mesmo saco!

- Os 3 maiores artilheiros que vi em campo foram Pelé, Maradona e Romário, caras que carregaram seu time e seu país nas costas. Deles todos, o que mais admirei (futebol) foi Romário. Marrento, topetudo, tiveram de engoli-lo sem azeite diversas vezes, aqui e no exterior!

<:o) Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
É preciso explicar porque Zico e Roberto não cabem no mesmo saco. Analise sob qualquer aspecto: artilharia (nacional e carioca), cobrança de faltas, gols decisivos para as respectivas equipes, desempenho no exterior (pouco sucesso), idolatria das torcidas. Na seleção nacional Zico, em quatro oportunidades, fracassou (como jogador e como supervisor). É tetraperdedor.
É preciso deixar clara onde está a diferença. Não estou falando do Roberto dirigente, um incompetente.
E se não cabem juntos, o que dizer de Rivaldo e Assis no mesmo balaio? Nada a comentar?

Freddy disse...

Não analisei o Banana em seu aspecto extra-campo. Eu quero é repetir que eu não colocaria no mesmo saco Roberto e Zico porque são jogadores absolutamente diferentes.
Você diz que o Zico é um tetraperdedor pela seleção, mas pelo Flamengo ele fez muito. Eu pergunto: o que o Roberto ganhou pelo Vasco?

Sem comentários quanto a Rivaldo e Assis (é o irmão do Ronaldo Gaúcho?).

<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Freddy,
É covardia discutir futebol com você. Você fez a ressalva no primeiro comentário de que “quase nada entende”. Modéstia sua com esse “quase nada”. Você não entende nada mesmo (100%).
Estou te fustigando intencionalmente, mas é outro ato de covardia porque sou treinado para o contencioso. E você para ciências exatas.
Realmente no meu time Zico não jogaria. Mas o Bob, no auge da carreira, teria lugar assegurado.
Zico jogou na Udinese. Terceiro nível no futebol italiano (cálcio). Roberto no Barcelona. Já ouviu falar? Mas isto é irrelevante pois nenhum dos dois deixou saudades. Amoroso tem mais fãs em Udine do que Zico, porque foi mais eficiente do que o Galinho.
Ambos são fracasso como dirigentes. Zico foi, se você não lembra, diretor executivo de futebol do Flamengo na gestão da Patricia Amorim. E foi ministro no governo Collo (argh)
No campeonato brasileiro Roberto fez muitos mais gols do que Zico. Foram 190 contra 135. E no Carioca também.
Em matéria de caráter nem te conto. Embora ultimamente o Roberto esteja deixando a desejar com a resistência em não renunciar. Já o Zico fez a maior molecagem com o Romário. E aproveito para dizer o seguinte: se o Romário tivesse jogado no Flamengo o tempo que o Zico jogou, ninguém se lembraria do Galinho. Como não se lembram de Evaristo e Dida.
Zico foi fiasco como técnico. Na ultima equipe o Al-Gharafa, foi demitido por e-mail
Zico perdeu o pênalti mais importante da carreira, que levaria o Brasil as finais na Copa de 1986. E fomos eliminados.

Zico foi bom jogador, mas o marketing foi mais eficiente.

Zico foi artilheiro do Maracanã. Num time que tinha Adilio, Junior, Leandro, Andrade. Até eu jogaria naquele time. Você não, porque é perna-de-pau. Pronto falei!
Ah! Antes que eu esqueça, a bola é aquele troço esférico no qual os jogadores dão pontapé.
Para saber mais sobre o jogador Roberto acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Dinamite


OS: Freddy e leitores: fiz esta sacanagem o Freddy aproveitando-me da boa-fé dele e, porque não, pelo pouco conhecimento de futebol (rsrsrs). Perdão amigo!
E, por último, você tem todo o direito de opinião.

Riva disse...

Não sei porque o Freddy insiste em falar que não entende nada de futebol, que não gosta de falar de futebol, não vê futebol ..... rsrsrs .... caraca ...busque aí comentários dele de quem não só vê, como sabe detalhes de jogos e de times que até nós (entendidos) não sabemos !

Vamos ao que interessa : Zico e Roberto .... quem são ?

Eu me lembro e conheço outros ...

E aqui registro uma injustiça cometida com o NUNES .... que além de artilheiro daquele time do Mal, foi um dos maiores garçons do Zico.

Sds TETRAcolores

Ana Maria disse...

Depois de sua resposta ao Freddy, nem comento nada. Gosto do Zico. Romário não jogaria no meu time. E acho que o Fred não rende sem um Conca ou um Deco. Pronto falei.

Jorge Carrano disse...

Apenas um reparo, Riva: "nós entendidos" quem, cara pálida? Eu não sou (rsrsrs). Mas o futuro é desconhecido (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,
O Freddy é o mais fiel debatedor do blog, sempre presente.
Vai daí que, vira e mexe, cutuco (no bom sentido).
Ele tem estrutura, é analisado, se garante e tem jogo de cintura. Se fosse uma presa fácil eu não perderia tempo e não gastaria meu latim.

Freddy disse...

Há quem diga que tamanho não é documento, mas não pude deixar de rir quando baixei o link sugerido pelo blogueiro e depois, só de curiosidade, baixei também o de Zico, e comparei o número de páginas e citações!
Aí vai um trecho de
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zico
.....................

"Não são poucos também os que o consideram como o melhor jogador de futebol dos anos 1980, sendo chamado frequentemente no exterior de "Pelé Branco". É o maior artilheiro da história do estádio do Maracanã, com 333 gols em 435 partidas. Marcou 135 gols em campeonatos brasileiros. Foi eleito como o terceiro maior futebolista brasileiro do século XX, o sétimo maior da América do Sul e o décimo quarto entre todos do Mundo, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). É um dos quatro brasileiros a figurar no Hall da fama da FIFA (os outros são Pelé, Garrincha e Didi). Foi eleito pela própria Federação Internacional de Futebol (FIFA), o oitavo maior jogador do século, o nono maior jogador do século XX pela revista France Football, o nono Brasileiro do Século no esporte, segundo pesquisa realizada pela revista Isto É, e o décimo maior jogador de todos os tempos pela revista inglesa World Soccer.Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres."
........................
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

KKKKKK

Agora fala sério, se você leu na wikipédia os números dos dois, admita que o Roberto fez mais gols do que o Zico em campeonatos nacionais e também nos estaduais no somatório.
E foi, com Pelé e Ceni, um dos três únicos jogadores que participaram de mais de mil jogos por seus clubes.
Não acho, como muitos, que o Roberto seja o maior ídolo cruzmaltino. Inclusive tem o defeito de não ser vascaíno de coração. Ele é botafoguense desde menino.
Freddy, se eu fosse enumerar ídolos do Vasco, desde os anos 1940, quando fiz minha opção, o Roberto não constaria entre os dez maiores. E se algum rubro-negro de minha faixa etária estiver nos lendo, irá admitir que o "Doutor Rubis" e Zizinho, para citar apenas dois, jogaram mais bola do que o Zico. Alias Zizinho, que eu vi (não ouvi só não) foi um dos três maiores jogadores da história do Brasil. Pergunte ao Pelé. E Zizinho não consta da tal lista que você menciona. Como não constam Messi e Cristiano Ronaldo.
Ma eu estava me limitando aos brasileiros que fizeram história no país. Para acabar, diria que o Rivaldo, que agora finalmente se aposenta, jogou mais do que Zico, aqui no Brasil e principalmente na Europa. Pergunte no circuito Italia, Espanha, Inglaterra e Alemanha, países nos quais atuam os maiores jogadores de futebol da atualidade (talvez incluindo agora a França por causa do PSG e do Monaco e a grana que possuem).
And last, but not least, o blog é meu, o post é meu, e coloco Roberto e Zico no mesmo nicho e não tenho satisfações a dar a ninguém.
Dei a você pelo respeito e estima (rsrsrs)

Freddy disse...

Manda quem pode, obedece quem tem juízo!
<:O)
Só pra não perder o bonde, ouvi também dizer que Zizinho jogou muito. Mas é aquele velho debate: não dá para comparar jogadores de outrora com os de hoje, o futebol que se joga é outro.
;-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Pronto pessoal! Não é que o Freddy acertou uma!!! (risos por favor)

Jorge Carrano disse...

Como fui esquecer do Dadá Maravilha?

Boa parte do tempo em que Zico jogou, eu morei em São Paulo, onde ninguém se interessava por ele.
O grande jogador, na época, para os paulistanos se chamava Jorge Mendonça (que eu achava que tinha pouco futebol para a fama de que desfrutava).

E para encerrar mesmo, nas minhas peladas, no par ou impar, eu escolheria o Edu e não o Zico. Edu foi o melhor dos três da família. Deu azar porque na posição dele, na época, tinha muita gente excelente. Por exemplo? Dirceu Lopes.

Freddy disse...

Conhece a irmã gêmea da Gisele Bündchen?
Mal comparando, é o caso de Edu e Zico. Apesar de que beleza é questão de gosto, eu sempre achei a Patrícia Bündchen mais bonita que a Gisele, que no entanto alcançou celebridade mundial.
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

A propósito, o Flamengo é muito conhecido na Europa. Vejam esta notícia:
http://extra.globo.com/esporte/flamengo/barcelona-erra-escudo-do-flamengo-ao-citar-classico-fla-flu-maracana-como-estadio-rival-11921986.html

Selecione e cole o link no seu navegador.

Riva disse...

Olhem que coisa impressionante :

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/copa-do-catar-em-2022-ja-e-desastrosa-1200-operarios-mortos