15 de março de 2014

Drones III - Para onde o futuro aponta?







Por
Carlos Frederico March
(Freddy)







Nos textos anteriores (ver rodapé do post) eu abordei o que poderia ser uma novidade à época, mas hoje em dia 1 ano é uma vida! Drones, apelido usado na mídia para UAV (Unmanned Aerial Vehicle) ou em português VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), já são feijão com arroz nas manchetes. Seja por conta de desacertos de seu uso militar pelos americanos no Oriente Médio, com erros de trajeto e morte de civis, seja pela sua aplicação civil no comércio ou lazer.

Já falei demais nos grandes drones militares nos posts anteriores, não mudou muito desde então. Em termos civis, as aplicações mais alardeadas têm sido a utilização do modelo tipo helicóptero de 4 ou mais rotores, relativamente pequeno. Um deles, denominado "Drone do Amor", foi usado para imagens em ângulos inusitados do Rio de Janeiro durante o Carnaval.  Para melhor apreciar os resultados, pode-se acessar o link
 https://www.facebook.com/dronedoamor


Drone do Amor
Modelo similar, no sentido de ser um pequeno helicóptero de 8 rotores, tem sido anunciado pela Amazon, a mais famosa loja de venda virtual do mundo, como veículo a ser extensamente usado no futuro próximo para entrega principalmente em locais de difícil acesso. A simulação de uso e entrega pode ser apreciada no link já disponibilizado pelo nosso blog manager no post "Pombo-correio & drone" de 13/03/2014, muito interessante:



Um dos modelos de drone da Amazon

Simulação de entrega pelo drone da Amazon
A Amazon prevê o uso dos seus drones já a partir de 2015, mas o maior empecilho para tal é sua liberação legal nos EUA. Não apenas pelos meandros jurídicos comerciais, mas também pelo fato de que essas coisinhas vão ficar transitando pelo espaço aéreo indiscriminadamente caso não haja uma rígida legislação a respeito. Podem esperar acidentes aéreos, principalmente em países onde não haja regulamentação.

 Bom, o que me resta? Para não cansar o leitor com fatos já conhecidos e abordados, escolhi abordar o futuro dessa tecnologia. Como sempre acontece, as aplicações militares principalmente em época de guerras (quentes ou frias) têm sido o motor do progresso tecnológico da humanidade - abro aqui espaço para debates, podem jogar pedras!

Exemplos? Radar, penicilina, comida enlatada, energia atômica, avião a jato, motor refrigerado a ar (o motor do bom e velho Fusca nasceu de necessidades no deserto), satélites em  nuvem, mísseis e aviões teleguiados, GPS, raio-laser, pesquisa biológica e química, podem ir acrescentando mais centenas de itens.

A coqueluche do momento nas pranchetas dos engenheiros militares e seus acadêmicos aliados nas universidades de ponta são os chamados MAV (Micro Aerial Vehicle). São essencialmente microdrones. Coisa de ficção científica, eu jamais imaginaria um "brinquedo" desses fora das telas. A maior novidade tecnológica, afora a miniaturização dos mecanismos e uso de software de automação de voo de última geração, é a maneira deles voarem.

Desde que nascemos, de Santos Dumont e Irmãos Wright pra cá, duas coisas são fatos considerados irrefutáveis: avião voa com asa fixa e pássaros e insetos batem asas para voar. Hmmm. Houve quem discordasse, ou Igor Sikorsky não teria inventado o helicóptero. Daí pensemos: se a Natureza dotou seus seres alados de asas que batem para que eles se desloquem, porque o homem ainda não tirou partido disso no projeto de suas aeronaves?

Em parte pela dificuldade prática, tendo em vista o tamanho das aeronaves. Fazer um avião voar à maneira dos pássaros, batendo asas, envolveria mecanismos de difícil execução, fáceis de serem alvo da famigerada fadiga de material. Mas em contrapartida, fazer um minúsculo aeromodelo do tamanho de um pardal, ou menor, voar de maneira controlada e estável também é muito difícil!

Ornitóptero baseado em modelo de Da Vinci

Este brinquedinho foi apresentado na CES 2008 (Consumer Electronic Show, feira realizada anualmente em Las Vegas) e é baseado no famoso modelo desenhado por Leonardo Da Vinci. Confirmando o que disse, é apenas um brinquedo, mas não deixa de ser um começo...  

DelFly Explorer
A saída foi tentar emular a Natureza. Estudar a maneira de voar dos pássaros e de insetos e tentar criar mecanismos que voassem como eles. 

O DelFly é um conceito em estudo pela Delft University of Technology, na Holanda. O objetivo do programa é o estudo da dinâmica do bater das asas de insetos no voo de MAV's. 


DelFly Micro


Tudo começou com o DelFly Micro, mas já existe o DelFly Explorer, mais avançado e com alguns circuitos adicionais como microcâmera para detecção de obstáculos e desvio automático.

Os departamentos de defesa têm aplicado bastante dinheiro no desenvolvimento de alternativas que possibilitem aeronaves (vamos chamá-las assim) entrar sorrateiramente em becos e edifícios, ficar à espreita fotografando segredos, seguir suspeitos, quiçá atacá-los com microdardos...




O modelo a seguir, em desenvolvimento pelo Laboratório de Micro-robótica da Universidade de Harvard também baseado no movimento das asas de insetos, tem objetivos muito mais ambiciosos. É o embrião teórico para construção de pequenos MAV's de espionagem.





O futuro de veículos aéreos não tripulados é promissor do ponto de vista científico, mas preocupante do ponto de vista prático. Os grande drones já são realidade, em uso militar pelos Estados Unidos. Os de pequeno porte o serão, visando mais o uso em lazer e comércio.  Já estão à venda em sites de compras, e nem são tão caros.






Como lembrete, já levantado, há que aguardar legislação a respeito de seu uso no espaço aéreo das grandes cidades, pois que serão obstáculos reais em rotas de helicópteros e até de grandes aeronaves próximas aos aeroportos. 






 


Créditos adicionais:







21 comentários:

Jorge Carrano disse...

Neste carnaval houve mais do que utilização de drones para filmagens aéreas.
A escola de samba Portela, utilizou um drone em formato de águia, sua ave símbolo, que sobrevoou a passarela.
Surpreendeu o uso de tal tecnologia numa agremiação tão tradicional.
Não tem muito a ver com o espírito de uma escola de samba, mas o resultado foi interessante, pois águia estava bem construída.

Anônimo disse...

Quero saber o peso que suporta uma geringonça destas. Minha ideia é entregar minha sogra numa tribo indígena da amazônia.
Ela deve estar com uns 85 quilos. Será que aguenta?

Freddy disse...

O peso máximo no projeto atual da Amazon é de 5 libras (aprox. 2,3 kg). Mas existem drones clássicos como o Predator. Inclusive vários deles já têm aposentadoria prevista e seu destino pode ser justo a América Latina. Quem sabe o Anônimo não aluga um deles para o "servicinho"?

http://www.sienteamerica.com/posts/3249-estados-unidos-planea-enviar-drones-militares-a-latinoamerica

<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Anônimo,
Só não deletei seu comentário por causa do espírito de humor.
Alguns esteriótipos precisam ser revistos e atualizados.
As sogras, mães dos maridos, são mais implicantes do que as sogras das noras.
Tive exemplo na família. Com o tempo e o convívio tudo se acertou, mas o início foi difícil.
Mas a questão do peso suportado numa carga também me interessa, por mera curiosidade. Imagino que esteja vinculada a questão do porte do VANT e potência do motor (ou turbina, sei lá)do drone.

Freddy disse...

Gente, a velocidade com que a tecnologia avança pode ser medida pelo primeiro comentário do post Drones - I (endereço mostrado no final do texto). Logo no 1º comentário nosso blog manager Carrano afirmava que jamais tinha ouvido falar de drones em 25/03/2013. Essencialmente um ano depois temos drones até em desfile de escola de samba... Fantástico, não?
=8-) Freddy

Jorge Carrano disse...

Antes dos UAV (Unmanned Aerial Vehicle), eu conhecia, da infância: os aviõezinhos que fazia com folhas de caderno e sob os quais não tinha nenhum controle a respeito de direção e atingimento de alvo. As cafifas (pipas, pandorgas) sobre as quais exercia um pouco de controle; dando ou recolhendo linha controlava a distância, e a direção era controlada com dibiques.
Se você não sabe o que é dibique esquece, você não teve infância.

Freddy disse...

Eu sei o que é dibique, que só tinha relação com cafifas de rabo (rabiola).
Quanto a aeromodelos, eu ainda vi a classe U-control, onde o cara ficava girando feito um louco no meio da pista circular, realizando acrobacias com o modelo preso a um par de arames...
Velhos tempos...
Freddy

Jorge Carrano disse...

E já que falamos de coisas que voam o Freddy poderia confessar que em tempos politicamente incorretos, fabricava e soltava balões (rs).

Freddy disse...

Isso será abordado em meus posts sobre o Pé Pequeno, provavelmente no parte II.
;-)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Predator

http://www.youtube.com/watch?v=TH2Zbo0KCxE#t=43&aid=P9nPQ7iEcaY

Copy and paste the link into the address line of your browser.

Freddy disse...

Link muito interessante.
Assustador.
Estamos acostumados a que os aviões de combate têm pilotos embarcados, que em tese (a não ser kamikazes) prezam suas vidas.
No caso dos Predators, não. Seus operadores estão comodamente instalados, bem longe da ação.
Já estamos na era da ficção científica!
=8-)
Freddy

Riva disse...

De tudo o que li, o que mais me chamou a atenção é a questão da natureza não prover os seres alados de um mecanismo que não seja .... bater as asas.

E essa o homem não vai conseguir para transportar o que transporta hoje ... uma sogra de 85 kilos (leve, por sinal), então nem pensar !!

Obs : a minha sogra, falecida em 82, era uma pessoa maravilhosa - fica o registro. Nada a comentar sobre a sogra da minha esposa ...ela que comente.rsrs

Freddy, esse papo me levou, não sei porque, ao nosso famoso paquiderme voador, das Aventuras de Anette !! #prontofalei

Jorge Carrano disse...

Aventuras de Anette? Isto está cheirando a pornografia (rs). Querem me contar em off?

Riva disse...

kkkkkkk não ....

Acho que já mencionamos isso alguma vez, mas vamos lá ....

Há muitos anos, início da década de 90, enviei um email para Freddy com uma história muito louca e sem sentido, sobre uma formiga chamada Anette.

Incrivelmente, ele deu asas à imaginação, e respondeu o email !

Essa história rendeu 924 páginas em A4, com inúmeros personagens, dentre eles, um paquiderme voador, que Freddy pode explicar melhor, pois foi ele quem o criou .... rsrsrs

PS : há 9 jogos sem vencer o Vasco ...

Jorge Carrano disse...

Drone provoca tumulto e briga em estadio de futebol.

"O que ninguém esperava era que, no final da etapa inicial, um drone conseguiria sobrevoar as arquibancadas do estádio, invadindo o campo com uma bandeira da Albânia. Gudelj e Mitrovic, jogadores da Sérvia, foram retirar o objeto do campo, o que irritou os rivais.
Sérvios tentam retirar drone do gramado.
Após o gesto, jogadores albaneses começaram uma briga com os sérvios, que acabou com invasão da torcida, bombas e conflito com policiais. A tensão entre os países se deve à independência do Kosovo, de maioria albanesa, na década de 90.
O juiz Martin Atkinson não enxergou condições para seguir com o jogo, que foi suspenso com o placar de 0 a 0."

Leiam em:
http://esportes.terra.com.br/futebol/internacional/eurocopa/drone-invade-campo-e-servia-x-albania-tem-briga-generalizada,79416383c4019410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Jorge Carrano disse...

Monitorando baleias:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/12/imagens-aereas-mostram-baleias-no-mar-entre-o-rio-e-marica.html

Jorge Carrano disse...

A comissão técnica do Vasco da Gama está utilizando um drone para filmar o treinamento coletivo da equipe. Assim podem depois analisar a movimentação de cada jogador em campo.

Jorge Carrano disse...

Assim como podem ser usados para ajudar na captação de belas imagens aéreas, como no caso deste sobrevoo em Roma, (acesse o endereço abaixo), podem ser usados para transportar material radioativo até o prédio onde reside o primeiro ministro japonês, como aconteceu na sema passada.

https://www.facebook.com/qleggo/videos/10152971557994011/?fref=nf

Jorge Carrano disse...

Leiam para onde o futura aponta:
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/drone-origami-que-pode-ser-dobrado-guardado-no-bolso-veja-video-16222289

Riva disse...

Revisitando o post ... repare que Freddy não deu continuidade ao assunto Anette rsrs.

Jorge Carrano disse...


Revisitei o post ontem, em razão de notícia do uso de drones para entregas de encomendas (comida e medicamentos), devidamente regulamentado e em expansão, na Virgínia, USA.

O Freddy já previa este uso, acima e além do militar.