9 de novembro de 2013

IPO de atletas


Há alguns anos, na Marca Olho, como era chamada a fábrica que a Cia. Fiat Lux, de Fósforos de Segurança mantinha em São Gonçalo (no bairro de Neves), havia uma equipe de Supervisores de Produção.

Além do que vos escreve, havia o Péricles Sodré, o Álvaro Cardoso de Oliveira, o Antonio Carlos Bonard Dias, o Fernando Palma, e um outro cujo nome não recordo que era genro (?) do Victor Hime.

Nós tínhamos uma sala de reuniões, onde tomávamos também o tradicional cafezinho das 10:30 h. E este encontro do café, ao contrário do que deveria ser, era só de gozação. Tinha sempre um escalado para  ficar na berlinda, sendo alvo das brincadeiras, das chacotas.

Numa ocasião o alvo da vez era o Fernando. Alguém começou a brincadeira fazendo alusão a que ele era bonito. Porque ele caiu na asneira de falar de estar agradando uma coroa. O Péricles, maior gozador de todos (maior também em tamanho: 1,95m), sugeriu que nós investíssemos nele.

A ideia era dar um banho de loja nele, comprando-lhe algumas roupas, pagar o barbeiro (incluindo a manicure) para fazer um corte moderno de cabelo e ficaríamos sócios (acionistas) do que ele ganhasse de presente das viúvas (coroas): carros, apartamentos, etc.

Passados tantos anos (mais de 50), leio nos jornais que no USA, em São Francisco, financiada por investidores da Wall Street, foi criada uma sociedade denominada Fantex Holding, que terá como atividade lançar IPOs de humanos, inicialmente do mundo dos esportes.

Pretendem vender 10,5 milhões de dólares do primeiro atleta, para mim desconhecido, mas muito popular entre os amantes do futebol americano, chamado Arian Foster, que é um dos famosos running backs da NFL.

Serão colocadas a venda 1.050.000 ações deste atleta, que poderão ser adquirias por qualquer investidor, bastando ser maior de 18 anos, residir nos USA e aplicar no mínimo US% 10 (dez dólares).

E o que se ganha? O atleta pagará à corretora (Fantex) 20% de tudo que arrecadar ou receber, a qualquer título até o fim da carreira, seja de patrocínios, cachês, direitos autorais, contratos com clubes, campanhas publicitárias, participação em filmes, tudo enfim.

Ah! O que ele (atleta) ganha com isso? Assim que forem vendidas as ações, ele recebera, cash, 10 milhões de dólares.

Eu comungo do pensamento da Dorrit Harazim, que publicou a matéria e acha que a novidade tem tudo para dar errado. Será uma arapuca para incautos.

Aqui no Brasil, quem comprasse ações do Adriano, iria amargar um baita prejuízo (KKKKKK).


N.do A: IPO é uma sigla formada apelas primeiras letras das palavras inglesas Initial Public Offering, ou seja,  vem a ser a primeira oferta pública de ações de uma empresa.

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu compraria US$ 10 de ações do Neymar.

Jorge Carrano disse...

Se ha 50 anos eu tivesse adquirido 10 dólares de ações do Pelé, considerando todos os seus contratos de licenciamento de produtos, publicidade e todos os contratos com clubes e o grupo Warner, assinados no período, hoje eu seria mais rico que o Eike.
Dois poréns: 1) na época não havia este IPO humano; 2) Eike hoje está "falido e mal pago".

Freddy disse...

Ah, se eu tivesse comprado US$ 10 de ações do filho do Lula quando o molusco assumiu o poder...
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Teria ficado milhardário.
Se esta moda de lançamento de ações de desportistas emplacar e estenderem aos artistas de modo geral, você poderá comprar ações de astros e estrelas do heavy metal gótico melódico, e juntar o útil ao agradável (rsrs).

Freddy disse...

É mais lucrativo comprar ações de bispos evangélicos emergentes. Não tem um que não se dê bem!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Muito boa ideia Freddy.
Mas eu arriscaria uns caraminguás no Marcelo Rossi.

Freddy disse...

Já outros me aconselharam a eu mesmo abrir uma igreja!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

KKKKK
Se você abrir, fica como bispo e me nomeia pastor, se tiver uma vaguinha.
Tenho experiência em argumentação de convencimento.

Jorge Carrano disse...

Este aqui seria uma boa pedida:
"Fanático por carros, Mayweather posa com 'brinquedinhos pretos' em Vegas
Atleta mais bem pago da atualidade sai em foto ao lado de EWB Rolls Royce Ghost e Bentley Mulsanne na cidade onde mora e mostra para admiradores nas redes sociais"

Está em http://globoesporte.globo.com/boxe/noticia/2013/11/fanatico-por-carros-mayweather-posa-com-brinquedinhos-pretos-em-vegas.html