4 de novembro de 2013

Deu nos jornais

No Ancelmo Gois, duas coisas interessantes:
1)  Do historiado José Murilo de Carvalho, sobre motivos para não ler e confiar em biografia autorizada:
- porque é press-release do biografado ou herdeiros;
- porque é autobiografia terceirizada;
- porque não há punição para falso elogio;
- porque pasteuriza o biografado
- porque é uma chatice
Por mim se ele tivesse mencionado apenas o último item,  já me colocaria de acordo. Acho mesmo um saco ler biografia.  Há tempos tentei escrever minha autobiografia ou pelo menos um breve perfil. Parei quando me dei conta de que não tenho maturidade, autoconfiança, equilíbrio, coragem e desprendimento para admitir minhas fraquezas,  minhas inseguranças, minhas deficiências, falhas de caráter e ética.
2)  De Luiz Carlos Góes, roteirista, sobre aspirações da classe média:
- ser aristocrata não é só usar bem os talheres;
- deixar de ser classe média e deixar de ser brasileira.
Deixar de ser brasileiro seria um exagero (embora alguns momentos de vergonha), mas deixar de ser classe média e me mandar para o exterior ainda são sonhos de consumo. Quem sabe um prêmio da Loto resolve minhas aspirações.
                                                                        000 - 000
A Federação Inglesa de Futebol está completando 150 anos. É a mais antiga entidade do futebol.
                                                                      000 - 000
Os chineses comem cachorros, e fica por isso mesmo. Quem tem coragem de questionar? Aqui os cães (alguns poucos) são usados para pesquisas, e tem quebra-quebra. A cultura milenar chinesa precisa ser revista e atualiza.

Vamos colocar as coisas assim: salvaram os cachorros mas deixaram os ratos e hamsters.  Que critério é este? Os beagles são tão roedores quanto os ratos. Experimente deixar um beagle preso em apartamento e veja o que acontece com os pés dos sofás de das camas. Serão todos roídos.

A alegação é quanto aos maus-tratos. Mas e os meninos da FEBEM ou instituições similares, ninguém invade e lava os reclusos para casa para salva-los.

                                               000 - 000
A economia espanhola dá sinais de recuperação. Que bom! A Espanha está entre os países que gostei de visitar. Mais do que a Argentina. É para rir pessoal.
                                                                       000 - 000
 Segundo o “Gente Boa”, pouco mais de dez pessoas compareceram a missa de 7º dia da Norma Bengell (matéria do blog), sendo que nenhum deles da atividade cinematográfica. Por isso acho que o Nelson Cavaquinho tem razão, “quem quiser fazer por mim, que faça agora”.
                                                                      000 - 000
Ainda segundo a mesma coluna “Gente Boa”, uma canja de galinha no Lamas está custando R$ 30,00 . Se a Leiteria Brasil cobrasse preço equivalente não teria fechado as portas. E aquela canja, nos finais de noite em Niterói, era fundamental para recuperar as energias.
                                               000 - 000
A prefeitura de Niterói, andou determinando a retirada de canteiros (pequenos jardins)  nas calçadas de Icarai. Mas permite uma “peixaria” na esquina da Lopes Trovão, aos sábados. Achar que o PT tem quadros eficientes e preparados para administrar é acreditar em mula sem cabeça. Alias, nem o PT e nem  nenhum outro partido. São, todos os políticos, farinha do mesmo saco.
E sem as jardineiras nas calçadas  sobre mais espaço para estacionamento de carros e motos sobre elas.
Donde se conclui que aquela aspiração da classe média deixar de ser brasileira, visto lá em cima no primeiro comentário da coluna do Ancelmo tem toda a razão de ser.

                                               000 - 000
Quem quiser conhecer um pouquinho, uma pequena fase da história da Dinamarca, tão comentada aqui no blog em post recente sobre os países nórdicos, deve assistir ao filme “O Amante da Rainha”, que foca o período do reinado de Cristiano VII, um maluquete casado com a irmã do rei da Inglaterra (George III).
Muito atual em relação as aspirações e teses dos iluministas que acabavam de  influenciar na Escandinávia. Sim, tem cenas de sexo, mas são light e nada explícito. Pronto! Muita gente já desistiu de pegar na Cahu ou procurar no Netflix.
                                               
                                                000 - 000

E tem o caso Diego Costa, nascido no Brasil, em Sergipe, mas que optou por jogar pela Espanha, se for convocado pelo Vicente del Bosco. Quem ousa atirar a primeira pedra?

Nosso técnico (Felipão) que censurou muito a atitude do jogador, dirigiu a seleção portuguesa, o o coordenador técnico (Parreiras) a da África do Sul.

Se a questão envolvida é a patriótica, por outro lado há também o reconhecimento pelas oportunidades obtidas, pela gratidão. Foi lá na Espanha que o Diego cresceu e construiu patrimônio. Comparo (bem ou mal) com o filho adotivo que conhecendo mais tarde  a mãe biológica fica na dúvida sobre seu afeto maior.


                                            000 - 000

Estão chegando hoje mais 3.000 (três mil). Você leu certo, 3.000, médicos cubanos ao Brasil. Em cuba médicos brotam como cogumelos.

                                            000 - 000

Assunto polêmico é o que não falta neste post.

7 comentários:

Riva disse...

Vamos por partes ... rs :

- Gosto muito de biografias, principalmente as autobiografias. Das que já li, simplesmente sensacionais a do Charles Chaplin e a do Andre Agassi. Das não auto, sensacional a do Tim Maia, escrita pelo Nelson Motta.

- Engana-se, meu caro Carrano, quanto às jardineiras das calçadas de Niterói. A destruição foi realizada apenas em Icaraí. Coloquei matéria no Facebook, pois fotografei a rua onde mora o prefeito Rodrigo Neves (que hoje está passeando na China com nosso IPTU). Todas as jardineiras foram preservadas em sua rua. A única novidade por lá é um carro da PM full time em frente á sua residência, atrapalhando cadeirantes que tentem passar pela calçada.

- Nelson Cavaquinho estava iluminado quando fez essa pérola - 100% realidade.

- Lamas ! uau ! o filé mignon do Lamas e aquela sobremesa de creme de abacate com licor de cassis ! Para comer de joelhos.

- Leiteria Brasil ... saudade de tudo, do charme local. Torradas Petrópolis, pratos de mmignon maravilhosos, inigualáveis.

Sds

Freddy disse...

Sobre ser brasileiro e querer deixar de sê-lo...:

Ser brasileiro significa gostar da primitiva cultura indígena e da africana (não sei por que, bem poderia ser da holandesa, inglesa ou portuguesa)?
Ser brasileiro significa gostar de MPB e samba (eu até gosto das toadas do centro-sul)?
Ser brasileiro significa ter de atender a cota raciais (por que não cotas sexuais: 50% p/ mulheres)?
Ser brasileiro significa gostar de ficar torrando ao sol, tomando caipirinha (de cachaça) e hidratando com água de coco, comendo peixe numa barraca imunda?
Hmmm...
Não, desculpe, sou brasileiro apenas por ter nascido acidentalmente aqui. Meu coração está na Europa.
Pronto, falei. Abraços,
Freddy

Jorge Carrano disse...

E tem gente criticando o Diego Lopes, que para felicidade dele tem dupla cidadania.

Anônimo disse...

Altafini (ou Mazzola) jogou pelo Brasil e pela Itália. Sivori jogou pela Argentina e pela Itália. Di Stefano jogou pela Argentina e pela Espanha. E os húngaros Puskas, pela Hungria e Espanha, e Kubala (recordista) pela Hungria, Espanha e Tchecoslovaquia.
Antigamente era possível.

Jorge Carrano disse...

Ainda bem que não cheguei a propor ao Eike a criação do JCX, que seria um escritório de advocacia com ele como sócio capitalista (investidor).
Não comentei o fim da OGX no post, mas está em todas as manchetes. Duvido e faço pouco que esta recuperação judicial (antiga concordata) seja aceita pelos credores e vá adiante. Acho que esta já era.

Jorge Carrano disse...

Olha aí, Anônimo: Luis Monti (que jogou a de 1930 pela Argentina e a de 1934 pela Itália), José Santamaría (que jogou a de 1954 pelo Uruguai e a de 1962 pela Espanha), José João "Mazzola" Altafini (que jogou a de 1958 pelo Brasil e a de 1962 pela Itália). O Robert Prosinečki (que jogou a de 1990 pela Iugoslávia e as de 1998 e 2002 pela Croácia), não conta porque um país é sucessor do outro que se esfacelou.

Jorge Carrano disse...

E as 6 vigas de 4 metros e que pesam 20 toneladas cada uma ?
Ninguém sabe e ninguém viu?
Gente, foram 120 toneladas que sumiram sem deixar vestígios.