25 de novembro de 2013

Captação de som e leitura labial provocam polêmicas

Foi em julho de 2003, que microfone usado por repórter em cobertura para a TV, captou a orientação dada pelo advogado Clóvis Murillo Sahione de Araújo, renomado advogado criminalista, ao ouvido de seu cliente, para que assinasse diferente, de preferência com  mão esquerda, ou fazendo letras diferentes, a fim de dificultar a análise grafotécnica dos peritos. Mencionou o pingo borrachinha da letra “i”.

Bem, o áudio foi divulgado e não havia como passar em branco. Deste modo o advogado foi suspenso, pela OAB,  do exercício de sua profissão pelo prazo de noventa dias.

Não fora o som capturado pela câmera de TV, esta orientação do advogado ao cliente não teria passado de mais um caso em que o profissional usa de truques e artifícios preparativos para suas teses de defesa. Não diria que é comum, mas acontece e o público não toma conhecimento.

Clóvis Sahione é um advogado vitorioso nos tribunais e tem a pretensão de presidir o Flamengo.

Outra captação de som  inconveniente, que também teve consequências desagradáveis, deu-se em 2004, num treino do Vasco, às vésperas de mais uma decisão contra o Flamengo.

Geninho, técnico do Vasco,  foi flagrado pelo microfone,  durante treinamento, orientando a que o Coutinho, desse no tornozelo do Felipe, que tinha uma jogadinha mortal pela direita do ataque. Embora o Felipe fosse cria do Vasco naquela época defendia o Flamengo, então comandado pelo Abel Braga.

Bem, a Globo botou no ar, naquela noite, o som da instrução dada pelo Geninho durante o treino, e no dia do jogo, em 18 de abril de 2004, tal recomendação do Geninho para darem no tornozelo do Felipe estava na cabeça de todos.

Coutinho foi expulso (diga-se merecidamente) depois de uma falta violenta, e o Vasco perdeu o jogo por 3X1. O grande nome do jogo foi Jean, autor do 3 gols do Fla. 

Esta semana o episódio de captação de som e imagem, feita de novo por câmera de TV,  que permitiu a leitura labial de uma fala do jogador Julio Batista, do Cruzeiro, está provocando celeumas e irá parar no tribunal desportivo.

Não imagino que o jogador do Cruzeiro estivesse comprometido com falcatrua, com facilitação. Se fosse vai ser burro assim no mato. Por que em campo? Por que o Cris iria negociar com o Julio Batista que nem estava em campo quando o Vasco botou 2X0?

Ora, estas coisas são feitas na calada da noite, entre quatro paredes, como se diz. A história que maldosamente está sendo veiculada, precisa ser melhor explicada.

Se era um diálogo entre o Cris e o Julio Batista, cadê a fala do Cris?

Eu aposto que se houve má-fé, se houve fraude, se houve adoção de meio escuso, se houve mala preta, se houve “negociação”, então quem cometeu foi a Globo, que é especialista em trapaça,  em manipulação. O Brizola tinha razão (nesse ponto).
Quem sabe um dia a Globo vem a público arrependida e pede perdão como fez recentemente por ter colaborado com governos militares?

Essa imagem está editada e foi cortada segundo conveniência sensacionalista. A Globo tem pinima com o Vasco por causa do Eurico.


16 comentários:

Ricardo disse...

Olha quando se trata desta "rede" qqer coisa e' possivel. Vale lembrar que apoiaram e bajularam o Regime Militar (que inclusive ajudou a quebrar a Tv Excelsior sua forte concorrente na epoca), ai fizeram todo aquela teatro durante semanas ate' a "morte" do Pres Tancredo Neves (compare isso com a "morte" do Chavez). Apos isso criaram o patetico termo "Fiscais do Sarney" , lembra? Isso durante aqueles espetaculos rocambolescos do Plano Cruzado. Um pouco mais a frente botavam musiquinha do Indiana Jones pro Collor, seguiram bajulando entao FHC e agora vem com essa falsidade de desculpas so' para bajular o PT e a Vanda. Esta rede e' um dos males do pais, porque sempre vai fazer o jogo situacionista em troca de se manter como imperio midiatico.

Jorge Carrano disse...

Muito bem dito. Sem contar as degradantes novelas que usam e abusam da sexualidade, são responsáveis pela degradação de costumes, chegando as raias da apologia do homossexualismo.
Tudo mal disfarçando um merchandising massacrante.

Ricardo disse...

Nao so' as novelas, mas toda uma programacao tendenciosa e com mensagens associadas a bajulacao politica que me referi na maioria de seus programas. Quem entende fica estarrecido com o fato de que parace que existe um Brasil que so esta "rede" ve e isto muito pelo fato de nao ter concorrencia no mesmo nivel. Hoje e' mais um instrumento que contribui para construir uma sociedade anomala e de valores inconsistentes com o progresso cultural do individuo, tal como vc comentou tb, porque veicula coisas criadas por gente que defende estes comportamentos. Abracao.

Freddy disse...

Sobre a conversa, tudo depende de interpretação e até de entonação. Imagine que tenha se dado da seguinte maneira:
- O Cris, numa observação infeliz, sugere ao jogador do Cruzeiro que não se esforce tanto, afinal nada tem a ganhar (apesar de infeliz, é comum em situações análogas, incluindo seleção brasileira em 1954).
- O jogador do Cruzeiro responde meio na galhofa: "- Quer ganhar? Ora, vai lá e faz mais um, putz!"

O que tem isso de desonesto? Nada! Ainda mais que o final do jogo foi um sufoco (eu não vi mas li comentários) e a estatística mostra que o Cruzeiro batalhou bastante pelo empate.

No mais, é armação global.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

É coisa de cabeça doentia.
Ou, o que é mais provável, mal-intencionada. Por uma razão ou outra.

Helga Maria disse...

Estas situações relatadas não são invasão de privacidade? O que acham os advogados dai?
Helga

Jorge Carrano disse...

Caríssima Helga,
Saiba que sua mais frequente participação no blog nos últimos dias só nos enche de alegrias.
Há um equívoco em seu comentário. Aqui não tem advogados. Advogado e flamenguista aqui só tem uma criatura de cada espécie.
Ninguém aguenta mais de um advogado como não aguenta mais de um rubro-negro.Estamos no limite de tolerância.
Quanto a sua indagação, diria que desde "1984", não o ano calendário, mas a magnífica obra de Orwell, não existe mais privacidade. Quando não é o Grande Irmão, como na ficcional história, é a Rede Globo, é a "inteligência americana" e seus órgãos de informação, é a inusitada prática no Brasil de colocar escutas telefônicas clandestinas e depois, se necessário, buscar autorização judicial para validá-la, é o síndico de seu prédio que fica o dia inteiro acompanhando o circuito interno para bisbilhotar a vida de cada morador, e muitas outras se não ilegais, pelo menos imorais e censuráveis práticas, que usurparam nossa privacidade.
Se você está no Google, neste momento, está sendo monitorada por eles para os mais variados fins.
Portanto esqueça da privacidade.
Aos menos avisados informo que "1984", foi publicado em 1949, como ficção, como fantasia.
Quem não leu perdeu, como perdemos a privacidade.

Riva disse...

NOTA aos participantes :

Estou ausente por um período (sem prazo), tendo em vista meu estado de depressão causado pela última apresentação do meu time de coração, cuja performance - boa ou má - interfere profundamente no meu estado de espírito.

Estou de mau humor desde então, em casa, no trabalho, na rua, em qualquer lugar.E com passageiras (por enquanto) crises de intolerância total, o que pode impactar relacionamentos.

Espero que passe logo ... não contem comigo, por enquanto, para analisar ou comentar qualquer tipo de assunto. Não convém que eu me expresse.

Sds !

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Antes de mais nada estimo suas melhoras.
Se a moda pegar, considerando o rol de tricolores e vascaínos que são leitores do blog, haverá um esvaziamento total.
Restará um rubro-negro (o primo Rick) para manter vivo o blog.
Na minha família quem não é vascaíno é tricolor.
Busque consolo no Red Label e no Led Zeppelin (as always, or not).

Freddy disse...

Eu me recuso, apesar de admitir que é uma tentativa às vezes infrutífera, a me deixar dominar pela depressão quando o Vasco se dá mal.
Não faz o mínimo sentido a prática da "torcida doentia". Putz, que coisa medieval! Você entrar em crise porque uns caras, que estão ganhando os tubos e se divertindo na noite após cada derrota, perdem um ou mais jogos, ou não se classificam, ou mesmo caem em divisões inferiores.
Eu tento, tento, tento ao máximo me afastar disso. Como dizia o Prof. Hermógenes (aquele do Yoga): ao se decidir por esportes, a pessoa deve preferir a quadra à arquibancada. Na quadra você extravasa, na arquibancada você é impotente...
E isso faz mal!
Abraços
Freddy

Riva disse...

Freddy, o amor é medieval mesmo.

Você não ama o VASCO. Você curte o Vasco.

Eu amo o FLUMINENSE.Faz parte da minha vida, é um pedaço de mim.

Há uma diferença quântica (gostou, Anônimo?) entre nossa relação com o clube. Vc não sabe o que é isso.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Seu comentário virou um bom gancho para eu fazer um comentário que estava ruminando, e doido para fazer.
Envolve esta coisa da paixão clubística, do amor, do apego, do vínculo afetivo que a gente acaba criando com o "clube do coração".
Mas o comentário que quero fazer aproveitando a deixa, é quanto a atitude do Dedé.
Esta certo que eles são profissionais e devem agir profissionalmente. Ganham dinheiro (e muito) com isso e devem lealdade ao clube a que estão vinculados, seus patrões.
Mas eu sinto falta, em alguns jogadores, de um pouquinho de amadorismo, daquele carinho especial com o clube, daquela paixão de menino, que depois que gruda é difícil desaparecer e impossível mudar para outra camisa.
Como vascaíno gostei muito da atitude do Dedé. Nós precisamos no elenco de jogadores apegados, simpatizantes, torcedores do clube.
Neste universo mercenário que jogadores em 10 anos de atividade já vestiram 12 camisas e beijam todos os escudos, acho que um pouquinho de amadorismo faz bem ao esporte.
O conceito do Dedé cresceu junto a mim.
Nem sei se o comportamento dele foi por gratidão ao clube que deu chance dele aparecer ou se ele é mesmo torcedor desde menino. Quero acreditar na segunda hipótese, por romantismo.

Anônimo disse...

Quer ser feliz, vira corintiano.
Nosso patrono é o seu santo de devoção.
E seremos, não demora, o maior clube do Brasil, equiparado em receita ao Barcelona e Real Madrid.
E teremos uma arena como nenhum time do Rio tem. O Engenhão é do governo, o Botafogo só tem direito de uso.
E já temos titulo mundial de clubes patrocinado pela FIFA. Os outros foram torneios japoneses.

Jorge Carrano disse...

Antes que eu esqueça, o lema da Rede Globo deveria ser:
Hay gobierno? Soy a favor!

Jorge Carrano disse...

Caro Anônimo, ou devo chama-lo Fernandez?
Que acidente feio na Arena Itaquerão hein?!
Lamento pelas vítimas.
Mas parece que os planos de transformar o Coringão (dos gambás)numa potência esportiva, ao nível do Real Madrid e do Barcelona irão por água abaixo.
Mais dinheiro do BNDES pelo ralo, porque as empreiteiras não bancarão.
E a FIFA o que vai decidir?

Riva disse...

Amigo Carrano .... saindo do buraco, de vez em quando .... não concordo com sua análise sobre o Dedé´s Gate ....

Imagina se eu, que trabalhei 18 anos numa empresa, vou deixar de trabalhar em uma concorrência na minha nova empresa, porque a minha antiga está participando ....

São profissionais, e têm que entrar em campo em qualquer circunstância.

No Twitter, e eu concordo, todos dizem que o Dedé só fez isso com receio de falhar em algum lance, e dizerem que teria favorecido o Vasco. (olha só o que aconteceu com o Julio Batista !!).