15 de novembro de 2013

A opinião dos outros

No caso dos leitores do prestigiado jornal "O Estado de São Paulo", através do Fórum dos Leitores, na sua edição do dia 13 último. 
 
 
Fórum dos Leitores 13 de novembro de 2013 | 2h 13
 
A DESOCUPAÇÃO DA USP
 
É vergonhoso e lamentável ver como ficou a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) após a ocupação do local por este bando de vândalos. Estudam numa das melhores escolas do País, gratuitamente, e vão lá para depredar e roubar equipamentos? Quem vai pagar por todo este estrago? Nós, como cidadãos de bem, que pagamos nossos impostos? Por que não cobrar desta corja ou de seus (ir)responsáveis legais?
Luiz Roberto Savoldelli
São Bernardo do Campo
 
*
 
PERDERAM A RAZÃO
 
Uma pergunta para reflexão: esses alunos que foram "desocupados" do prédio administrativo da melhor universidade brasileira querem ter direito a voto direto para reitor?
João P. Mendes Parreira
São Caetano do Sul
 
*
 
A CONTA DO ESTRAGO
 
Pergunto ao juiz Adriano Marcos Laroca, que negou a reintegração de posse da USP há um mês: para quem a USP manda a conta dos estragos? Para o s...?
Tania Tavares
São Paulo
 
*
 
MAIS ÔNUS DO QUE BENEFÍCIOS
 
As fotos que foram publicadas, da reitoria da USP após a saída daqueles estudantes esquerdistas que diziam ter uma grande causa, mas que na verdade queria era só "causar", são de arrepiar. São fotos verdadeiramente revoltantes e pode-se dizer até pornográficas. A USP é de propriedade do Estado de São Paulo, sustentada por todos os seus cidadãos. Não é justo que nós paguemos por esta vergonha. Quando aquele juiz de direito chamado Laroca deu aquela sentença dizendo que "a ocupação de bem público, para deixar de ter legitimidade, tem de causar mais ônus que benefícios para a universidade ou à sociedade", e negou que se mandasse tirar de lá os estudantes, ele endossou a atitude desses alunos. Gostaria de lhe perguntar agora se ele acha que houve algum dano e se ele está disposto a arcar com o pagamento da reforma necessária. Ou se vai mandar que os rebentos atrevidos e seus pais paguem o prejuízo que causaram. Onde está a democracia, sr. juiz, o sr. poderia nos explicar? Onde está a Justiça?
Maria Tereza Murray
São Paulo
 
*
 
POIS É...
 
Pois é, dr. juiz Laroca, da 12.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Eis, nas páginas dos jornais, o resultado mais que previsível do seu extremo progressismo, que o motivou a negar a reintegração de posse da reitoria da USP, tomada pelos "alunos" pela enésima vez. Veja: muita destruição, sujeira e roubo de equipamentos. Assim se deu a tal "liberdade para protestar" a que o senhor se referiu. Sabe o senhor responder quem pagará pelos estragos? Sim, é o cidadão ordeiro, que protesta, sim, mas com ordem, sem destruir nem roubar nada. A isso o senhor chama, certamente, de "justiça".
Maria Cristina Rocha Azevedo
Florianópolis
 
*
 
SOLUÇÃO FINAL
 
Pelas fotografias dos escombros da reitoria da Universidade de São Paulo, dá nojo ver o que os marginais fizeram com o que o povo trabalhou para pagar e eles destruíram. A nós, obrigados a bancar a reconstrução, só resta exigir das autoridades que ainda restam no Estado os nomes e a condenação de cada bandido, a fim de que a sociedade lhes dê as costas para sempre. E para os que tentarem defendê-los.
Moacyr Castro
Ribeirão Preto
 
*
 
PODER E AUTORIDADE
 
Qualquer manual acadêmico de liderança diz que, para ser líder, é necessário ter "poder e autoridade". O primeiro, uma mera qualificação fisiológica; o segundo, o saber pelo conhecimento. Universidades, principalmente públicas, se tornaram "cabides de emprego" de pistolões políticos e, quando há problemas, a saída é o uso da força, que significa o "poder", sem a mínima condição de "autoridade", que significa a sabedoria. Com as várias "imposições ditatoriais" sobre as universidades, inclusive da própria reitoria como gestão, não é de admirar que as universidades se tornem foco de protestos, tanto pela impunidade generalizada como pela incompetência dos dirigentes que se impõem às próprias instituições e às políticas de cotas e outras, típicas de politiqueiros muito mais "ocupados" com mensalões.
Ariovaldo Batista
São Bernardo do Campo
 
 
 

11 comentários:

Jorge Carrano disse...

Os juizes que determinam a soltura destes bandidos que depredam bens públicos s privados, assim como dos filhinhos de papai poderoso, são covardes, ideologicamente ligados à esquerda ou lenientes por natureza.
E se escudam no "processualismo" para mandar soltar ou não mandar prender.
Esse de São Paulo que negou a reintegração (anteriormente) deve estar enquadrado numa hipótese desta.
Parece que tenho inveja de juizes e prevenção contra eles por algum recalque ou frustração. Por isso critique tanto, mas acreditem que minha opinião é calcado em fatos reais que conheço, e acontecimentos em processos que patrocinei.
Juiz não é infalível, embora muitos pensem que são donos da verdade, que são o próprio Deus.
Juizes trapaceiam no comando do processo.
Ao longo de minha vida profissional conheci não mais que meia dúzia de probos, competentes e com coragem profissional para decidir, sem influência.

Anônimo disse...

Não tem carta sua publicada.

Jorge Carrano disse...

Não nesta edição do jornal e sobre este assunto.
Mas sou critico contumaz, com muitas cartas publicadas ao longo dos anos, neste e em vários outros veículos.

Riva disse...

Carrano, você não tem ferramenta de bloqueio ao seu blog, como no Twitter e no Facebook ?

Deveria ter .... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Por causa deste chato Anônimo, Riva?
Eu posso não publicar porque os comentários dependem de moderação do blogueiro.
Mas tenho tão poucos seguidores e participantes efetivos comentando, que libero até os chatos, de galocha ou não (rsrsrs).
É a necessidade! (rs)

Riva disse...

KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkk !! Tá precisando mesmo assim de seguidores ?

O cara não se insere no contexto do post .... prefere alfinetar .... será que ele é assim em casa e no trabalho ? Ou está criando uma personagem "mala sem alça" para o seu Blog ?

Insuportável ! rsrs

Jorge Carrano disse...

Olha aí, Anônimo. Você tem direito de resposta (rs), pois como eu disse preciso de debatedores (rs).
Perdão Riva, mas mesmo os "mala sem alça" são bem-vindos, a esta altura dos acontecimentos, à beira da segunda divisão.
E temas políticos têm pouca receptividade. Cadê o Freddy, por exemplo (rsrsrs).

Freddy disse...

Carrano, como já comentei com você, tenho amigos e conhecidos que leem o blog e até comentam comigo, mas não no espaço devido.
Não entendo bem por quê, se é complicado ou se as pessoas realmente têm preguiça de escrever.
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

AH! Você está ai Ferddy?
Legal. Você já comentou mesmo e também tenho outros amigos e parentes que não comentam no blog. Mas o fazem comigo quando têm oportunidade.
Eu estava apenas fazendo um chiste, uma pilhéria, uma blague, uma piadinha,um gracejo, uma facécia.
Esta repetição de termos para explicar que estava brincando, serve também para provar que o Generalidades Especializadas é cultura (rsrsrs)
Amanhã o assunto será futebol.

Freddy disse...

Se o objetivo é iniciar polêmicas, está no caminho certo. Todo mundo sabe que uma maneira quase certa de arrumar confusão é debater política, religião e futebol. E vamos que vamos!
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Caro Riva,
Minha resposta ao Anônimo é dado com finura, com ação objetiva. Veja a mensagem que acabei de receber logo cedo. Estou omitindo o nome do remetente porque não estou autorizado a divulgar (não o conheço). Esta chegou cedo, mas já recebi ligaçação telefônica de uma amiga, com quem trabalhei em São Paulo.
Veja:
"Efusivos cumprimentos por sua excelente mensagem
publicada hoje no "Estadão" on-line!
É substanciosa e inteiramente correta.
Tenha um ótimo final de semana!"

Abaixo o texto do comentário publicado:

Questões humanitárias
Estou muito mal informado ou não enviaram médicos cubanos para as Filipinas, por questões humanitárias? Segundo um dos cubanos que aqui aportaram na primeira leva, ele não veio pelo dinheiro, e sim por questão humanitária. Faz-me rir.
JORGE CARRANO

É só acessar o "Forum dos Leitores" do Jornal O Estado de São Paulo (Estadão), na versão on line.