1 de novembro de 2013

Clelsea X Manchester United


No domingo, dia 27, um grande jogo reuniu de um lado o Chelsea (The Blues) e do outro o Manchester City (The Citizens). Provavelmente os dois elencos mais fortes e por isso mais caros do futebol inglês (Premier League). O empate teria sido ótimo para mim, torcedor do Arsenal (Gunners), que ocupa a liderança isolada, pelo menos até esta 9ª rodada.

Webb
O Estádio lotado, um bom juiz (Howard Webb), que erra como todos, mas conduz a partida até o final sem nenhum tipo de conflito ou briga. Afinal era sargento da Scotland Yard.

Foi um jogão, com técnica e determinação. Ao final ganhou o time do Mourinho (2X1), que com isso ocupa o vice-liderança.

Dá uma olhada em parte do elenco das duas equipes. Chelsea: Petr Cech, Ivanovic, David Luiz, Cahill, Terry, Ashley Cole, Essien, Mikel, Ramires, Lampard, Juan Mata, Oscar, Hazard, William, Fernando Torres, Schürle, Eto’o, Demba Ba, e outros. No lado do City: Hart, Kompany, Demichelis, Lescott, Nastasic´, Mica Richards, Zabaleta, Clichy, Kolarov, Negredo, Agüero, Nasri, Jesus Navas, Yaya Touré, Fernandinho, David Silva, Milner, Javi Garcia.

Vejam a dificuldade do Pellegrini, técnico (chileno) do Manchester City e do Mourinho técnico (português) do Chelsea, para administrar as fogueiras de vaidades, pois quase  todos  (99%) os jogadores citados jogam em suas respectivas seleções nacionais.

O banco de reservas destas equipes seria titular em qualquer time do futebol brasileiro no momento.

O futebol inglês, o mais antigo do mundo, é hoje também o melhor. Explico melhor. O futebol jogado na Inglaterra, por centenas de jogadores de outras nacionalidades, é o melhor de se assistir.

O futebol, como esporte de competição, nasceu no dia 26 de outubro de 1863, uma segunda-feira, na Freemasin’s Tavern, na Great Quenn Street, estabelecimento londrino já demolido.

Naquele dia e local, foi criada a The Football Association (12 clubes) e com ela estabelecidas as 13 regras básicas do esporte, que foram aumentadas para 17 anos mais tarde.

A Federação Inglesa tem, portanto, 150 anos de existência (assim como as regras do futebol), completados no último dia 26.

A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) surgiu em Paris, no ano de 1905.

Na primeira divisão inglesa, atualmente denominada e gerida como Premier League, o clube mais antigo da Inglaterra em atividade é o Stoke City, com sede na cidade de Stoke-on-Trent, que teria sido fundado em 1868.

O mais antigo clube, fundado em 1862, sendo um dos fundadores da liga, e atualmente na 2ª divisão, é o Notts County, que tem sede em Nottingham.

Por curiosidade,  para quem não acompanha o campeonato inglês, um clube como o Leeds United, por exemplo, com sede na cidade de Leeds, ganhou o campeonato da primeira divisão nos anos de 1969, 1974 e 1992.

Chegou a cair para a 3ª divisão, em 2004, voltou a 2ª divisão em 2010 e luta por vaga para ascender à 1ª divisão nesta temporada.
Tem uma enorme torcida para os padrões ingleses.

13 comentários:

Freddy disse...

Eu acho que futebol deveria ser misto. Homens e mulheres jogando juntos, sendo escolhido(a)s apenas por sua habilidade e utilidade para o time, não pelo sexo.
Eu acho também que as leis deveriam se modernizar - são do século XIX. Por exemplo: alteração do tamanho de campo e balizas, 4 tempos de 25 minutos, quem sabe menos jogadores (9 na linha e 1 no gol), podendo entrar e sair como no basquete e no vôlei. Cartão azul, penalidade a ser cumprida com retirada temporária de campo (digamos 10 minutos). Fim da lei do impedimento, entre outras coisas...
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Bem, Freddy, as mulheres já ocupam as laterais dos gramados (como bandeirinhas), algumas já são comentaristas, e o Chelsea tem uma mulher como médica, que presta o socorro em campo.
E tem o desprestigiado futebol feminino.
Quanto as regras você faz um blended de vários esportes, handball, basketball, volleyball, que certamente matariam o esporte.
Já fui, há anos, defensor do fim da regra do impedimento (tendo como base as peladas), mas mudei de ideia. As razões cabem num post. Quem sabe me atrevo a escreve-lo?
Se você está decepcionado com o futebol acompanhe os campeonatos inglês, alemão ou espanhol.
As partidas são disputadas em vários dias e horários, e transmitidas pelos canais ESPN, FOX SPORT E SPORT TV.

Freddy disse...

Vou aguardar opiniões de Riva, que também é favorável à alteração das jurássicas regras do século XIX (não as mesmas que eu) por conta do evidente progresso no condicionamento físico dos atletas que fazem da atual formatação um anacronismo.
Abraço
Freddy

Riva disse...

Acho que o Freddy está extrapolando nessa luta pelas mulheres .... ou então as 3 (esposa e filhas) são leitoras assíduas do blog .... aí faz sentido a apelação.

Dá um tempo, Freddy, futebol misto ?
Isso é típico de quem nunca levou uma entrada violentíssima, um soco no peito ou no nariz, uma dedada provocativa .... rsrsrsrs .... não existe a menor possibilidade. Futebol é muito violento, muito corpo a corpo.Não dá para aliviar a entrada num jogo valendo.

Quanto à FIFA, desisto dessa senhora hiper ultrapassada, dirigida por pessoas de mente curta, sem ousadia,muita politicagem e roubalheira. Além de considerá-los criminosos com seus cadernos de encargos. Eles e todos os que aceitam suas exigências. Por mim poderia fechar as portas e criar-se uma nova Federação, moderna e atualizada.

Em relação ao futebol propriamente dito, se tivesse poder, de imediato eu :
- acabaria com a lei do Impedimento, complicada, injusta, mal administrada nos campos. Não existe isso na areia, nas peladas, no salão, no society, e todo mundo sabe como marcar.
- implementaria a tecnologia como nos jogos de futebol americano, onde o juiz não só tem acesso à tecnologia em um lance duvidoso, como anuncia para o estádio inteiro o que decidiu. Revolta ZERO nas arquibancadas.

Uma vez tive a oportunidade de conversar com o ARNALDO CESAR, por telefone, num programa da Rádio Globo, e perguntei a ele porque ele tinha dito que era super a favor da Lei do Impedimento, que tanto revoltava as torcidas com gols mal anulados. Ele respondeu que essa revolta nas arquibancadas fazia parte do futebol, dava graça ao esporte. Aí eu disse que ele achava isso porque a mãe dele não estava no meio da torcida revoltada ... e desliguei o telefone. Quem escutou ao vivo, escutou ! rsrsrsrs.

Sds TETRAcolores

Jorge Carrano disse...

Nãio sei se você lembra Riva, pois é mais novo do que eu, mas antigamente nas peladas de rua ou campo de várzea, jogava um time de camisa e o outro sem camisa.
Até em alguns pequenos clubes, nos treinos eram os de camisa contra oa sem.
Lembro isso apena para dizer que naquela época seria boa a sugestão do Freddy. Não perderia treino para ver o time sem camisa se fosse integrado por mulheres.

Freddy disse...

Piadas à parte, o futebol de mulheres existe e a nossa Marta é ícone mundial. Misturar os dois pode não ser viável pela diferença física inerente aos sexos, confesso que sugeri só pra gerar polêmica.

No entanto, com certeza conheço mulheres mais raçudas e pesadas que Neymar ou do que Zico no início da carreira (rs rs). Para dar um exemplo fora do futebol, experimente levar da Maria Sharapova (nem falo da Serena Williams!) uma bolacha bem dada na cara pra ver se você não muda rapidinho de opinião sobre a força delas!!
<:o)
Freddy

Jorge Carrano disse...

Não quero experimentar uma bolacha da Sharapova apenas para não correr o risco de ficar viciado.
Iria virar masoquista (rs).

Jorge Carrano disse...

Uma vez mais o México elimina o Brasil em competição futebolística internacional. Já foi tempo que o México era sombreiro e tequila.
Desta feita, hoje, em Dubai, nos Emirados Árabes, no Campeonato Mundial-sub 17.
Foi nos penalties: 11x10 , pois no tempo normal houve empate de 1x1.
Arriba México !
Para completar nossa humilhação só falta a Argentina vencer na outra semi-final e ganhar o campeonato. mundial da categoria.

Jorge Carrano disse...

Alex Ferguson, foi treinador do Manchester United por 26 anos. Aposentou-se em 2012 e foi substituído por David Moyes, também escocês, que por sua vez estava como técnico do Everton por 11 anos.
No Arsenal, o francês Arsene Wenger está há 17 anos.
No Brasil só lembro de tanta longevidade à frente de uma equipe, no período de 1954 até 1966 (12 anos), quando Lula (Luis Alonso Pérez)foi treinador do Santos.
Mas aquele time precisava de técnico? Pelé, Pagão, Coutinho, Pepe, Doval, Mengalvio, Zito, Clodoaldo, Toninho Guerreiro, entre outros, atuavam no Santos neste período.

Riva disse...

Viramos fregueses do Mexico em futebol .... nunca imaginei que viveria para testemunhar uma coisa dessas ...

Jorge Carrano disse...

Pois é Riva, como eu disse em comentário lá em cima, só falta agora a Argentina ganhar o campeonato mundial sub-17.

Jorge Carrano disse...

Campeonato cearense de 2015:
Quixadá x Icasa tem apenas sete pagantes e renda de R$ 70.

Jorge Carrano disse...

Nos países civilizados as leis são aplicadas:

http://espn.uol.com.br/noticia/529382_torcedores-do-chelsea-que-cometeram-ato-racista-sao-banidos-do-futebol-por-5-anos