1 de março de 2011

Pequenas doses de blues e jazz

Você nunca encontrou e jamais encontrará em minhas entradas neste blog, qualquer comentário sobre vibrato, staccato, e outros tecnicismos que tais.

Isto é coisa para crítico. Frases como “...ele exagera nos vibratos e nas notas em staccato”, ou “... cuja dinâmica fluiu da placidez sussurrante do sax tenor...” ou, ainda “... da veemência lancinante do sax soprano...”, ou “se permitiu a tocar longamente, em legato”, não aparecerão nas minhas postagens, pelo simples fato de que me faltam conhecimento musical e inspiração poética para tanto.

Aqui a ênfase é no sentimento, na emoção, no tangenciar a alma.

Arrostada minha ignorância musical, em contrapartida, a validar minhas postagens, coloco minha paixão pela música - que ouço muito - no mais amplo universo, e pelo jazz no mais restrito.

Assim, sem falsa modéstia, até porque como alguém já disse “toda modéstia é falsa”, tenho do que falar nesta matéria.

Fui em busca de uma explicação sobre a origem do nome jazz.

Para minha surpresa acabei descobrindo a razão pela qual sou chegado a esta arte.

Segundo minha pesquisa, a palavara jazz tem origem em uma palavra de um dialeto africano (jizz) cujo significado é semem.

Segundo outras fontes, o jazz liga-se ao sexo. A palavra jazz, derivaria do francês jazer, 'deitar, copular' falado pelos escravos de New Orleans. Ainda hoje, jazz mantém o sentido de 'relação sexual'.

Taí, explicadíssimo, porque jazz é bom.

Segundo o filósofo Roberto Carlos (cantor), fazer sexo é a segunda melhor coisa do mundo. A primeira seria sexo com amor.

Os conceitos e definições a seguir, para blues e jazz, não são meus e são encontráveis na internet.

Blues seria uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

Um dos nomes mais expressivos do blues é Robert Johnson, inspirador do filme "A Encruzilhada" (Crossroads), especialmente sobre seu encontro e pacto com o diabo para se tornar um grande músico.

Jazz é uma manifestação originária dos Estados Unidos, na região de New Orleans e suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.

O jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular dos blues.Com o tempo o jazz produziu uma grande variedade de subgêneros, ou correntes, como o Dixieland, o Swing (das big bands), o Bebop , o Cool, o Jazz latino e o Fusion . Para terminar, quero fazer uma sugestão, entrem no Google ou no YouTube e localizem “Preservation Hall Jazz Band”, ouçam e sintam.

Eles representam o mais puro e clássico jazz, estilo dixieland ou de New Orleans.

Depois leiam o post de 11 de fevereiro, publicado neste blog, no qual meu filho fala de sua visita a um dos mais importantes  templos do jazz, o Preservation Hall Of Fame, em http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/02/os-velhos-e-o-jazz.html

Nenhum comentário: