4 de março de 2011

Bula do perfil

Já estive tentado a modificar meu perfil, publicado desde o início neste blog, por causa de dúvidas e incompreensões que suscitou.

Algumas pessoas indagaram sobre ser ímpio, no sentido de impiedoso, ou como consta no Aurélio, que “denota ou envolve impiedade”. Até poderia ser, mas eu não declararia de forma consciente, não é?

Assumi ser ímpio, no sentido de ser um herege convertido. Sim, porque fui coroinha e fiz primeira comunhão.

Quando cresci um tantinho, e depois de ver, ouvir e ler, deixei a fé católica e me converti à heresia. Não, não sou um herege fundamentalista. Não é que não tenha fé alguma. Mas a minha fé não é a convencional, é à moda.

Por que admirador da Portela e torcedor do Vasco da Gama?

Queriam o quê? Nasci em 1940 e quando estava na faixa entre 5 e 12 anos de idade, quando as paixões vão se manifestando só dava Vasco e Portela como campeões.

Lembre que estamos entre 1945 e 1952.

Neste período a Portela conseguiu inéditos 7 títulos consecutivos, eis que campeã entre 1941 e 1947. Ainda é, hoje, a Escola mais vitoriosa, com 21 títulos conquistados, não obstante os maus resultados dos últimos anos.

O mesmo ocorreu com o Vasco da Gama, que logo em seu ano de estréia, em 1923, conquistou o título carioca, e alcançou seu apogeu, com o até hoje invejável “Expresso da Vitória”, uma equipe quase imbatível na época. O Expresso começou a se formar quando a diretoria contratou o técnico uruguaio Ondino Vieira e chamou para o elenco vascaíno jovens e desconhecidos jogadores, como Augusto, Eli, Danilo, Ademir, Lelé, Isaías e Jair, que se consagraram e fizeram história, inclusive na selaçao nacional.

Foram dois títulos cariocas invictos, em 1945 e 1947. Este último rendeu ao clube o convite para disputar o Campeonato Sul-Americano de Campeões. Além do Vasco, estavam lá grandes potências da época, como o temido River Plate de Di Stéfano* apelidado na Argentina de La Maquina (a Máquina) e favorito ao título, além de Nacional do Uruguai e Colo-Colo do Chile. Após quatro vitórias e um empate o Vasco jogava com o River Plate pelo empate e no jogo final o 0 X 0 foi o suficiente para dar ao Vasco o seu maior título no futebol, reconhecido atualmente como titulo Sul-americano, equivalente à conquista da Libertadores.

Em 1949, o clube cruzmaltino, de novo, conquistaria mais um título carioca invicto, com uma goleada sobre o Flamengo em plena Gávea (estadio da Flamengo), por 5 a 2, após estar perdendo por 2 a 0.

O time conquistaria, ainda, os títulos estaduais de 1950 e de 1952, encerrando a fase mais vitoriosa do clube. Terminava assim o Expresso da Vitória.

Viram quantas conquistas importantes entre 1945 e 1952? Pois é, queriam que eu adotasse como paixão futebolística outro clube? Por acaso um perdedor?

Bem, a advocacia foi falta de melhor opção na vida civil, eis que minha intenção era a carreira militar, em especial na aeronáutica, para ser piloto de jatos. A discromatopsia, como já contei, acabou com meu sonho.

Que mais tem lá no perfil que careça de explicação? A fé em São Jorge? Bem, se você pergunta porque, parafraseando Louis Armstrong** respondo que nunca entenderá.

Espero que com esta bula, ou melhor, com este pequeno manual de como entender o perfil, as dúvidas tenham desaparecido.


N do A:

* Di Stefano foi seguramente o melhor jogador de seu tempo. Aliás que alguns jogadores argentinos, vira e mexe, destacam-se por sua arte. A exemplo de Maradona e, atualmente, o Messi, que seriam incluídos nas listas dos 5 melhores jogadores de suas épocas.

** Indagado sobre o que seria jazz, Armstrong respondeu: “se você me pergunta o que é jazz, então nunca entenderá”

Nenhum comentário: