30 de setembro de 2021

Frequentei e lamento o fechamento

 

A "Gruta di Capri", da pizza brotinho, não mais existe. Agora no local funciona uma drogaria. Esta atividade comercial - drogaria - tomou conta de vários pontos tradicionais da cidade.



O restaurante "Monteiro" era onde encontrávamos políticos e jornalistas. E mais tarde, executivos e profissionais liberais bem-sucedidos.
Os formidáveis pratos que eram campeões absolutos de pedidos: badejo com guarnição de legumes; filé ao ponto (ou mal passado conforme gosto pessoal)  com palmito  na manteiga queimada; filé com arroz de brócolis. 
E a canja de galinha, tão conceituada e concorrida quanto a da icônica "Leiteria Brasil". 



A "Leiteria Brasil", agora filial da "Casa Pedro", assim como o "Monteiro" localizada na Rua da Conceição, também servia para os notívagos e boêmios a canja reconfortadora.
Enquanto meus pais tomavam chá com torrada Petrópolis, eu tomava Toddy batido no liquidificador.
Na saída comprávamos biscoitos amanteigados (no varejo), manteiga de Cantagalo e presunto fatiado.


O "Academia" , bar e restaurante que ficava em São Francisco, bairro que teve "Saco" precedendo seu nome e era servido por bonde, que transitava - acreditem - pela Estrada Froes, eis que não existia, ainda, o túnel.


No "Steak House", boa comida, e ótima relação custo benefício. Parece que mudou de endereço. A conferir.


Bem, enquanto pastelaria, a Imbhuy" não tinha rival, assim como o Italiano não tinha concorrente na pizza fatiada. De todos os pasteis que comi, os da Imbuhy" só perdiam para os das feiras livres. 
Tinha, além do caldo de cana,  uma vitamina, batida na hora, com banana, maçã, leite, e farinha láctea da Nestlé, que além de muito nutritiva era gostosa.
Na parede de fundo, ao alto, havia uma réplica da barca "Imbuhy", da Cantareira.
 



Esta tradicional padaria, abaixo, que funcionava no Pé Pequeno, muito provavelmente era frequentada pelo Riva, morador do bairro. Eu e Wanda tivemos uma loja na Noronha Torrezão e vez ou outra comprávamos lá alguma coisa para um lanche.



Em São Francisco, na Av. Quintino Bocaiúva, funcionou, até o início da década de 1990, o restaurante "Lido", o preferido de meu pai, por causa do cardápio de peixes e frutos do mar. Aos domingos, claro que nem todos, íamos comer peixe à brasileira.

Não posso esquecer do Samanguaiá, que embora não seja de minha infância, foi marcante em minha vida profissional. Já escrevi sobre ele neste blog: http://jorgecarrano.blogspot.com/2016/02/samanguaia-jurujuba-niteroi.html

E, para encerrar por hoje, o Bier Strand, na praia de Icaraí, onde com outros casais amigos, tomávamos chopinho acompanhado de calabresa e fritas. Senna e Hermínia, Cury e Marli, Castelar e Emerita, eram os nossos amigos mais frequentes.

6 comentários:

Jorge Carrano disse...


Se fosse diversificar as atividades comerciais, teria que incluir algumas lojas das quais éramos fregueses: calçados ( A Samaritana e Clark); papelaria (Casa Cruz), roupas (Casa José Silva),
eletrodomésticos (Casa Neno); lojas de departamentos (Mesbla, Sears, Sandiz), e muitas outras que espero sejam acrescentadas por eventuais leitores.

RIVA disse...

A GRUTA de CAPRI ainda atende por delivery, apenas suas pizzas.
WhatsApp 97683 3266
Fixo 3741 8009

Da mesma forma, O BOM CANTO com aquela pizza com um molho extra em separado, também atende pizzas por delivery. O nome foi comprado por um ex-gerente, a qualidade continua a mesma :
97429 9415
2611 4747

STEAK HOUSE reabriu no Jardim Icaraí, no Pólo Gastronômico :
2610 3650
3617 3448

Boas lembranças, todas !

Quando bem mais jovem eu dizia que um dia venderia sandálias para as mulheres na Samaritana. Queria encerrar minhas atividades profissionais assim. A SAMARITANA não permitiu .... fechou antes.

RIVA disse...

Complementando ...

A ACADEMIA em Frisco fechou devido ao falecimento do seu dono, amigo nosso do ABEL.

A LEITERIA BRASIL era demais ... cozinha nota 1000 !

Na MESBLA comprei a prazo minha 1ª calculadora de 4 operações, que funcionava com .... 5 pilhas !!

Jorge Carrano disse...


Não, não fui acometido de banzo.

Jorge Carrano disse...


Exotismo, na época, era comer, no Municipal, bar numa esquina da Rua da Conceição, ao lado da prefeitura: testículo de boi, à milanesa; sopa de tartaruga; râ à doré e jacaré.

Cerveja bem gelada, aquela da parte superior da grande geladeira.

RIVA disse...

Municipal não lembro desse ...

O que tenho uma lembrança muito forte da infância, década de 50, era comer cachorro quente numa "ilhota" que tinha na Praia de Icaraí, hoje uma pracinha em frente da Igreja São Judas Tadeu.

Meu pai parava ali seu FORD 41 e comprava os cachorros quentes, que comíamos dentro do carro. Era aqueles com molho tradicional de tomate, cebola e pimentão.

Na mesma Praia de Icaraí tinha um boteco/lanchonete na esquina da praia com Osvaldo Cruz que eu e meu irmão Freddy íamos sempre devorar um salsichão com salada de batatas - fazíamos uma mistura de farinha com molho inglês pra complementar.