13 de setembro de 2021

US OPEN 2021

Sábado e domingo tivemos as finais do US Open, versão 2021.

Minha surpresa foi ver na final feminina, no sábado, duas tenistas novas,  desconhecidas para mim. Com 18 e 19 anos de idade.

Uma campeã tão jovem não seria inédito posto que tanto a Serena Williams quanto a Maria Sharapova conquistaram título de Grand Slam aos 17 anos de idade.

Na verdade, antes das duas citadas, outras tenistas conquistaram títulos do ciclo de Grand Slam aos 16 anos, e antes dos 18 já tinham conquistado 4 títulos cada uma: Martina Hingis e Monica Seles.

Emma Raducanu, de 18 anos, a campeã do torneio americano deste ano, é filha de pai romeno, com mãe chinesa e nasceu no Canada. Entretanto defende a Grã-Bretanha pois a família foi para lá quando ela tinha apena 2 anos de idade.

Sua adversária, a canadense Leilah Annie Fernandez, com 19 ano, é filha de pai equatoriano, com mãe filipina.

Ambas têm uma mistura  de sague é etnias bem rica.



A final realizada no domingo tinha de um lado o grande campeão Novak Djokovic, com 20 Grand Slam conquistados e aspirava conquistar nos EEUU seu 21º isolando-se como o maior vencedor de todos os tempos, posto que Roger Federer e Rafael Natal têm igualmente 20 títulos cada um deles.

Inobstante todo o apoio da torcida presente, onde despontavam estrelas e astros de Hollywood (como Brad Pitt), tenistas vencedores veteranos (Maria Sharapova estava lá) e jogadores famosos da NBA, o sérvio Novak Djokovic não fez um bom jogo e o russo Daniil Medvedev se superou fazendo ótima partida para ficar com o título.



https://ge.globo.com/tenis/noticia/conheca-emma-raducanu-a-multicultural-britanica-campea-do-us-open.ghtml

https://oglobo.globo.com/ela/gente/a-estrela-britanica-do-tenis-emma-raducanu-de-18-anos-disse-que-vai-emoldurar-carta-enviada-pela-rainha-elizabeth-significou-tudo-para-mim-25194380tm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

https://www.uol.com.br/esporte/tenis/ultimas-noticias/2021/09/11/us-open-fernadez-raducanu.htm

https://ge.globo.com/tenis/noticia/djokovic-x-medvedev-final-do-us-open-tem-numero-1-contra-2-e-busca-de-feitos.ghtml

5 comentários:

Jorge Carrano disse...


Medvedev ganhou do Djoko com autoridade: 3X0, e a Raducanu não perdeu um set sequer durante a jornada vitoriosa até o título.

Vamos ver até onde vai a britânica que acaba de ganhar seu primeiro Slam.

Já o sérvio tem gás para continuar perseguindo o recorde de 21 grandes prêmios, já que ora divide com Nadal e Federer, 20 títulos conquistados.

RIVA disse...

Acho que a semifinal do dia anterior desgastou Djoko.

Jorge Carrano disse...


Pode ser, mas o Medvedev jogou muito bem, na avaliação de quem sequer sabe jogar, apenas torcer.

RIVA disse...

Joguei tênis por uns poucos anos, já com tipo 35 anos.

É um esporte super solitário, em que vc se cobra demais, e sofre muito com determinadas derrotas, requer um domínio mental muito forte. Eu, amador, senti isso, imagina um profissional. Djoko sentiu demais a derrota nas Olimpíadas, pode ter certeza disso ... além do desgaste físico.

No único torneio oficial que joguei, achando que estava preparado, tomei 2 pneus !!! 6-0 e 6-0. Uma vergonha. Olhava pra arquibancada e a minha raquete de liga leve pesava uns 15 kilos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....

Jorge Carrano disse...


Você nem conseguiria quebra-la como fez o Djokovic (rsrsrs).