25 de setembro de 2021

Tem alguém aí, desta época?

 

Refiro-me aos contemporâneos que tenham ido assistir ao faquir Silki, deitado em uma cama de pregos, sem comer por mais de cem dias (bateu o recorde mundial, com 115 dias). 

😁😁😁 Pagava-se para ver um cara passar fome. Atualmente centenas de moradores em situação de rua podem ser observados diariamente na cidade. E poucos ajudam com uns trocados.

Deve se lembrar das matinês, chamadas de pré-estreias, no cinema Odeon (mais tarde sob o nome de cine Niterói). Eram às 10 horas da manhã e sempre tinham enorme filas.

Faziam lançamento das chanchadas nacionais, com Anselmo Duarte e Eliana.



Provavelmente foram ao Maracanãzinho assistir aos shows "das águas dançantes" e apresentações dos Harlem  Globetrotters.



Anualmente excursionavam pelo Brasil.

Se não comiam pasteis, acompanhados de caldo de cana, da Pastelaria Imbuhy, não sabem o que perderam.

E os bailinhos ao som dos LPs dos "Românticos de Cuba" ou Waldir Calmon, realizados nas casas de coleguinhas de escola? Os móveis da sala eram encostados nas paredes, e o espaço central virava pista de dança. Rolava, também, refrigerante e nas casas das mais descoladas até cervejinha. 

Muitas das meninas não serviam cerveja para que os rapazes não ficassem em grupinhos apenas bebendo e deixando as donzelas a ver navios, sem parceiros para a danças.

Se você, distraído e curioso leitor, nunca espantou (para proteger) o vira-lata da rua, a fim de que o pobrezinho não fosse recolhido pela carrocinha, então não praticou  sua boa ação do dia, como era tradição entre os escoteiros (ainda existem grupos de escoteiros e bandeirantes?).

Explico o que eram as carrocinhas de cães. Eram veículos dos centros de controle de zoonoses, das prefeituras municipais, que recolhiam das ruas os animais (cãs e gatos) desamparados. Nosso temor era que virassem sabão, como constava da lenda que corria.

Orquestra Tabajara, uma das mais cotadas ... e caras

E os bailes de formatura, até do curso ginasial (acreditem), realizados com orquestra e os formandos acompanhados de madrinhas/padrinhos?

Pela manhã, missa na Catedral de São João Batista e à noite o baile, em geral realizado nos salões da Associação os Empregados do Comércio, no Rio de Janeiro. Onde foi realizado o meu.

Mas nem tudo eram, ou foram, flores. Em 16 de junho de 1950, na presença de 199.854 torcedores, o Brasil perdeu a chance de conquistar seu primeiro título mundial de futebol.

Maracanã - 16.06.1950
Com um gol de Ghiggia, o Uruguai fez 2X1 e acabou com nosso sonho. O empate nos bastava, pelo sistema então vigente.

Segundo gol do Uruguai - Ghiggia
Se você não chorou, deve ter visto alguém chorando. O país chorou.



Da mesma forma se você não perdeu algum parente ou amigo, ou um vizinho, entre os 503 mortos no incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em 17 de dezembro de 1961, pelo menos se comoveu com a tragédia que abateu várias famílias. A cidade de Niterói chorou.

Triste episódio

Travessia da Baia da Guanabara, de barca, no década de 1970.



6 comentários:

Calfilho disse...

Muito bom, Carrano. Tempo bom não volta mais...

Jorge Carrano disse...


Nem comentei, Carlinhos, as peladas no campo do "Diário Oficial" ou no "Vianense".

As excursões que fazíamos enquanto estudantes: Universidade Rural, Cachoeiro de Itapemirim, Marambaia e outras.

As portuguesinhas geladas que vocês penduravam no Manel's (rsrsrs).

O poker na sala do grêmio (que ninguém nos leia) ou na casa do "Frigideira".

Enfim, o que não nos falta é assunto para comentar com ... com quem mesmo?

Calfilho disse...

É, tá ficando difícil achar alguém com quem relembrar os bons tempos... muitos já se foram, outros estão em local incerto e não sabido...

Alódio Moledo dos Santos disse...

Carrano
Eu vivi tudo isso, todas essas coisas são inesquecíveis e fazem parte de nossa história.Quantas lembranças!
Um abração do seu velho amigo Alódio

Jorge Carrano disse...


Que bom tê-lo por aqui neste espaço virtual, Alódio, tendo em vista que temos nos desencontrado em algumas esquinas de nossas jornadas.

Um abração para você também velho Amigo.

O Calfilho, mais acima nos comentários, outro velho Amigo dos mesmos tempos, mas de outra tribo, tem estado mais próximo, na forma presencial.

Fazendo uma blague, você está no meio processual atual, ou seja, eletrônico; já o Carlinhos está no meio mais antigo que é o físico, se é que me fiz entender (rsrsrs).

RIVA disse...

Não sou da geração de vcs, mas adoro essas lembranças de tempos maravilhosos da nossa infância e juventude.

Minha saudosa experiência dessa fase da minha vida está, como diz a Alessandra Tappes, nos quadros pendurados nas paredes da minha memória, na seção 1956 a 1970.

FLUi

PS: hoje 16h no SBT tem PSG x Manchester City.