10 de setembro de 2021

AMENDOEIRAS ou Amendoeiras-da-praia.



A amendoeira-da-praia (Terminalia catappa), amendoeira, castanheira, chapéu-de-sol,  é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir 35 metros de altura. É típica de regiões tropicais. Especula-se que sua origem esteja na Índia e na Nova Guiné.

É muito comum por todo o Brasil, especialmente na Região Sudeste, pois gosta do calor para se desenvolver. Também é extremamente comum em regiões praianas. 

Tem a copa bastante larga, fornecendo bastante sombra. Possui folhas caducas. Os seus frutos comestíveis, embora um pouco ácidos, são muito apreciados pelos morcegos.


Comestíveis quando maduros. Ficam vermelhos.


Primavera/verão

Outono/inverno

Na orla de Icaraí, em Niterói - RJ, renovam seus ciclos de vida, ano após ano, desde minha infância.













No outono trocam a folhagem já amarelada, alaranjada ou mesmo avermelhada. As folhas caem e forram o piso.




7 comentários:

Jorge Carrano disse...


Nunca me incomodei de ter que varrer diariamente, na época de troca da folhagem, a rua diante de minha casa em São José de Imbassai, em Maricá.

Eram duas as amendoeiras que lá estavam plantadas quando adquiri a casa.

No verão causticante muitas pessoas paravam debaixo delas para refrescar, antes de seguirem o caminho, pela longa rua de terra, que se não me engano se chamava Av. Palmira de Carvalho.

A bem dizer andei fazendo compostagem com as folhas caídas, acrescentando cascas de legumes que consumíamos (cenoura, batata, chuchu, etc) e cascas de ovos.

Wanda sonhava em termos verduras sem agrotóxicos. Mas qual o quê, as lagartas comiam tudo que plantávamos, tão surgiam os primeiros brotos. KKKKKKK

Paguei uma fortuna por esterco de galinha que me disseram ser o mais potente adubo orgânico. KKKKKKK

RIVA disse...

São lindas mesmo, e são ao mesmo tempo inimigas mortais de nós, motociclistas !

Jorge Carrano disse...


??????

Boiei.

Riva disse...

Folhas de amendoeiras são armadilhas mortais para os pneus de uma motocicleta, até em baixa velocidade. É chão na certa !!!

Jorge Carrano disse...


Não conhecia esta faceta ... mais uma razão para apreciar as amendoeiras (KKKKKKKK).

Ainda bem que você não está incluído na aversão do blogueiro porque não é motoqueiro.

RIVA disse...

Porrannnn, essa sua foi cruel !! rsrsrsrsrs

Já vi um cara arrancar com a moto e não viu que estava em cima de umas folhas de amendoeira. O tombo foi feio ! É chão na hora !

Mas já que vc entrou no assunto motoqueiros, há que se fazer uma estátua em homenagem a esses caras. O que fizeram e fazem por todos nós nessa pandemia faça chuva ou sol, é digno de admiração.

Se não fossem eles nos entregando e/ou buscando remédios, compras, refeições, documentação, enfim, têm sido uma das molas mestres na continuidade de muitos negócios, fundamentais para todos nós.



Jorge Carrano disse...


Refiro-me aos irresponsáveis no trânsito, ziguezagueando entre os demais veículos, em alta velocidade, sem respeitar a sinalização.

Aqueles que arrancam os retrovisores laterais de automóveis e são responsáveis por uma infinidade de acidentes no trânsito.

Sem contar o prazer de trafegar com a descarga aberta ferindo nossos tímpanos.