9 de setembro de 2021

Bolsonaro botou o galho dentro ... melhor assim

Bolsonaro botou o galho dentro. Melhor assim. Sabem quem o aconselhou e, mais, tentou aproximação dele com o Alexandre de Moraes,  pois foi o ex-presidente que o nomeou para o STF?

Ele mesmo, Michel Temer, nada como um dia após o outro.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra do texto divulgado por Bolsonaro.

Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.

2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.

3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.

4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.

5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.

6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.

7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.

8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. 

9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.

10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil


Imagem: 




Matéria em : https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/09/09/bolsonaro-divulga-texto-sobre-crise-institucional.ghtml

16 comentários:

Riva disse...

Não vejo como "botar o galho dentro".

Vejo como um chamado para a conciliação, e espero que o STF reaja positivamente, pelo nosso bem, porque o país parou.

Sim, porque até agora o STF nunca deu um passo sequer nesse sentido. Muito pelo contrário, batendo na nossa cara com essas decisões monocráticas, antidemocráticas e inconstitucionais.

Infelizmente muitos estão vibrando, achando que o STF está ganhando a queda de braço. O que vimos anteontem reflete tudo.

E que venha o Peru ! kkkkkkkkkkkkkkk

Jorge Carrano disse...


Caro Riva,
Nunca rebato o que você escreve. Nem o que minha irmã manifesta, diariamente via ZAP.

Vocês opinam e eu publico. Não quero polemizar.

Como você é uma pessoa bem informada, leitor voraz (em suas próprias palavras), inteligente e culto (o que é diferente de ser bem informado), peço vênia para um reparo:

Não diga que "com essas decisões monocráticas, antidemocráticas e inconstitucionais".

Porque não são, à luz de nosso ordenamento jurídico.

Discorde sem rotular para não diminuir, desmerecer, sua opinião.

Deixa somente o "mito" no ridículo, na explicitação da ignorância dele.

Abraço

Jorge Carrano disse...


Antes do boa noite, cito a biógrafa (Evelyn Beatrice Hall) do filósofo:

“Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la.”

Voltaire

RIVA disse...

Prezado e caro amigo, me ajude então a entender, já que é a sua área de conhecimento.

É justo e legal o STF com 11 membros (10 no momento) decidir questões (sempre muito importantes) com 1 dos ministros apenas ? Por que não é votado entre todos eles, qualquer questão ?

Isso sem levar em conta que nenhum deles foi indicado em pleito por 220 milhões de brasileiros, foram indicados, e todos sabemos, atuam com viés político em muitas vezes.

Vc está me dizendo que minha revolta e de milhões com essa situação é 100% constitucional e então legal ?



Jorge Carrano disse...


Não sou eu que estou dizendo:

https://blogs.oglobo.globo.com/sonar-a-escuta-das-redes/post/vergonha-decepcao-e-covardia-base-bolsonarista-se-indigna-nas-redes-com-recuo-de-bolsonaro-em-declaracao-nacao.html

Jorge Carrano disse...


Riva: "Prezado e caro amigo, me ajude então a entender, já que é a sua área de conhecimento."

Blogueiro: Caro amigo, Bolsonaro recebeu 58 milhões de votos nas urnas (incluindo o meu);ele já indicou dois ministros (um aprovado) e outro aguardando sabatina no Senado.

A Constituição de 1988, foi aprovada por uma Assembleia Nacional Constituinte, integrada por parlamentares eleitos pela população em todo o território nacional.

Veja que somos nós, o povo, através de nossos representantes, em votação majoritária e proporcional, que "elegemos" os ministros do STF.

Votação em sistema majoritário, escolhe presidente, governadores e prefeitos, chefes de executivo. Já o sistema proporcional elege os membros dos legislativos federal, estadual e municipal (deputados e vereadores).

Se escolhemos mal nossos representantes, de tabela escolhemos mal os membros do Poder Judiciário.

Teu líder político, chefe supremo da nação, escolheu um ministro tremendamente evangélico.
Aliás, dois, como requisito básico, ao invés do notável saber jurídico e reputação ilibada.
Mais tarde muita gente, milhões, estarão contrariados com eles e questionando as decisões monocráticas.

Muitas, muitas mesmo, decisões monocráticas, são revistas pelo colegiado. Tudo dentro da lei, regimentos internos, jurisprudência e doutrina.

Jorge Carrano disse...

Os militares não gostaram. Bem feito!!!

https://blogs.oglobo.globo.com/bela-megale/post/recuo-de-bolsonaro-sobre-ataques-alexandre-de-moraes-desagrada-ala-militar-do-governo.html?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

Quem mandou apoiar uma delirante, inconsequente, irresponsável.

A maioria dos militares está no governo por razões mercenárias. Por vezes duplicam e até triplicam o valor do que seriam seus soldos ou proventos de aposentadoria.

Não pode ser por ideologia, patriotismo.

RC disse...

Esse tom moderado, não durará nem algumas horas. Certamente já foi para as cucuias no cercadinho de puxa-sacos que cercam o sujeito quando ele entra e sai do "trabalho".

A despedida, DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA tem as tonalidades neonazistas que são a marca deste governo. São valores expressos da boca para fora. Não há qualquer patriotismo em dificultar a vacinação da população brasileira. Não há religiosidade em semear o ódio e a intolerância. E, família, bem, para ele, são apenas os filhos safados e imprestáveis que ele quer poupar da justiça.

Jorge Carrano disse...


Pergunta, apenas retórica, para o amigo Riva:

Quando o presidente da câmara dos deputados, represa, engavetando, 131 pedidos e impeachment do presidente da República, está decidindo monocraticamente, por prerrogativa que lhe assegura o regimento da casa.

Aí pode? Ou fica configurada a situação exposta em seu comentário alhures:
"Muito pelo contrário, batendo na nossa cara com essas decisões monocráticas, antidemocráticas e inconstitucionais."

RIVA disse...

Vc está me dizendo que o "regimento interno" de um ou de outro permite que 1/500 tome uma decisão por todos ? Que 1/11 tome decisão por todos ?

Se é assim, os 499 ou os 10 são lenientes. Não é obediência a um RI, é leniência mesmo.

Jorge Carrano disse...


A competência para levar adiante pedido de impeachment é do presidente da Câmara dos deputados assim como é do presidente do STF pautar os processos para julgamento.

Claro que em um e outro caso algumas providências podem ser tomadas. Por exemplo as lideranças partidárias pressionarem o presidente da câmara, assim como os ministros relatores pedem que os processo que lhes estão acometidos sejam levados a mesa para julgamento.

Riva, mal comparando mas para ficar num terreno que você conhece bem, os condomínios têm uma Convenção (equivalente à constituição) e Regimento Interno (como se fora lei ordinária).

Há casos em que o síndico delibera sozinho, eventualmente cabendo recurso para o plenário de uma AGE.
Em outros casos a decisão deve ser assemblear e esta é soberana.

Jorge Carrano disse...


Absurdo é isto:

"André Mendonça reconhece 'submissão' a bispos da Assembleia de Deus."

Só por isso deveria ser rejeitado pelo Senado.

Riva disse...

André Mendonça = Alexandre Moraes = a tantos outros, com algum viés político ou de militância.

Como vc disse antes, somos corresponsáveis pois elegemos quem os coloca lá. Tudo uma grande mixórdia.

Não tem solução num regime presidencialista, ainda mais aqui com nossa cultura. Brasília é outro país, com uma excelente renda per capita, não nos pertence.

Por isso acho que o parlamentarismo seria menos traumático para toda a população, mas não sei se daria certo num país de dimensões continentais, com tanta corrupção.

Tenho alguma esperança - não estarei por aqui - que o advento das mídias sociais vai mudar muita coisa no Brasil, porque é um canal direto da população, apesar do Alexandre de Moraes. Porque hoje se depender de GroboLixo, CNN BR e outras, f......

Quem viver verá.

Jorge Carrano disse...


Riva,
Olhemos ao redor deste planeta lindo.

Onde tem regime político, sistema de governo, isento de maracutaias, negociatas, privilégios,
jogo de interesses, corporativismo, violência oficial/aceita ?

Monarquias, ditaduras, parlamentarismos, presidencialismos puros, regimes de dominação religiosa (Talibãs et caterva), todos censuráveis ... é só prestar atenção.

O problema está no homem, não é questão de latitude e longitude, etnias, e mesmo de orientaçao ideológica.

RIVA disse...

Existem sim lugares mais justos. Eu adoraria jogar tudo para o alto e terminar meus dias por aqui num lugar assim, mas não caminho só.

É possível sim ter uma vida simples, com muito menos tecnologia agregada no dia a dia, e ser feliz. Com certeza é ....

Jorge Carrano disse...


Sem querer ser chato, pode dar um exemplo?

Virar um eremita?

https://www.youtube.com/watch?v=lZTleWgZM1Y