28 de abril de 2020

Nostalgia de ontem



Uma das postagens mais visitadas e comentadas neste blog, com mais de cem comentários,  é encontrável em :
http://jorgecarrano.blogspot.com/2011/06/regressao-de-memoria-como-nostalgia-nao.html

Alude a locais e casos ocorridos há muitos anos. Até do século passado.

Agora, a regressão que faço e a nostalgia que passo a relatar é relativa a locais e fatos de ontem, nada além de dois meses passados. E parece que foram na idade média.

Aos domingos encontrar com filhos, caminhar no calçadão, e/ou assistir concerto da OSN-UFF (http://www.centrodeartes.uff.br/osn/),  e depois assistir jogos da Premier League.

Mencionei domingos e omiti os dias anteriores, entre segundas e sexta-feiras, nos quais vivia uma rotina de muitos anos. Acordar, tomar banho, café matinal, vestir roupa adequada (paleto e gravata) e ir para o escritório onde sempre chegava antes das 9:00 h.

Tenho saudades até do moroso, desrespeitoso e estressante Judiciário. Para você ver o que um vírus é capaz de provocar  na gente, se não levar a óbito.

A gente podia, ao final do expediente, fazer uma happy hour acompanhado de companheiros e companheiras. 




A gente podia, acreditem, sair para cortar o cabelo, comprar o pão da fornada das 15:00 horas, fazer pilates ou yoga.

Deste vírus acho que escaparemos, e para preencher o tempo ocioso a que estamos condenados, fico conjecturando, meio no estilo do sonho do Riva, que seres nos substituirão aqui no controle do planeta.

Escavações nos provam que a Terra (não tinha este nome) foi habitada por serem enormes, alguns ferozes, antes do bicho homem  evoluir e dominar os demais.


Mas estes serem gigantescos (alguns deles), aos quais chamamos genericamente de dinossauros, não obstante suas forças foram impotentes diante de uma fato natural e desapareceram da face do planeta.


Nas minhas conjecturas, sem espeque de whisky ou outro alcoólico, matuto se um vírus, uma bactéria, não virá nos dizimar futuramente.


Elas podem estar se aperfeiçoando, tonando-se cada vez menos conhecidas, ficando mais resistentes, com mutações velozes,


Já ensaiaram peste bubônica, febre amarela, gripe asiática, dengue e derivados. Onde chegarão?


Eliminada a raça humana, quais seriam os candidatos, já existentes no planeta (sem contar alienígenas), que poderiam nos suceder, pelo QI, pelas habilidades que já possuem?


Falam do golfinho, falam do chimpanzé, falam do papagaio e até dos corvos, que são inteligentes. Mas estão muito atrasados na minha opinião, embora louve-lhes a perspicácia.


Apostaria mais em seres que destituídos de emoções, ancorados nos algorítmos, na inteligência artificial, acabarão por tirar proveio de uma pandemia provocada por um vírus, e tomar nossos lugares no comando.



Nota: Sonho do Riva, citado:
https://jorgecarrano.blogspot.com/2020/04/um-sonho-estranho.html

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


No Judiciário, inteligência artificial e algorítmos.

Já existem softwares capazes de apontar tendências de um juiz em face de demandas jurídicas.

O juiz poderá ser substituído pela máquina? As decisões estarão livres de componentes tais como emoção, privilégio, favorecimento?

Riva 43º dia disse...

Os livros do Yuval Noah abordam bem o tema, o que será de nós nos próximos 100 anos, dominados amplamente pelos algoritmos. Não aborda o desaparecimento da raça humana.

A abordagem do Yuval é cruel demais, realista demais. Não estarei por aqui para assistir nada disso, e é nítido um futuro menos emocionante, sem as coisas simples da vida no nosso dia a dia.

Nessa pandemia estamos relembrando e reaprendendo atitudes e ações, e valorizando tudo aquilo que passa despercebido à nossa frente.

Será que essa pandemia vai colocar um freio nessas previsões todas do Yuval, ou seja, a humanidade voltará a ser mais humana, mais social, menos guerreira, mais solidária, menos consumista, mais liberal ?

Pra terminar, nos meus hábitos diários/semanais/mensais/anuais não existe "cortar o cabelo". A MV dá umas aparadinhas de vez em quando. Me inclua fora dessa ! kkkkkkkkkkk



Jorge Carrano disse...


Será que os OVNIS cujas imagens são agora autenticadas, não seriam drones chineses espionando os resto dos terráqueos?

Se forem, hipoteticamente, seres de outra galáxia, seriam eles a suceder o bicho homem aqui na Terra?

Jorge Carrano disse...


Ah!!!

Também estou prestes a abandonar o corte de cabelo, Riva.

Por causa da calvície iminente. rsrsrs