19 de abril de 2020

O que é o blues?

Um dos gigantes do blues explica e justifica o blues. Escolhi este bluesman em homenagem a Alessandra, amiga, seguidora e colaboradora deste blog, por causa da gaita de boca, que segundo relatou há algum tempo era seu instrumento musical preferido. Ou ainda é.

Muitas pessoas se perguntam: ‘o que é o blues?’ Eu ouço um monte de gente dizendo ‘o blues, o blues’, mas eu vou te dizer o que o blues é. Quando você não tem nenhum dinheiro, você tem o blues. Quando você não tem dinheiro para pagar o aluguel de casa, você ainda tem o blues. Muitos povos gritam 'Eu não gosto de nenhum blues’, mas quando você não tem nenhum dinheiro, e não pode pagar o seu aluguel de casa e não pode comprá-lo sem comida, você tem a maldita certeza que tem o blues. Se você não tem nenhum dinheiro você tem o blues, porque você está pensando mal. Isso mesmo. Toda vez que você está pensando mal, você está pensando sobre o blues ” – Howlin‘ Wolf.


Ouçam-no abaixo:




https://www.youtube.com/watch?v=OpKB6OZ_B4c


E também Sonny Boy Williamson, meu predileto na execução da gaita de boca no blues.




https://www.youtube.com/watch?v=2VNIcEsNrRs

8 comentários:

Jorge Carrano disse...


O som da gaita do Sonny Boy Williamson remete à tristeza, melancolia, sofrimento.

Por isso não é para qualquer dia e hora.

Riva Blue disse...

Esse do post o verdadeiro blues, melancólico, falando de amores perdidos, da vida difícil da população do sul dos EUA. E como ninguém tinha grana, no máximo um violão com algumas cordas e uma gaita, uma lata como percussão.

Depois descobriram o som e o estilizaram, inclusive tecnologicamente, descaracterizaram todo o contexto.

Tenho várias pérolas entre meus CDs.

Jorge Carrano disse...


Também tenho, Riva, em CD e em LP.

Ana Maria disse...

Gosto de blues. Esse som que lembra saudade.
Mas continuo não gostando de jazz. 😦😷😷

Alessandra disse...

Querido Jorge.

Ahhh, que amável de sua parte eu ser citada em pleno texto seu!

Perdoe-me minha falta de atenção mas como você sabe, estou em voltas com a bagunça que o hacker fez em minha vida... perdi toda minha identidade eletrônica, contas novas criadas, pc formatado, perdas de arquivos e até mesmo troca de celular. O pior for ter perdido minha conta de e-mail. Essa ferida ainda não consegui diminuir a dor.

Nem sei como vou aparecer aí para você, (digo na cx de mensagens) pois agora estou criando e-mail para tudo.

Mas, voltando ao assunto do Blues, amei o som da gaita de Sony, dá uma dor no peito, uma dor gostosa para quem sabe realmente o que é ter essa dor e mesmo sem motivo aparente, ela insiste em existir. Assim que reativar minha conta no Spotify (até essa tive que deletar) colocarei Sony em minha playlist especial.

Esse som me remete as famosas cenas de bar/pub sombrios: uma dose destilada na ponta do balcão, o cigarro queimando no cinzeiro, a solidão da madrugada fazendo frio na alma e o blues rasgando o silêncio igual papel cortando entre os dedos.

Escuto novamente o som pela enésima vez...

Jorge Carrano disse...


Teu penúltimo parágrafo vai entrar na antologia do blog, se e quando alguém resolver selecionar momentos marcantes nos posts e comentários.

Ana Maria disse...

Me arrepiei. Alessandra explicou exatamente onde esse som nos remete.

Riva disse...

Realmente .........