7 de abril de 2020

Natureza






Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro do estado de Pernambuco. Formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, ocupa uma área total de 26 km² — dos quais 17 km² são da ilha principal — e se situa no Oceano Atlântico a nordeste do Brasil continental, distando 545 km da capital pernambucana, Recife.




Parece favela em morro carioca, mas não é. A imagem é  de uma região da Turquia.

Cappadocia, a dreamy slice of central Turkey dotted with ‘fairy chimneys’ (rock formations), has a history every bit as remarkable as its landscape. Volcanic eruptions created this surreal moonscape: the lava flows formed tuff rock, which wind and rain sculpted into sinuous valleys with curvy cliff faces and pointy fairy chimneys. Cappadocians chiselled homes in the soft rock, paving the way for cave-dwelling hippies and today’s boutique fairy-chimney hotels.




The Lewis River rises in the Cascades in northeastern Skamania County, high on the west flank of Mount Adams, approximately 75 miles (121 km) northeast of Portland, Oregon. It flows generally southwest through Gifford Pinchot National Forest, across central Skamania County, passing south of Mount St. Helens. It forms the boundary, along the Dark Divide on its north side, between Cowlitz County, to the north, and Clark County, to the south. Towns along the river include CougarAriel, and Woodland. In its lower 10 miles (16 km), it turns sharply south, then west, and enters the Columbia from the east, opposite St. Helens, Oregon, approximately 15 miles (24 km) north of Vancouver, Washington. The mouth of the Lewis River is at Columbia river mile (RM) 87 or river kilometer (RK) 140.


Fortaleza de Kaliakra, costa do mar Negro, Bulgária

Num penhasco íngreme da costabúlgara do mar Negro, ficam as ruínas da fortaleza medieval que pertenceu ao déspota Dobrotitsa. Para quem adora histórias de tesouros enterrados, a fortaleza de Kaliakra é um achado recente: quase mil artefatos de ouro, prata e bronze que remontam ao século 14 foram desenterrados aqui em 2018. As relíquias, encontradas num enorme caldeirão, consistiam em fivelas de cintos, botões e brincos a pilhas de moedas bizantinas, venezianas e tártaras. Porém o temperamental cabo Kaliakra tem mais a oferecer que riquezas materiais: a área é uma reserva natural visitada por golfinhos e aves raras que lá fazem escala durante seus longos voos migratórios.



Lago Superior, Pictured Rocks National Lakeshore, Michigan, EUA
As cores vivas e os contornos esculpidos destes antigos rochedos de arenito inspiram o nome desta reserva de proteção. Estendendo-se por 67 quilômetros ao longo da margem do lago Superior, Pictured Rocks National Lakeshore fica na península Superior do estado de Michigan. Em algumas de suas áreas, há lugares em que as ondas do lago são tão fortes quanto as do mar. Em alguns pontos da margem, as florestas avançam até a beira da costa rochosa; em outros, é a própria rocha que predomina. Algumas dessas formações rochosas gigantescas têm nomes pitorescos como castelo dos mineiros, cabeça do índio e rocha da capela. Este lugar poderia ter sido batizado também em homenagem às imensas dunas de areia amarronzada que recobrem oito quilômetros da parte leste do parque ou com o nome de uma das suas muitas cachoeiras.



Farol de Kallur em Kalsoy, uma das ilhas Faroé

Kalsoy é uma das mais setentrionais entre as ilhas Faroé. O litoral oeste é repleto de penhascos altos e íngremes, mas a costa leste de Kalsoy é mais suave e abriga quatro vilarejos. O farol de Kallur, que vemos na foto, fica na ponta norte da estreita ilha. Há outro farol na ponta sul. Kalsoy tem cerca de 100 habitantes, número bastante inferior ao das diversas aves marinhas que nidificam aqui, inclusive 40.000 casais de papagaios-do-mar.

Desde 1948, as ilhas Faroé são uma entidade autônoma dentro do Reino da Dinamarca. Funções como força militar e policial são supridas pela Dinamarca, porém a legislação comercial e outras ações cívicas ficam a cargo da população local.



Notas:
Cappadocia: 1) phoebettmh.blogspot.com/2012/02/turkey-cappadocia-land-of-fairy.html

                     2)  https://www.bing.com/images/search?q=göreme+turquia&FORM=wsbs01&filters=IsConversation:%22True%22+BTEPKey:%22Encyclo_WL_BuildingsCappadociaTurkey%22&trivia=1


4 comentários:

Riva vacinado disse...

Nosso Planeta Azul tem milhares de lugares espetaculares para visitar.

Muitos deles infelizmente são muito bonitos visto de cima, em tomadas aéreas que vemos numa série de TV. E por terra, não temos a dimensão da beleza local.

Cappadocia - um dos meus filhos esteve lá. É realmente muito impressionante. Uma pendência, assim como a Croácia, lá perto.

PS: hoje fomos no Drive Thru da vacina contra gripe do Vital Brazil. Fila de carros bem grande mas organizada. Fomos e voltamos em 50 minutos.

PS2: kd o Anônimo ?

Jorge Carrano disse...


Wanda, minha mulher, também foi hoje, neste mesmo posto no Vital Brasil, levada pela norinha Cris.

O tempo de espera e atendimento foi também entre 40/50 minutos.

O Comprovante de Vacinação (caderneta) dela assinala que há 11 anos, desde 2008, ela regularmente faz a vacina.

O Anônimo tomou chá de sumiço de novo. Ele, ou ela, é volúvel. Não tem fidelidade.

Riva Vacinado disse...

Renovei meu estoque etílico hoje - mercado chegou hehehehe ! Fundamental para a sobrevivência nesse isolamento todo.

No caminho de ida e volta ao Vital Brazil (ou Brasil) vimos pessoas nas ruas de todas as idades, bem como alguns estabelecimentos abertos - mercadinhos, borracharia, padarias.

Parei, mas parei mesmo de ver a Rede GLOBO LIXO. Faz muito mal à saúde, prestando um jornalismo de merda, politizando 100% a tragédia. E hoje é DIA DO JORNALISTA ! (meu primogênito e esposa são jornalistas muito competentes, meu neto estuda jornalismo também).

Mas voltando ao post, ele me remete naturalmente ao meu mano FREDDY, pois escrevia muito sobre viagens e suas pendências. Ontem foi o 3º aniversário do seu falecimento, que não superei ainda, muita saudade.

Freddy era avêsso à America, até conhecê-la rsrsrs. E sua 1ª vez lá foi comigo, todos nós juntos numa vg maravilhosa a Orlando. A America é linda, tem lugares deslumbrantes para conhecer.

Mas se hoje, eu disse hoje (sou muito volúvel), vc me perguntar quais as minhas prioridades se pudermos viajar novamente, eu diria que são :

1) Croácia
2) Sul da Espanha
3) Reino Unido

Eu disse "se pudermos viajar" pq o que mais tenho lido durante essa tragédia é que nossas vidas vão mudar radicalmente quando tudo isso acabar. Vai acabar, mas parece que nossas lições aprendidas vão nos fazer mudar nossas prioridades, em função de grana, busca por felicidade e prazer, convívio familiar, entretenimentos, foco em trabalho, etc, etc, etc.

Não sabemos nosso amanhã ainda, o que vem por aí. Com certeza muita dificuldade para reatingirmos o que havíamos conquistado.

Estou otimista, preocupado, atento demais, mas otimmista.

Não queria falar de política, é nojento demais aqui no Brasil. Mas para mim está nítida a inviabilidade de eleições esse ano. Uma ótima oportunidade para acabar com saporra de eleições a cada 2 anos, parando o país e gastando uma fábula. Que sejam gerais de 4 em 4 anos !!!!!!!!!

FLUi

Jorge Carrano disse...


O bairro de Niterói, é Vital Brazil. Em meu comentário errei na grafia.

Amanhã tem pausa no tocante a lugares que devem ser visitados e manifestações da natureza exuberante.

Depois voltamos ao tema.

Para escolha de destino de viagem sugiro girar o globo terrestre e com o indicador para-lo. Onde ficar o dedo é o local a ser visitado.

Em todo o planeta tem lugares incríeis, de pura natureza e também construídos pelas mãos humanas, como castelos, aquedutos igrejas, museus ...