30 de abril de 2020

Capitis deminutio


Das aula de Direito Romano e de História Geral, guardo lembrança do conceito expresso  no título.

E lembro agora por causa do novo ministro  da Justiça, ontem empossado.

Tremendamente evangélico
André Mendonça assume com uma redução de capacidade, de autoridade, em relação ao Sergio Moro, seu antecessor, porque este ultimo indicou o Diretor da Polícia Federal, para que o presidente da República nomeasse.

Já Mendonça foi empossado depois da escolha do Diretor da PF. O Diretor da Polícia Federal, escolhido e nomeado por Bolsonaro só não tomou posse porque o STF barrou a indicação.

Se o presidente defende a autonomia da Polícia Federal, que é órgão do Estado, encarregado de investigação e inquérito inclusive sigiloso, deveria para não haver quebra de hierarquia, consultar ao Ministro da Justiça sobre que nome este gostaria de ver à frente da polícia judiciária.

Sim, como gosta de reafirmar Bolsonaro, é dele a competência para nomear, o que não exclui a cortesia, a elegância, de consultar seu ministro responsável pela área da segurança pública.

Por que fez isto com Moro? Porque o buraco era mais embaixo?

Um comentário:

Jorge Carrano disse...


Não vi e nem ouvi porque não assisto ao JN.

Mas acabo de ler no portal Terra.com o seguinte:

"William Bonner chamou a atenção nas redes sociais após reagir ao pronunciamento de Nelson Teich, ministro da Saúde. Durante o Jornal Nacional, nesta quarta-feira (29), o jornalista esboçou um olhar de descrédito após a fala do integrante do governo Bolsonaro.

O telejornal exibiu o trecho de uma audiência pública com o Senado, por videoconferência, em que Teich afirmou que nunca se posicionou pelo fim do isolamento social. O ministro ainda garantiu que a decisão de acabar com o distanciamento social em plena pandemia do novo coronavírus tem partido dos governadores de cada Estado.

“A nossa orientação, desde o começo, é o distanciamento”, disparou o líder do ministério da Saúde. Logo após esse momento, a câmera do noticiário ficou em William Bonner, que mostrou um olhar com ar de reprovação à fala de Nelson Teich."

Pô o cara chegou agora, senta na janela e faz uma afirmativa mentirosa e leviana desta, só para agradar ao presidente?

Como poderei confiar neste cara?