11 de abril de 2020

Lugares para conhecer






Cataratas de Kravice na Bósnia e Herzegovina
As cataratas de Kravice (ou Kravica) são um conjunto de cerca de 20 cachoeiras que caem dos morros verdes da região de Herzegovina, na Bósnia e Herzegovina. Por vezes descritas com uma versão em escala menor das cataratas do Iguaçu, estas podem não ser tão grandes e estrondosas quanto as da América do Sul, mas formam uma das paisagens mais lindas dos Balcãs. As cachoeiras banham formações de tufa calcária cobertas de musgos e líquens e gramíneas verde-jade, e uma grande piscina coleta a água. Mas Kravice não é um espetáculo apenas para ser visto: você pode nadar nas águas frias e translúcidas desta piscina verde-azulada.






Castelo de Bojnice, Eslováquia
Esgrimistas, falcoeiros e até um grupo internacional de fanáticos por fantasmas organizam encontros no castelo de Bojnice todos os anos. Com muros e torreões neogóticos que se erguem de uma colina de travertino sobre a cidade homônima, o castelo é, de fato, um cenário impressionante que combina muito bem com essas atividades. Ele já assumiu muitas formas ao longo do tempo. O que começou no século 11 como um forte de madeira transformou-se gradualmente numa estrutura de pedra até a reforma completa que o tornou um castelo renascentista no início do século 16. A grande repaginação seguinte, em estilo neogótico, foi concluída em 1910. Portanto, se ele fizer você lembrar dos châteaux do vale do Loire, na França, o objetivo era justamente esse.








Vila de Berry Pomeroy, Devon, Inglaterra
As nuvens de chuva que pairam sobre a pitoresca paisagem de Berry Pomeroy não parecem um bom prenúncio. E, de fato, esta pequena vila da região de Devon, na Inglaterra, tem mesmo alguns mistérios. Listada no Domesday Book, censo finalizado na Inglaterra em 1086, como baronato feudal, ela retém alguns signos emblemáticos da dinastia Tudor, inclusive a igreja de St. Mary, cuja torre vemos na foto. 

Contudo, o que atrai a maioria dos visitantes é o castelo de Berry Pomeroy, apesar de ser tido como ponto de encontro de fantasmas (ou talvez por causa disso). Construído no fim do século 15, já na virada do século 18 este castelo se transformara em ruínas e, desde então, é considerado um dos castelos mais mal-assombrados da Grã-Bretanha.






Palácio de Westminster e rio Tâmisa, Londres, Inglaterra 
Embora o nome oficial deste emblemático monumento de Londres seja "palácio de Westminster", é provável que você o conheça pelo nome referente aos políticos que nele se reúnem: casas (ou câmaras) do Parlamento. Já imaginou como seria caminhar por esses salões históricos? Você vai precisar de sapatos confortáveis: são 1.100 salas, 100 escadarias e cerca de 2 quilômetros de corredores. Claro, muitos preferem conferir só aquela torre com um grande relógio, à direita na foto. A estrutura abriga o Big Ben, que não é o apelido do relógio em si, mas sim o do maior dos cinco sinos da torre.






Civilização asteca. México. América do Norte.
Pirâmides de Teotihuacan, que  na língua nativa significa "local onde os homens se tornam  deuses".
Esta da foto acima é a pirâmide da lua.  Este território, - Teotihuacan - com 82 quilômetros quadrados, abriga várias pequenas pirâmides.



Nota do editor: reitero que tanto as imagens quanto os textos publicados são obtidos no laptop Samsung  quando o ligo.

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


A mão humana também é capaz de produzir arte e beleza em monumentos com diferentes destinações: religiosas, políticas, comerciais e meramente decorativas.

Em viagens pude ver construções milenares, que têm resistido as ações do tempo, às guerras, às mudanças de orientação religiosa decorrentes de conquistas e incorporação de territórios.

Templos católicos que já foram mesquitas ou sinagogas e vice-versa.

Aquedutos e arenas romanos, castelos medievais, esculturas representando deuses e heróis, e até ruelas de pedra.

Jorge Carrano disse...


ALÔ MENINAS:
Ana Maria, Maria Cecília, Kayla, Alessandra, Incógnita, o isolamento social recomendado não atinge os contatos virtuais.

Cadê vocês?

Jorge Carrano disse...


Como se não batesse o corona você ainda arranja um vírus no smartphone, Ana maria?

E aí, vai reformatar?

Riva disse...

Tantos lugares para se conhecer, culturas. Por isso não para de ver esses programas na web, espetaculares.

Hoje desci na garage para ligar o automóvel e a motocicleta, carga nas baterias. Encontrei 3 vizinhos espairecendo em volta da portaria. Um deles disse que ele e a esposa dão uma volta de carro de vez em quando. Gostei da idéia. Falta convencer a MV.

Feliz Páscoa a todos do PUB, paz, saúde e muita esperança para suas famílias e amigos.