23 de abril de 2020

SALVE JORGE !



Pela primeira vez, em muitos anos, não fui e não irei a pequena igreja de São Jorge, no centro do Niterói.

Durante um bom período costumava ir à tarde para acompanhar a procissão. Depois passei a ir pela manhã fazer minhas orações, basicamente de agradecimento, e dar por encerrada minha visita anual.

Foi boa a iniciativa de colocar altar na curta rua onde está localizada a igreja, para que um maior número de fieis possa acompanhar as missas. 

Antes disso as pessoas tinham que tentar entrar disputando exíguos espaços com centenas de outros devotos.

Devotos de várias crenças, incluindo as de raiz africana, e não apenas os católicos.

Escrevi que faço uma visita anual ao pequeno templo, mas não mencionei que carrego ao pescoço  um cordão com pequena imagem do santo guerreiro.

E tenho em minha casa, bem como no escritório, imagens de meu protetor. E na mente e coração desde sempre.

4 comentários:

Jorge Carrano disse...


Registro para APOS TER IDADE:

Estamos vivendo dias de uma pandemia, provocada por um vírus. É a Covid-19.

Por esta razão estamos com restrições de mobilidade social e evitando aglomerações.

Jorge Carrano disse...


Em todos os grandes centros de peregrinação, no mundo ocidental (Fátima, Santiago de Compostela, Nossa Senhora Aparecida, N.S de Lourdes, etc.) o divino e o profano se realimentam.
Imagens, santinhos, fitinhas, velas, camisas com estampa do santo de devoção, etc são vendidos no entorno das igrejas, templos, catedrais e basílicas mundo afora.
Hoje não teve e Wanda lamenta não poder comer a pamonha que tanto gosta e sempre compro numa das barracas que vende também cocadas brancas e escuras, e outras guloseimas.

Riva disse...

São tantas coisas "perdidas" , e claro, valorizadas cada vez mais ....
Estou com uma idéia para um post ....uma idéia ..... vamos ver se sai rsrsrsrs

PS: nosso presida não para de arrumar crise !! Caraca !! Agora é com o Moro. Assim fica difícil, apesar da escrotidão do Maia e do Allcu.

Ana Maria disse...

Salve São Jorge!