1 de abril de 2020

Hank Jones & Tommy Flanagan


Sabem o que estes dois pianistas têm em comum? Tocavam piano.😅😅😅.

Brincadeirinha. Ambos foram pianistas de Ella Fitzgerald, claro que em momentos diferentes. Jones por um período maior, de cerca  seis anos, entre 1947 e 1953, e Flanagan entre 1968 e final de 1970.

Como não poderia deixar de ser Flanagan, que nasceu em março de 1930,  foi muito influenciado por Jones, como era praxe entre os músicos de jazz nos primórdios.

Nota-se claramente, por sua vez, na execução de Hank Jones, nascido em julho de 1918, claras influências de Art Tatum e Teddy Wilson, dois dos maiores mestres naquela áurea fase do jazz.

Daí que Tommy Flanagan, que alguns apelidaram de "poeta do piano" sucedeu Hank Jones no acompanhamento da melhor (opinião minha) cantora popular de todos os tempos. O cantor foi Frank Sinatra. Notem que não me limitei ao jazz, mencionei música popular.

Flanagan era versátil e atuava em qualquer contexto musical. Tommy teve formação clássica e pertenceu a uma família de exímios instrumentistas: um dos irmãos (Thad) tocava trompete e o outro (Elvin) era baterista.

Ambos fizeram carreira solo, gravando em trio que lideravam. Tenho os CDs abaixo:

Hank Jones
"The Oracle"

Tommy Flanagan
"Telonica"


Notem que o Cd do Flanagan está de cabeça para baixo, ou como dizem os paulistas, de ponta cabeça. Só agora, na edição, dei-me conta.

Estas anotações que fui fazendo durante muito tempo, com dados obtidos nas contracapas dos antigos LPs, ou nos encartes que alguns traziam, e matérias publicadas em jornais e revistas, tinham como objetivo me fornecer material para, vejam só que pretensão, escrever  sobre jazz.

A internet acabou com meu projeto. Lá tem textos, imagens e sons.

3 comentários:

Riva #day16 disse...

KKKKKKKKKKkkkkk essa do CD de "ponta cabeça" lembrou-me o BUSH recebendo numa escola de Miami a notícia do ataque ao World Trade Center.

Revejam a cena na web .... ficou olhando para um livro aberto de "ponta cabeça", até ser retirado pelos seguranças !

Riva #day16 disse...

Em tempo: meu KKKKKKKKKK é para o lance de "olhar para um livro sem estar olhando para o livro", nada a ver com a tragédia de NY.

(pano rápido)

Jorge Carrano disse...


A tragédia causou dor, pesar e espanto.