1 de maio de 2020

God save the king

"God save our gracious king
Long live our   noble king
God save the king"


Estes são os primeiros versos do hino do Reino Unido. Por absoluta falta de imaginação, aproprio-me deles para saldar o nosso Rei.

Nosso não. Ele reina e reinará no planeta, absoluto. Ninguém mínima e intelectualmente honesto discordará que Pelé foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos. E que não aparecerá outro por muitos séculos.


Quando escrevi "nosso" referia-me a nós vascaínos. Perdem tempo com discussões estéreis. Quem foi melhor, Romário? Roberto? Edmundo? Ademir Menezes? Danilo?


Com 16 anos


















Claro que o melhor jogador que envergou nossa vitoriosa camisa foi o Pelé. E a vestiu com orgulho e paixão, porque o clube estava, como está até hoje, em seu coração.

Mencionei Danilo, conhecido como "príncipe", que até deu nome a um corte de cabelo nos anos 1940 e 1950. Ora, com que então temos toda a realeza em São Januário.



Equipe em 1957
Pelé era pouco mais que um menino quando, em 1957, jogando pelo clube pelo qual torcia, marcou três dos seis gols que o Vasco impingiu ao Belenenses, de Portugal, na esmagadora vitória por 6X1, na disputa da Taça Morumbi, conforme registram as imagens abaixo. A narração é de Waldir Amaral.

Notem que há 63 anos o gênio apelidado Pelé criou a cavadinha, como criou outras sensacionais jogadas e dribles. Mais de mil gols na carreira. Vários títulos mundiais.

Assistam:





Sorry periferia, não levem a mal urubuzada.

Nenhum comentário: