9 de março de 2017

Dois acontecimentos

Um já presenciei  várias vezes, o outro nunca havia visto em 76 anos de vida.

O que já presenciei muitas vezes, foi o alagamento das ruas da cidade, em especial no centro, motivado pela chuva mais forte caiu no dia 8 último.

Não estou falando de dilúvio, temporal  e sim de um mero pé d'água, como se dizia antigamente.


As cenas se repetem. Os sinais de trânsito param de funcionar, o que somado às ruas alagadas torna o trânsito um caos. Um caos parado porque o fluxo de veículos para mesmo.

Ingá
Algumas agravantes tornam o quadro dantesco, sob o prisma do inferno. Uma delas são os carros enguiçados. O  motorista tenta furar a barreira dos alagamentos e o carro morre porque molhou alguma coisa.

Lojistas pegam rodos e vassouras para retirar a água que invadiu seus estabelecimentos. Mercadorias são danificadas. É melhor fechar as portas porque fregueses não aparecerão.

A falta de energia (e em Niterói é frequente quando chove) provoca outro tipo de problema: os elevadores param de funcionar e quem se aventura pelas escadas corre  o risco de queda inclusive por causa da escuridão.

A explicação – ou parte dela – está na falta de limpeza de bueiros e ralos de escoamento. E a falta de manutenção da AMPLA em suas linhas e transformadores.

Sempre foi assim e assim sempre será. Entra prefeito e sai prefeito e as obras executadas são somente as visíveis, praças e jardins. O que não se vê não gera popularidade e voto.

O outro absurdo acontecimento do mesmo dia, foi a vitória do Barcelona, sobre o PSG, da França, por 6X1, numa partida que entrará para os anais, valendo pela Champions League.

A primeira tarefa, hercúlea, seria fazer pelo menos 4 gols e não sofrer nenhum. Fez 3 e sofreu um. Complicou tudo, pois teria que fazer mais 3, para compensar. Isto em menos de 10 minutos.

Neymar em sua melhor partida pelo Barcelona
Pois o Barcelona fez e se classificou.

Esta virada torna insignificante a do Vasco sobre o Palmeiras, quando venceu por 4X3 estando perdendo por 3X0 no primeiro tempo e tendo um jogador a menos (Viola foi expulso).


E também o feito do Liverpool que perdia para o Milan por 3X0, empatou no segundo tempo e venceu nas penalidades, pela mesma competição europeia.

Imagens: Google

6 comentários:

GUSMÃO disse...

Esse jogo do Barcelona foi fantástico.

Como foram vários outros válidos pela Champions.

O teu Arsenal perder os dois, ida e volta, pelo memso placar dilatado (5X1) também foi inesperado.

Este torneio europeu é sem dúvida a melhor competição de futebol interclubes do planeta.

E para provocar o Riva: com lei de impedimento e tudo (he he he he)

Riva disse...

Sem a MRI seria muito mais bonito.
O Arsenal teria perdido cada jogo por 15x1.

Não vi o jogo do Barça, estava no trampo.
Impressionante a façanha do Barcelona.

E o Thiago Silva, que escapou do 7x1, acabou sentindo o gostinho de uma derrota dessa magnitude.

Jorge Carrano disse...

Riva,
Duas observações pessoais:
1) O Thiago Silva, segundo alguns analistas franceses, teria simulado contusão no primeiro jogo, em Paris. A contusão era psicológica. E no jogo em Barcelona foi muito mal. Acho que ele acabou e não demora estará no Boa Vista.
2) O Barcelona foi "favorecido" pela arbitragem, sem que no geral tal fato tire o mérito da vitória.

GUSMÃO disse...

E tem ainda o seguinte fato: Messi não jogou bem. Jogou abaixo do que é capaz.

Se ele estivesse em dia mais inspirado ou empenhado, talvez o Barcelona conseguisse o placar mais facilmente. Porque o PSG se apequenou, se acovardou. Sumiu em campo.

Riva disse...

1
Acho que o Messi amarela em jogos decisivos.

2
Olhem como está Niterói ......

http://www.ofluminense.com.br/pt-br/pol%C3%ADcia/bandidos-voltam-atacar-no-centro-e-na-zona-sul-de-niter%C3%B3i

Muita atenção, e pensem 15x antes de ir a qqer lugar à noite. Dar preferência a taxi.

Jorge Carrano disse...

O PSG, não sem razão, reclama da arbitragem:

http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/jornal-psg-apresenta-queixa-a-uefa-por-arbitragem-contra-o-barcelona.ghtml