3 de março de 2017

DIOGENES



Sem querer bancar um Diógenes dos tempos modernos, ando em busca de um homem honesto. 

Não trago nas mãos uma lanterna ou lamparina, como fazia o filósofo grego, cognominado “o Cínico”, mas busco na memória um nome, dentre os que ainda habitam este planeta, no Brasil, que possamos rotular de honesto.

Alguém que tenha revelado virtudes em suas ações e não  nos discursos geralmente hipócritas, impregnados de pura retórica.

E por que isto agora?  Poderiam perguntar se dessem um mínimo de atenção ao que escrevo neste espaço virtual. Porque movimentos para apear o Temer do poder, seja pela cassação de seu mandato pelo TSE, seja por impeachment, seja por condenação na Lava-Jato, implica em que tenhamos um nome.

Com eleição indireta, agora no Congresso; com eleição direta ao cabo do mandato do Temer, no próximo ano, o fato é que não temos um nome confiável.

Não existem brasileiros que além da honestidade possuem outras virtudes essenciais? Sim, há de haver, mas certamente faltará a vocação política, o que inviabiliza um governo democrático. 

Essa convocação para irmos às ruas no próximo dia 13, não me comove. Não tenho motivação exatamente porque não teria uma palavra de ordem para repetir, ou um pleito de mudança. Fora a corrupção? Viva Moro? Isto está consagrado, sedimentado no anseio popular.

Não nesse momento, não com os personagens que temos disponíveis, não tenho o que reivindicar. Até mesmo para o expurgo no Congresso, viável nas próximas eleições se tivermos mais consciência na hora de escolher os nomes para sufragar, faltarão nomes.

Gritar fora Temer, gritaria se tivesse opção confiável e viável, para colocar em seu lugar. Quando, em algumas manifestações populares recentes empunhei cartazes e gritei fora PT, fora Dilma, eu tinha a certeza do que queria.

Claro que não era a ascensão do Temer à presidência. Mas era, com certeza ter o PT fora do poder, porque era exatamente para se manter no poder que o partido governava, em detrimento do país, da sociedade.

Essa passeata agora convocada será uma salada, um macadame, uma mistura de opiniões, ideologias, e propostas conflituosas. 

Inclusive algumas vozes pedindo a volta de Dilma como se isso fosse possível e interessante para o país.

Já basta o risco Lula em 2018.





Nota do autor: lingua portuguesa, cheia de pegadinhas.
http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/por-que.htm

12 comentários:

Jorge Carrano disse...

A prioridade neste momento é a recuperação da economia.

Há sinais de que a médio prazo poderemos ter algum crescimento econômico.

Geração de empregos e melhoria de renda somente serão possíveis com quadro político sem turbulência. Os investidores são avessos a instabilidade política.

O Temer está por pouco e, na minha visão, o Meirelles está conduzindo a economia com habilidade.

Qualquer pertubação do quadro político irá atrasar nossa recuperação econômica.

Riva disse...

Caindo na real ?

Sim, fora PT, etc, só que descobrimos aos poucos que o PT conseguiu tudo isso às custas da ajuda dos outros partidos, dos seus líderes e asseclas. Metástase política, ética, com gravíssimas consequências pelas próximas décadas.

Ir na rua pra que ? Gritar o que ?

Ruim com eles, pior sem eles .......

BRASIL BANDIDO

PS: e vocês, votaram para presidente e para vice-presidente em 2014 ? Ou era chapa Dilma-Temer ?

Uma nojeira surreal ...... e começa o medo do que pode acontecer se o Temer sofrer um impeachment antes de 2018. Mas o dano já está feito. O país agora para novamente, para salvar o Planalto.

Jorge Carrano disse...

Quem sabe algum juiz concede liminar proibindo manifestação dos pró e dos contra Lula e PT, no mesmo dia e local?

Se não separarem as torcidas vai dar chabu.

Este dia 13 pode entrar para a história. Tô fora!

Jorge Carrano disse...

Esta coisa da liminar é um chiste, OK?

Ana Maria disse...

A convocacão no facebook, coordenada pelos movimentos mais significativos, está marcada para 26/03. Não li nem ouvi nada com relação ao dia 13.
Ainda acho que valeram os esforços para afastar o PT . Esse quadro que se apresenta já estava instalado há muito tempo. Não temos lideres.O que temos é um bando de coronéis que compram votos e uma maioria de brasileiros votando no "menos ruim".
Acho que a solução teria que ser radical. Destituição dos membros dos 3 poderes. Fizeram na Islândia e deu certo.
Eleição com rigor na ficha limpa e concurso para ministros do supremo.
Difícil, não é? Mas nos meus sonhos daria certo.

Jorge Carrano disse...

Ana Maria,

Para não passar por mentiroso, acrescentei no corpo do post o vídeo que recebi, com a convocação para o dia 13.

Não tinha colocado para não dar corda para esta manifestação, que sou contra.

Riva disse...

Também só tenho informação sobre a do dia 26, mas não sei qual será o "grito de guerra".

Aquele Time do Mal x FLUZÃO : Dirigentes, desembargadores, federação, fieram o seu papel, em cima da hora, mas fizeram. A BOLA AGORA ESTÁ COM AS TORCIDAS.

O que fizerem dentro e fora do estádio ditará as regras no Rio para o restante do campeonato.

Tenho conversado com torcedores de vários estados, pelo Twitter, e todos estão muito impressionados com a situação do Rio em termos de violência. Aguardem, porque vai piorar ....

Muitos que conheço não sairão da segurança do seu sofá. Eu, as always, na FLUsofá há anos ! Sofá Oeste, ala esquerda.

O futuro do futebol é estádio bem menor, com segurança e conforto, e muito pay per view. Não tem jeito.

GUSMÃO disse...

CUIDADO !!!

Esta convocação é do PT e seus asseclas. Viram a data escolhida, que nem é um domingo?

Dia 13, pois 13 é o numero do PT.

Precisa ter cautela.

Ana Maria disse...

O lema da concentração do doa 13 é "Intervenção militar constitucional já".
A escolha do dia, número do PT, só pode ser ironia. Rs

Jorge Carrano disse...

É pode ser ...

Riva disse...

Intervenção militar só pode ser brincadeira .....

Parece que muitas pessoas ainda acham que o Brasil dos anos 60-70-80 é o mesmo Brasil de hoje. Não existe mais espaço para esse tipo de ação.

Precisamos é de maciço investimento do "estado" na Segurança Pública (urgentemente), Educação e Saúde. Quanto às lideranças políticas municipais, estaduais e federais .......... Tem é que parar de agitar lencinhos brancos. ....

Sds Tetracolores

Jorge Carrano disse...

Cabo de receber o seguinte e-mail:


"IMPORTANTE: Pesquisem e após se convencerem repassem para todo o Brasil!!!

O Movimento social pedindo a paralisação no dia 13 de Março surgiu na internet e nas redes sociais há poucos dias, com muita força!

Esse movimento é financiando pela esquerda, reparem nos filmes bem feito. É trabalho de empresa de publicidade a serviço da CUT/PT. Observe a quantidade de mensagens enviadas em um só dia.

A mão do Lula manipula esse movimento, tenta enganar o povo e enfraquecer o movimento do dia 26 de Março que está sendo liderado pelos Movimentos Sociais Legítimos Sem Ligação Partidária ou a Sindicatos!!

Cuidado!! É uma armadilha!!!

Repassem a todos os seus contatos e peça para repassarem até todos saberem que a CUT e o LULA estão mais uma vez tentando enganar toda uma nação, usando filmetes bem feitos e mentiras que estão sendo pagas com o dinheiro que eles roubaram do nosso país!"