3 de junho de 2016

Copa América ou Eurocopa?

De minha parte acompanharei preferencialmente a Eurocopa. Na Europa joga-se melhor futebol, no momento.

Em matéria de habilidade individual, de talento inato, pode ser que ainda sejamos um pouco mais privilegiados pelos deuses do futebol.


Afinal Pelé, Maradona, Messi e Ronaldo não nasceram no velho continente. E nenhum dos grandes jogadores europeus supera os sul-americanos citados. E olha que lá apareceram alguns muito bons, que se celebrizaram, como Puskas, Cruijff, Zidane (embora de família argelina) e Cristiano Ronaldo, para citar também apenas quatro.

Johan Cruijff
Zinédine Zidane






Mas no conjunto, no aspecto tático, no equilíbrio, os europeus estão dando banho.

Acostumado a seleções brasileiras que encantaram o mundo, como em 1958, 1970 e 1982, embora esta última não tenha conquistado título mundial, dá dó assistir esta atual.

Não torcerei contra o Brasil, claro, não é o caso, mas estou me preparando para um outro 7x1. E não coloco a culpa no Dunga, ou pelo menos não só nele. Muitos querem o Tite no comando da seleção, e eu também. Mas faço a seguinte consideração, seria um trabalho para frutos em no mínimo dois anos.

É necessário um bom tempo de testes e treinamentos até que se tenha o elenco ideal, encaixado, e a equipe assimile o modo de jogar. Nos moldes atuais, com os jogadores se encontrando eventualmente e por vezes se conhecendo no aeroporto ou no hotel, fica difícil, mesmo para um bom treinador formar um time.

E já que acompanharei a Eurocopa, vou definir meus favoritos. Nesta eleição tem um pouco de razão, um pouco de emoção.

Por motivos que não sei explicar torço para a Inglaterra, em qualquer disputa esportiva, política ou econômica. Para resumir, aquele arquipélago ao sul do Atlântico, chamo de Falklands e não Malvinas.

No futebol tiro o chapéu para a Argentina, afinal três dos maiores jogadores de todos os tempos nasceram lá. Refiro-me a Di Stefano, Maradona e Messi. Vi os três e posso afirmar.

A Inglaterra não conquistou coisa alguma com sua geração considerada a mais talentosa, que contava com Terry, Lampard, Gerrard e Rooney, e sim com um time apenas mediano em 1966.

Marcus Roshford
Mas agora tem uma garotada boa de bola, disciplinada taticamente e com razoável habilidade técnica. Tem um centroavante, do Manchester United, de nome Rashford, que seria titular em qualquer equipe brasileira. Será melhor do que Higuain, Agüero, Lewandowski ou Ibrahimovic´, para me limitar aos melhores  artilheiros desta temporada.

Paul Pogba
A França, bem a França é um caso de gosto pelo futebol. Os caras sabem jogar. E a seleção, agora recheada de afrodescendentes, ficou muito forte, jogando bonito e com eficiência. Reparem em Pogba, por exemplo, que atua na Juventus, da Itália. O cara é um artista.

Por último, para completar o trio do qual, em minha opinião, sairá o campeão da Eurocopa, coloco a Bélgica que está com uma geração como nunca teve. Todos jogam em times de primeira linha na Inglaterra, na Alemanha, na Espanha e na Itália.

Em outros tempos Alemanha, Itália e Espanha estariam entre os favoritos para conquista da Eurocopa.

Enfim, espero grandes emoções e diversão ao longo deste mês, nos campos franceses.

Se der, assistirei aos jogos do Brasil, mas com o coração na mão se enfrentarmos a Argentina. 

14 comentários:

Freddy disse...

Eu vou tentar assistir a Copa América. Talvez por comodidade, já tenho a planilha na mão e, de qualquer maneira, temos Argentina e Estados Unidos (dois favoritos), mais Uruguai, Chile e Colômbia no páreo. Não vou negar que gosto de vê-los jogar.

Não falei Brasil? Não, não falei. Dá nojo ver o time evoluir em campo. A não ser os atacantes, todos têm “câmera de ré”. Só jogam a bola pra trás, na boa, para ganhar pontos com Dunga por manterem “posse de bola”. Irrita, portanto.

Vou, de fato, assistir alguns jogos da Eurocopa, mas vai ser difícil me adaptar ao torneio por falta de habito de assistir jogos fora do Brasil. Assim, de longe, torço pra Alemanha. Se a Bélgica está jogando tudo que dizem, seria uma campeã bem-vinda. Gosto do fanfarrão Ibrahimovich (“torneio sem Ibrahimovitch não tem graça”, disse ele antes de classificar seu país na repescagem) mas a Suécia não deve passar da fase eliminatória...

Enfim... concordo que lá teremos jogos melhores, mas acho que acompanharei de longe.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
A Bélgica tem, sim, e sou testemunha ocular, um ótimo elenco.
As qualificações individuais são de bom nível. O problema é ver se na seleção dará liga, se harmonizará, formando um time competitivo.
Para algumas posições têm mais de um jogador acima da média.

Só como aperitivo, assisti ao jogo amistoso entre França e Camarões. Se nossa seleção estivesse jogando como a França eu não perderia um jogo do Brasil por nada deste mundo.

Jorge Carrano disse...

E a Dilma, hein!?

De agora em diante quem defende Dilma e o retorno dela, para mim é no mínimo canalha, pústula, biltre, salafrário, energúmeno, crápula, cretino e filho de uma jumenta.

Se estiver em meu círculo de relações favor sair de fininho porque vou cuspir.

Leiam:
http://blogs.oglobo.globo.com/merval-pereira/post/na-conta-da-petrobras.html

GUSMÃO disse...

Realmente havia um pouco de dúvida de Dilma era apenas uma anta bípede ou se era também corrupta. Esta caindo aos poucos a máscara.

Delações, gravações de conversas telefônicas e trocas de mensagens eletrônicas provam que ela não só sabia das manobras ilícitas como se beneficiava do esquema.

Cinco mil reais de cabeleirero minha esposa não gastou em 38 anos de casamente (hehehehe).

Jorge Carrano disse...

Se esta investigação for levada adiante, teremos indícios do porque do apoio de alguns artistas ao governo do PT.

Saberemos quem mais mamou nas tetas do governo, promovendo eventos culturais com fins lucrativos.

Muitos "artistas" irão espernear. Que bom!!!

http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/06/epoca-negocios-lava-jato-mira-nos-100-maiores-da-lei-rouanet.html

Riva disse...

Continuo acumulando saliva para a hora certa em que mexerem com meus instintos mais primitivos.

Quanto ao futebol, não consigo assistir a nenhuma seleção sulamericana jogar. Gosto um pouco da intensidade chilena, e nada mais me encanta.

Brasil, confesso não reconheço. Reconheço um timeco da CBF, comandada por ignorantes e puxa sacos do status quo. Nojo !

Na Europa, achei a França muito bem, aguardemos.
Bélgica ? Sempre me pareceu o nosso Ameriquinha, mas quem sabe. Como Breno é "belgicano", vou torcer !

E do BR16, está uma lástima. Ontem até que foi legal o 4x3 do Palmeiras, mas um futebol de baixo nível. E o Corinthians começa a dar liga, fiquem de olho. Rumo ao Bi.

Riva disse...

Pessoal, a CNN arrasa hoje com o Brazil ... vejam em http://edition.cnn.com/

Jorge Carrano disse...

Peraí, alguma coisa está errada, como dar espaço na mídia para esta mãe? Ela deveria levar uma boa surra e ficar internada numa solitária.

Só tem um responsável pela tragédia da criança: a mãe.

# Simples assim!

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/por-que-fizeram-isso-com-ele-diz-mae-de-menino-morto-pela-pm-em-sp.html

Jorge Carrano disse...

Dilma é muito mais safada do que aparenta. Observem oque ela vem dizendo: “Fica claro na gravação (de Sérgio Machado), que eles têm que impedir o meu governo para que a investigação (na Lava Jato) não chegue a eles, ao senhor Cunha e a todos que sustentam o governo Temer”.

Discurso feito por ela, em uma manifestação contra o impeachment.

Ou essa mulher enlouqueceu de vez ou é realmente muito canalha. Quem fez tudo para melar a Lava Jato foi ela na vã tentativa de impedir que as investigações chegassem a todos os que sustentavam o seu governo corrupto e incompetente.

Ela e Lula se equivalem em cinismo, mal caratismo, interesses escusos e falta de vergonha na cara.

Jorge Carrano disse...

Sei que não tem inocentes nem de um lado e nem do outro. Todos têm seus rabos presos ou devem alguma coisa à Justiça.

O que ressalto é a cara de pau de atribuir aos seus opositores a prática que ela adotou.

Muito "óleo de peroba" para proteger a cara.

Freddy disse...

Pra mim o jogo foi Palmeiras 3 x 2 Grêmio.
É porque dormi no início do 2º tempo...
<:O)

Riva disse...

É .... sei não ....

http://edition.cnn.com/2016/06/03/americas/brazil-olympics-crime-wave/index.html

Freddy disse...

Hmmm...
Depois de Colômbia 2 x 0 EUA,já começo a repensar minha intenção de seguir a Copa América (rs rs). Já anotei em minha agenda os horários dos jogos da Eurocopa para não me perder.

Freddy disse...

Até que enfim um bom jogo: México 3 x 1 Uruguai.
Eu já estava até impressionado com o fato de um estádio bonito daqueles ser de uma Universidade. Bem, o estádio é municipal e a Universidade de Phoenix pagou para ter o seu nome nele por 20 anos. Sei... Dei uma lida na história dela e parecia que estava lendo algo sobre um empreendimento brasileiro, cheio de falcatruas e desmandos. É, nem tudo são flores no capitalismo ianque.
=8-/