20 de junho de 2016

A curiosidade

Carlos Frederico, seguidor e colaborador do blog questionou sobre a justificativa para o título dado ao blog. Expliquei que foi o nome que ocorreu no momento da criação, assim como a cor de fundo, layout, estas coisas que os web designers (no caso a Erika, nora) perguntam para construção do sitio.

A adequação do titulo, se não evidente de início, tornou-se patente com o passar do tempo e a abrangência dos temas abordados, especialmente nos comentários.

O exemplo mais recente está no comentário, de maio deste ano, feito por Neyde Marçal, que não conheço, colocado num post de 2011, portanto há cinco anos, sobre a existência, ou não, de um jacaré no chafariz defronte a Loja Palermo, que existia próxima ao meu local de trabalho, no Largo da Carioca.

O mote do post era minha experiência profissional num passado remoto, e o titulo dado ao mesmo foi "Regressão de memória". O local mencionado e a época, provocaram manifestações de internautas, e um deles suscitou a existência de um jacaré, vivo, num chafariz. 

Estabeleceu-se meia polêmica e o caso só foi dado como morto e sepultado agora no final de maio, em face do testemunho da Neyde, que segundo informou trabalhou na supracitada loja.

Os comentários no post, quase todos feitos por desconhecidos, estão em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2011/06/regressao-de-memoria-como-nostalgia-nao.html

Assim, um jacaré, que de fato nunca existiu, veio parar em minhas memórias ...

Qual será o motivo e a razão, como diz o outro, para que pessoas das quais nunca ouvi falar possam se interessar pelo blog a ponto de se cadastrarem, como fez o Luca, o mais recente dos poucos mas seletos "seguidores"  ?

Por outro lado, pessoas que com certa habitualidade visitam o blog e comentam comigo pessoalmente ou por e-mail,  relutam em se cadastrar. Por que será?



Quanto aos primeiros gostaria de saber o que lhes interessou discutir ou simplesmente ler. Este "gostaria de saber" também é conhecido como curiosidade.

Brinquei muito com a questão de inteirar 60 seguidores. Já são 62.

Formidável! Reitero as boas-vindas aos que chegaram, o que já manisfestei em comentários. Mas confesso minha curiosidade em saber como vieram parar neste espaço virtual. 

Se você é um dos mais recentes seguidores (ver galeria na margem da pagina), e tiver tempo e paciência, manda um recado para nós (em comentário de qualquer post, ou e-mail), informando o caminho para aqui chegar e quais são os assuntos de sua predileção. Ou aquele que despertou sua atenção.

Alguns participam ocasionalmente, como a Neyde, sem serem seguidores, outros são seguidores e não palpitam. E finalmente tem os não são seguidores e que também não palpitam. Limitam-se a ler esporadicamente. As estatística do próprio blogspot revelam.

Os serem humanos somos multiculturais, muito diferentes, muito curiosos (singulares) e muito interessantes, com nossas idiossincrasias, manias, ideias e regras de conduta muitas vezes incompreensíveis.

Fica para mim o insondável mistério sobre quem e porque veio parar aqui neste cantinho da web. Sobretudo os que vieram e ficaram, como seguidores.


Imagem (charge) pinçada via Google.

23 comentários:

GUSMÃO disse...

Acompanho o blog porque aqui não se fala mal do Botafogo, mesmo quando está na zona do rebaixamento (he he he).
Salve o Glorioso!!!

Riva disse...

Teoricamente por motivos diversos, tais como :

- amigo do amigo do amigo comentou sobre alguma matéria
- amigo do amigo comentou alguma matéria
- amigo comentou alguma matéria
- contatos pessoais
- pesquisas diversas na internet que mencionam o blog pelo nome ou pelo assunto pesquisado (esse com certeza se for uma pessoa 100% desconhecida)

Agora, a continuidade de acesso é que é o X da questão. Por que continuamos a acessar determinado blog ?

No meu caso pessoal já se trata de um vício, então nem sei como responder a essa questão ... veja, 10:40 da manhã, no trabalho, e dei uma passada pelo Pub da Berê ....

Boa semana a todos !

Jorge Carrano disse...

Obrigado Riva.
E como devemos classificar este vício, esta é uma dependência química?

Boa semana também par você e sua família.

Freddy disse...

Se não vício, ao menos hábito.
Todo dia, às vezes mais de uma vez se há debates rolando, acesso o blog. Dias em que não o fiz são exceções que confirmam a regra.

Sobre o título, obviamente com o tempo ele se revelou adequado, mas persiste minha curiosidade quanto aos primeiros posts, quando a intenção não era outra a não ser o registro de memórias. Ou será que, inconscientemente, já havia a intenção de escrever sobre tudo?

Freddy disse...

Ah, sim, cabe um adendo ao meu comentário anterior. O blog manager já se manifestou acerca do nome do blog dizendo que "generalidades" teria ligação com a diversidade de assuntos que seriam tratados nos relatos familiares. Hmmm... Pode ser, mas foi um tiro muito certeiro em direção ao futuro que o blog trilhou. Melhor assim.

Sobre família, não sou daqueles que gostam de participar de reuniões anuais com pessoas da família com quem nunca nos relacionamos - a não ser nesses dias e, como se afirma, em enterros. Até fiz força pra isso em passado recente, à procura de reatamento com primos de 1º grau (os únicos 3 de quem sentia falta), mas nas últimas reuniões anuais da família March (a reunião anual dos primos de diversos graus) faltei.

Apenas como registro de antecedentes familiares famosos, será realizada uma palestra específica sobre o Dr. March no Centro Espírita Dona Rosa no dia 2 de julho próximo. Guilherme Taylor March é um ícone na história da homeopatia e do espiritismo no Brasil. No evento, será vendido o livro de meu falecido tio Antonio Guilherme March: "Dr. March, médico e apóstolo", cuja renda reverterá para o Instituto Dr. March, inicialmente um orfanato e hoje uma creche escola comunitária situada à R. Desembargador Lima Castro, no Fonseca (Niterói).

Riva disse...

Todo vício pode ser combatido, inclusive o de computador. Mas é importante lembrar que a pessoa que é viciada precisa antes de tudo reconhecer o seu problema e querer buscar ajuda.

Esse processo, porém, pode demorar e o apoio de amigos e familiares é extremamente importante nestes casos. Também é importante encontrar força para reconhecer o problema e coragem para querer mudar.

PS : reconheço e não quero mudar.

Jorge Carrano disse...

Gusmão,
O respeito ao Botafogo não é solidariedade com você, e sim como meu amigo de escola Carlos Lopes (Carlinhos) KKKKKKKKK

Freddy,
O vício que tive, fumo, foi abandonado por uma motivação principal - saúde; e uma secundária - já não suportava o cheiro que ficava impregnado nas minhas mãos e roupa.
Viu como um assunto (vicio)leva a informações para aos pósteros sobre meu vícios e hábitos?

Riva,
Era presumível que um "diário" aberto ou relatos feitos via WEB e, logo, acessáveis no mundo todo, tivessem alguma repercussão.
O tiro foi certo.
Aproveito para outra informação aos meus descendentes. Nos exercícios de tiro, com mosquetão, no 3º RI, para aferição de concentração dos tiros, com o uso do escantilhão, fui o melhor na CCAC.
Explicação: CCAC (Companhia de Canhões Anti Carros). NO iro grupado, o que é aferido é se os projeteis atingiram todos o mesmo local no alvo, independentemente de ser ou não a mosca (o centro). Isto porque nem sempre as armas estavam em perfeitas condições (cano torto, etc).
Ou seja, errava o centro do alvo mas atingia sempre o mesmo ponto, se houvese precisão de mira.

Jorge Carrano disse...

Adendo:
Riva,
As generalidades previstas (quando decidi) inicialmente eram restritas ao âmbito familiar.Depois me dei conta que num blog aberto poderia haver ampliação do leque, um amplo espectro.
Por exemplo: criamos galinhas em nossa casa em minha infância; tenho um primo militar linha dura; minha irmã é autora teatral, meu pai foi diretor do Diário Oficial, sou daltônico, estudei com o comandante Paulo Pessoa (o que rendeu vários comentários no post respectivo), vivi em São Paulo 17 anos, etc.

GUSMÃO disse...

Queria me cadastrar como seguidor, só para alterar para 63, mas exigem que abra conta de Google Chrome e já tenho no Yahoo, não me interessando outro endereço de e-mail.
Tem solução?

Riva disse...

Carrano, faltou mencionar como exemplo o 3º RI .... com certeza tens histórias para contar desse período !! rsrsrsrs .... eu tenho !!

Jorge Carrano disse...

Riva,
Mencionei e me vangloriei, acima, respondendo seu comentário sobre tiro certo, que fui um bom atirador usando o obsoleto e inútil mosquetão que era usado no 3º Regimento de Infantaria.

Minha companhia dispunha de canhões que usamos em manobras realizadas no Morro do Castro.

Freddy disse...

País de Gales classificado em primeiro, Inglaterra em segundo.
Até agora Inglaterra não convenceu ninguém, nem a eles segundo comentaristas que estão em Londres.

Rússia promete ser um fiasco comercial com respeito à realização das Copas das Confederações em 2017 e da FIFA em 2018. O povo não gosta muito de futebol e a seleção não faz por onde estimular.

GUSMÃO disse...

Então, ninguém me ajuda a me cadastrar como seguidor? Com minha foto.

GUSMÃO disse...

Bom dia!
Continuo esperando ajuda para me cadastrar.

Riva disse...

Gusmão, acho melhor vc mandar o pedido pelos Correios.rsrsrs

PS :
O Rio de Janeiro é uma esculhambação urbanística.
(Beltrame)

Jorge Carrano disse...

Severa crítica ao blog manager (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Aliás injusta critica porque são os queridos e amáveis seguidores já inscritos que poderão ajudar ao Gusmão.

Não faço a menor ideia de como se cadastrar, com ou sem o retratinho ou avatar.

Parece que ninguém se dispõe a colaborar. O Gusmão está em baixa, "deu ruim".

Riva disse...

Eu não lembro o que jantei ontem, como vou lembrar de como me cadastrei ?

Acho que teve algum problema na época com a taxa de inscrição. Eu queria ser remido, mas o Blog Manager não aceitou .... quanto ele está te cobrando, Gusmão ?

Jorge Carrano disse...

Quem colabora com textos inteligentes para publicação, ou é formador de opinião, ou agrega valor ao espaço virtual por ser grife conhecida, ou quem divulga o blog, não paga.

Este mês tem uma promoção especial, aquele que apresenta um seguidor ganha dois anos de assinatura grátis.

APROVEITEM!!!

Freddy disse...

Gusmão, não me lembro como me cadastrei mas certamente foi usando conta do Google.
Passei mais de 5 anos tentando descobrir como colocar uma foto. Consegui tão por acaso que nem saberia fazer de novo =8-)

Jorge Carrano disse...

Não queria comentar a Eurocopa para fazer um post a respeito. Mas não resisto ficar silente depois de assistir Espanha e Croácia, que acabou agora há pouco.

Ótimo jogo. A Espanha entrou em campo com uma espalhafatosa camisa, carnavalesca.

Com seu estilo tiki-taka de volta dominava o jogo e fez um a zero. A Croácia empatou com um bonito gol. A Espanha perdeu um penalty (defendido pelo goleiro). No final, aos 42 minutos, a Croácia fez o segundo gol e ganhou a partida.

A meu juízo com inteira justiça.

O penalty assinalado pelo juiz, a favor da Espanha, foi mal marcado. Não houve a falta apontada. Por isso prevaleceu a regra de que na penalidade mal marcada a bola não entra.

Um belo jogo, sem dúvida, um dos melhores, se não o melhor, dos que assisti.

Freddy disse...

Argentina deu um passeio no jogo contra os Estados Unidos, pelas semifinais da Copa América Centenário. 4 x 0 foi pouco. Para quem não vem acompanhando o torneio, até agora foram 5 vitórias da Argentina, os famosos 100% de aproveitamento:
2 x 1 Chile
5 x 0 Panamá
3 x 0 Bolívia
4 x 1 Venezuela
4 x 0 Estados Unidos
A outra semifinal será entre Chile x Colômbia, e qualquer dos dois que vencer fará um jogão contra a Argentina na final, no domingo. Afinal, temos aí 3 dos 4 primeiros colocados no ranking atual da FIFA.
=8-)

Jorge Carrano disse...

Acho que o Messi desequilibra, por isso aposto na Argentina.

Já confessei meu gosto pelo time chileno, que joga solto, rápido e tem jogadores de boa técnica. Mas falta pegada.