28 de março de 2015

Refratário, sim; insubmisso, não

Para quem não sabe do que estou falando explico que fui refratário, não porque não me queimo (racho ou quebro) quando levado ao forno ou fogão. Não sou pirex. 

Fui considerado refratário porque não me alistei para o serviço militar na época em que deveria. Junto com a minha classe, que era a de 1940. E paguei multa.


E já explicarei porquê.

Antes dou uma dica para quem quiser saber a diferença entre refratário e insubmisso. Consultem a Lei do Serviço Militar, para facilidade coloco o link abaixo. Vá aos artigos 24 e seguintes.

Eu já cursava o científico, portanto poderia, pela norma vigente, fazer o CPOR ao invés de servir na tropa. Esta corporação preparava “oficiais da reserva”, ou seja, oficiais que, não sendo militares de carreira, poderiam em tempo de guerra (ou outras especialíssimas) fazer papel de oficiais, e não soldado, cabo ou sargento.

Claro, se eram jovens com melhor escolaridade. Um período de adestramento de dois anos os qualificava como segundos-tenentes. E não iriam além disso na hierarquia.

Só que este período de adestramento era cumprido durante as férias escolares, alguns sábados e domingos, se não estou sendo traído pela memória.

Bem, como refratário não poderia fazer o CPOR, teria que ser incorporado numa unidade militar (em Niterói poderia ser o 3º RI, ou os Fortes Imbui e Santa Cruz), como soldado raso. E aí é que entrou em cena o famoso QI.

3º Regimento de Infantaria
Tenho um primo, hoje reformado, que com a patente de capitão, na época, era “ajudante de ordens” de um general. Com uma recomendação deste general fui classificado para servir em unidade burocrática, quase funcionário público, com expediente das 11 às 17 horas, de segunda à sexta, na 2ª Circunscrição de Serviço Militar.

Nunca soube quais seriam  os critérios de seleção para esta moleza, mas a julgar pelos meus colegas de farda, na 2ª CR, o critério principal era mesmo indicação, pedido, parentesco. O famoso QI (Quem Indica) do candidato. Privilégio para poucos, eis que a contingente de burocratas soldados era pequeno.

E ganhava uma graninha melhor. Pouco, mas dava para o cigarro e o cinema. Era dinheiro vivo, colocado em envelopes, pontualmente no último dia útil do mês.

Envelopes de pagamento, no 3º RI

Porém, e sempre há um porém, os soldados destinados a prestarem serviço na Circunscrição de Recrutamento, precisavam passar, primeiro, por um período de aproximadamente três meses num quartel, para aprenderem o básico: entrar em forma por altura, responder a chamada diária matinal com o nome de guerra (em voz alta, como se vê nos filmes americanos) marchar com o passo correto, fazer os movimentos sob comando (direita, esquerda, meia-volta, estas coisas e, certamente, manejar (e limpar) o mosquetão, ensarilhar armas (coloca-las no chão, apoiadas umas nas outras pelas baionetas ou pelos canos.

Armas ensarilhadas  (foto Google)

Este período cumpri no 3º Regimento de Infantaria, hoje desativado, mas que se compunha de dois batalhões, cada um deles com várias companhias. Eu, por exemplo, fui incorporado na CCAC, que vem a ser a “Companhia de canhões anti carro”.

Canhão anti-carro  (foto Google)

Meu amigo Ney (falecido), de quem muito falarei em momentos futuros, pois foi companheiro em várias tribos, serviu na CPP1, que significava Companhia de petrechos pesados do 1º batalhão.

Bem, não vou relacionar aqui todas as companhias que compunham os dois batalhões. Irei me limitar a contar algumas curiosidades, impressões e emoções pessoais.

Como curiosidade lembro do sargento Nazareth, mítico responsável pelos serviços de limpeza do regimento. Ele sacaneava os incautos e os metidos a espertos na hora de distribuir atribuições, que incluía limpar as privadas.

Claro que todos os soldados queriam pegar moleza, coisas menos cansativas, menos repugnantes. Aí Nazareth perguntava para a tropa perfilada: quem tem carteira de motorista? Alguns gritavam a levantavam as mãos, pensando que iriam pegar um jipe ou coisa que o valha. Então o sargento comandava – “então você aí, pega aquele carrinho e vai coletando o lixo” (era um carrinho como aqueles usados por pedreiros em obras).

O sargento, corpulento e de voz grave,  ia fazendo piada e sacaneando todo mundo, tipo: “vocês dois irão varrer o varandão, tanto faz de lá para cá, como daqui, para lá, é a mesma coisa”. Era a grande varanda do prédio do comando.

Emocionava (lembrem que eu queria ser militar, como já relatei em outros posts) pela manha, todo o regimento formado (todas as companhias dos dois batalhões) para ouvir a “ordem do dia”, o hino nacional e, vez ou outra, o hino da infantaria. E o arremate do oficial que dirigia a cerimônia: “lembram-se de que os melhores são apenas bons para a infantaria”, ou  “o infante morre de pé”.

E, atendendo ao comando, em movimento sincronizado, todos obedeciam: “em continência ao terreno, apresentar armas!”

Muito interessante, o exercício de guerra realizado num morro, desabitado, deserto, com alguma mata preservada. Até chegarmos lá, local de acampamento, foi uma marcha de, sei lá, mais de dez quilômetros, com mochila nas costas, mosquetão no ombro, cantil na cintura e debaixo de sol.

À noite, nos exercícios, entre duas elevações, a teatralização para treinamento de cuidados e precauções em zona de combate. Primeiro o silêncio que tem que ser absoluto ao se deslocar. Depois atitudes que podem denunciar sua presença para o inimigo.

E aí eu gostei bastante porque bem ensaiada, a demonstração dos riscos, foi empolgante e didática. O cenário, como mencionei, era um pequeno vale entre duas elevações. Escuro total pela ausência de iluminação artificial. No céu algumas estrelas, nós postados numa das elevações atentos ao que aconteceria.

De repente, lá embaixo, vê-se um fósforo sendo riscado. Ato continuo, rajadas de metralhadoras. E gritos.

A imprudência do soldado, acendendo cigarro, denunciou sua presença e sua localização. Era tudo que o inimigo queria. Foi “fuzilado”.

Fomos apanhados de surpresa, naquela escuridão, um silêncio sepulcral, um fósforo é riscado e em seguida uma rajada de tiros. Foi uma lição inesquecível.

Está bem, para nada serve este tipo de treinamento considerando as novas formas combate e os armamentos atuais. Mesmo naquela época já estava defasado, mas vale é o conceito.

Nós mesmos armamos nossas barracas que seriam ocupadas aos pares. Assim, cada soldado, durante a marcha, levava uma parte do material necessário para montagem das barracas de lona. A água era racionada e limitada a que estava no cantil. E os sacos de dormir agasalhavam o corpo porque naquele moro fazia era fio à noite.

Foram três meses duros, com uma rotina cansativa, Acordar de madrugada, fazer ginástica, depois exercícios de marcha batida e manobras.  A comida aquela gororoba braba. Os pratos corriqueiros tinham apelidos, como por exemplo “picadinho ponto trinta” relacionando com o calibre de uma das metralhadoras utilizadas.

E a famosa linguiça de mergulho, ou seja, brincávamos que sobre o caldeirão no qual era preparado o feijão (servido raramente) havia uma roldana, uma carretilha, na qual girava uma cordinha; na ponta da cordinha um pedaço de linguiça. O cozinheiro abaixava a corda que girava na carretilha e a linguiça descia até dentro do caldeirão, e depois puxava o embutido  de volta. Para ser reaproveitada no outro dia, só no mergulho.

E à noite, tinha o famoso chá, feito com cevada, que a par de conter vitaminas e sais minerais, também servia para dar uma broxada (acalmada) nos jovens soldados. Já imaginaram um bando de homens, por vezes retidos durante dias?

Acho que o serviço militar, nos moldes e com os propósitos de então, era bom para o país, para as famílias (sobretudo as mais carentes) e para a juventude. Tirava das ruas e da vagabundagem os rapazes de 18/19 anos, mantinha-os sob disciplina rígida, e com experiências importantes relacionadas à igualdade (todos faziam tudo), ao respeito às patentes (mais velhos), a organização (os armários passavam por revistas aleatórias), ao companheirismo (muitas vezes um dependia do outro), a rotina de higiene (banhos diários matinais, com água fria) e limpeza (os uniformes precisavam estar limpos, sapatos engraxados, cabelo cortado à moda militar, em suma, aprendiam a ser cidadãos, homens de bem.

Como muitas outras coisas lamentavelmente acabou. Não vejo mais soldados. Na época a que me refiro, era comum encontra-los nas estribos dos bondes, onde não pagavam passagem e até nas escolas nos cursos noturnos.


Concluído este período de adestramento/treinamento, fui liberado para me apresentar na 2ª CR,  que era na Rua Dr. Celestino, continuação da Rua da Conceição, no centro de Niterói.

Vida mansa, trabalho burocrático, datilografia, arrumação de arquivos, rodar boletim em mimeógrafo, estas coisas de funcionário. A disciplina era menos rígida e tinha uma cantina onde se poderia comer um pouco melhor (pagando).

Foi na 2ª CR que conhecí o Alódio Moledo dos Santos, também soldado (hoje defensor público, aposentado) e o Oswaldo Czertock, que ara cabo engajado, ou seja, militar de carreira (mas estudava odontologia). Voltei a encontra-lo já clinicando no Fonseca, anos mais tarde.

Nós três, e mais o Eugenio Lamy e a Esther Lucio Bittencourt, graças às boas relações da família do Alódio, produzimos e presentamos um programa de rádio. Mas isto será objeto de outro post.


Nota do editor: além de insubmisso e refratário, existem as categorias de voluntário e, a mais vergonhosa, desertor.

4 comentários:

Jorge Carrano disse...

Os sargentos e subtenentes das guarnições de Niterói e São Gonçalo tiveram dívida de gratidão com meu pai.
Foi através dele que conseguiram, junto ao governo estadual, a doação de um terreno pra construção da sede do clube que criaram.
Vejam a foto no post abaixo:

http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/03/31-de-marco-de-1964.html

Jorge Carrano disse...

Tem uma história do Nazareth que não contei no post, que nos dias de hoje traria sérios problemas para ele. Nestes tempos da babaquice do politicamente correto.
Pela manhã, tropa colocada no dia a disposição dele (para limpeza) ele começava assim: para quem não me viu meus cumprimentos; brancos bom dia; mulatos, como vai; e pretos ôba".
Ele mesmo sendo mestiço.

Riva disse...

No meu caso foi o QI, e também no 3º RI (acho que ali ainda é Barreto ou Neves).

Já estava na faculdade de Engenharia desde março quando fiz 18 anos em junho. E estranhamente, meu pai cismou que eu deveria servir no Exército, que seria bom para minha formação ...

Falei pra ele simples assim - lembro como se fosse hoje : se eu for convocado, eu nunca mais ponho o pé dentro de uma sala de aula.

O QI foi rapidamente providenciado.

Quanto ao sargento que na época passou em revista os candidatos (com QI e sem QI misturados), todos nus em fila, fica para outra .....

Freddy disse...

Eu não precisava de QI para escapar. Bastaria estender meu braço direito e mostrar as cicatrizes que me impediriam de fazer qualquer tipo de exercício físico na época.
Mesmo assim, meu pai arrumou um QI, "just in case"...

Servir ao Exército? Nem pensar! Eu sempre tive uma dificuldade muito grande em obedecer ordens sem fundamento - às vezes até mesmo com. Sou rebelde por natureza, não daria certo de jeito algum.

Sobre a dificuldade de obedecer ordens, dei muita sorte em meus 32 anos de emprego. Mesmo quando não fui chefe de seção, eu fui gerente de algum processo independente, de modo que quase nunca tive de realmente obedecer a alguém. Bastava ser responsável no que fazia e apresentar resultados que ninguém enchia a minha paciência. Em alguns raros anos, mais para o final (já privatizada), tive alguns percalços, mas coisa pouca frente ao restante.