18 de março de 2015

NOTAS EXPLICATIVAS

Esta é uma postagem sui generis eis que só contém explicações, informações complementares, bibliografia, créditos de imagens ou textos, algumas destas coisas que são usuais em notas de rodapé.

Quando escrevo um post para o blog que me dão a alegria de nele estar plugado, evidentemente que não escrevo para uma pessoa em particular. O texto é para leitura de quem se dispuser a fazê-lo. É aberto, amplo, geral e irrestrito.

Se fosse destinado a uma pessoa em especial, seria mais correto, mais educado, mais protocolar, mais ortodoxo, fazê-lo via mensagem eletrônica, via postal, ou telefone, ou MSG, ou ainda, quem sabe, via Skype.

Portanto é falacioso, é equivocado, é impróprio fazer leitura personalizando, individualizando ou identificando pessoas ou fatos. Em outras palavras mais objetivas. Aqui não jogo carapuças.

Por isso, quando tenho que dizer que Lula é um farsante, não fico com filigranas ou tergiversando, falando de um ex-presidente, pernambucano, com apelido de um molusco e que manipula a atual presidente.

Digo o nome da pessoa a qual me refiro e a opinião,  que aqui reproduzo, de que não passa de um ilusionista, prestidigitador, que vive de enganar os menos informados, e incautos por vezes alfabetizados e realizados.

Ademais, meu circulo de amigos, colegas, parentes, clientes e ex, não está restrito aos que frequentam o blog, só corujando ou também palpitando.

Quando lamento a omissão de muitos que sei descontentes, estou me dirigindo também a estes fora do espaço virtual deste blog.

Fiquei imensamente feliz com a solidariedade de muitos, a justificativa (que nem era necessária) de alguns poucos explicitando razões pelas quais não puderam ir, e, principalmente, agradeço aos vários vídeos e fotos que recebi, de conhecidos e desconhecidos, com registro de participação nas manifestações em São Paulo e Santa Catarina, especialmente.

Cada um sabe o que quer fazer de sua vida. Recorro ao poeta, que disse com a propriedade costumeira:
“Quem já passou
 por esta vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá
Pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou
Pra quem sofreu....”

E nesta linha sigo dizendo que não tenho nenhum direito de cobrar comportamento (só dos filhos enquanto eram menores impúberes) ou julgar posturas. E não pretendi fazê-lo.

Agora, ficar decepcionado fiquei mesmo. Com muita gente. Olha só: se o sujeito é tímido, inibido, pode se enturmar. Liga para amigos, parentes, sugere participação juntos. Marca encontro, combinam o que levar (bandeira, buzina, apito, sei lá).

O blog poderia ter tentado mobilizar  e convocar amigos e leitores para formação de um grupo. Poderia mesmo. O Paulo Bouhid, por exemplo, estou seguro que teria ido. Em e-mail informou que foi traído por informação errada quanto ao horário, em Niterói.

Meu filho mais novo telefonou para minha casa e quando informado por minha mulher de que eu estava na manifestação lamentou muito eu não ter avisado que iria. E quando chegou lá em casa para o almoço reiterou: pô você deveria ter dito que iria, pois teria acompanhado.

Bem, como não passo de um cidadão idoso (nos termos da lei), que precisa de um “Estatuto”, para assegurar seus direitos,  não tenho patente, não uso beca ou capelo, não tenho mandato parlamentar, só posso mesmo é bater panela, soprar apito e portar cartazes.




Não pretendi me exibir (quem me conhece bem sabe que sou low profile - rsrsrs), nem ser exemplo de coisa alguma.

Fui eu mesmo, e me surpreendi com minha empolgação e descontração, levado, claro, pela enorme vontade de viver num pais decente.

Nota explicativa (da nota explicativa): Dia 12 de abril, pelo menos em São Paulo, deverá  haver outra manifestação. Tentarei manter o blog atualizado quanto ao acontecimento programado. 

15 comentários:

Paulo Bouhid disse...

Obrigado pela compreensão, Jorge, mas estarei lá na próxima (dia 12/abril, me parece, ou 12/5), ou quem sabe antes, pra comemorar a queda dessa farsante.

Abs.

Riva disse...

Bom dia a todos !

Como fiz um comentário questionando a insistência do amigo sobre uma reflexão de todos que não se manifestaram nas ruas no dia 15, visto a carapuça e coloco mais uma vez que "cada qual com seu cada qual". E explico o que quero dizer com isso ...

Vejam o que o poeta disse :

“Quem já passou
por esta vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá
Pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou
Pra quem sofreu....”

O poeta acha que viveu mais que os outros, porque acha que se deu mais, amou mais, chorou e sofreu mais.

Como qualquer um de nós pode saber o que é se dar mais, amar, chorar ou sofrer mais do que outros ?

Cada um de nós tem seus limites, sensibilidades diferentes, graus diferentes de absorção, DNAs diferentes.

Eu tenho 3 filhos, que são 3 indivíduos completamente diferentes um dos outros.
E a liga entre eles se dá porque todos perceberam e compreenderam que existe essa diferença.

Voltando à analogia futebolística (para desespero do Freddy) ... eu ven do o jogo do Flu, e o Fred perde um gol feito. Eu xingo o cara imediatamente, e ao meu lado, outro torcedor diz que ele deu azar.

Mas ambos torcem freneticamente pelo FLU, sofrem, amam e choram pelas mesmas cores.

Que venha o 12 de abril, com mais intensidade ainda !

Sds TETRAcolores !

Jorge Carrano disse...

Recorro, agora, não ao poeta, mas a um dito popular de grande sabedoria: "águas passadas não movem, moinhos". Vivamos o presente com os olhos no futuro.

Freddy disse...

Carrano,
Percebo um vai e volta em argumentos e justificativas.
Diz que não tem direito de cobrar comportamento nem julgar posturas. Mas me deu 3 opções para escolher, na área de comentários do "Deus salve a Rainha":

Como lá está:
"Se cada qual, fazendo reflexão, entender que foi omisso, foi acomodado, foi covarde não se expondo para exprimir seu pensamento, então paciência.
Não vou me desculpar se magoei, porque não tive intenção."

Portanto posso escolher entre omisso, acomodado ou covarde. Pacato não? Certo... Mas sem direito a desculpas, já que não teve intenção. Aí me lembro do zagueiro que levanta o atacante a 1,5m de altura mas jura que não teve intenção, foi falta de jogo... Bom, independente de levar ou não cartão (amarelo, vermelho), ele ao menos dá um tapinha no pobre que está se contorcendo, pedindo desculpas. A gente aqui não tem direito nem a isso.

Continuou no texto de hoje, tendo mais uma vez feito as devidas escusas, na linha de cobrança de postura ativa e participante como a sua.

Parabéns, apoio plenamente que você vá e convide todos os amigos, parentes, conhecidos, leitores e comentaristas. No entanto não vou bancar o parvo e deixar de perceber o quanto vem escarnecendo de quem não partilha desse seu comportamento ativista. Está nas linhas e entrelinhas, só não vê quem não quer.

Fechando: NÃO vou a manifestações, NÃO empunho bandeiras partidárias, NÃO me envolvo em política ativa, quando muito me dou ao direito de dar uns pitacos aqui e ali - para qualquer dos lados, a meu bel prazer. Espero que me aceite como sou sem rótulos nem espetadelas.
Abraços, Freddy

Ana Maria disse...

Acredito que no dia 12 teremos um maior número de brasileiros manifestando seu descontentamento. Desta vez muitos não compareceram por descrer no movimento. Estamos num país que se marcam protesto e só aparecem os militantes de partidos políticos. Outro motivo do afastamento de alguns é receio de baderna. É preciso ser jovem e impetuoso para se arriscar entre balas de borracha, gás lacrimogênio e correrias.
Creio que o caráter pacífico e emocionante deste movimento fará com que outros resolvam participar da emoção de fazer parte da história.

Ana Maria disse...

Por outro lado é compreensível o desapontamento do manager. Quando nos engajamos num projeto, contamos com o apoio das pessoas que amamos e admiramos e num primeiro momento nos irritamos quando nossa expectativa é frustrada.
Porém tenho certeza que a decepção é absorvida como tantas outras que sofremos em nosso dia a dia e que não destrói famílias e nem acaba com amizades.

Jorge Carrano disse...

Ainda estou recebendo informações sobre as manifestações Brasil afora.
Hoje recebi foto dos sobrinhos que residem em Florianópolis, num grupo de amigos, todos com camisas s blusas amarelas.
Muito legal.

Riva disse...

Tive o desprazer de assistir hoje parte do "debate" no "congresso", com os dePUTAdos se defendendo do mega ministro CID JATINHO.

Estamos f ........., literalmente.

Só uma bomba atômica exterminando essa raça para termos alguma esperança de um Brasil melhor.

Jorge Carrano disse...

O curioso, Riva, é que na primeira vez em que o Cid Gomes disse um coisa aproveitável foi obrigado a se demitir do cargo de ministro.
Ele, como ministro da educação, era uma piada de mau gosto de Dilma. Mas em seu pronunciamento na Câmara dos Deputados disse uma verdade.

Jorge Carrano disse...

Por falar nisso, dá para acreditar no que disse este "pralamentar"?
Vejam o que escreveu o líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (PT-AC), em sua página no Facebook uma suspeita: "Que a CIA esteja coordenando a campanha pelo enfraquecimento dos governos da América do Sul 'não alinhados', tal como fizeram para instalar as ditaduras militares nos anos 60".
A observação foi publicada no último sábado (14), antes das manifestações contra o governo Dilma e o PT, que levaram milhares de pessoas às ruas de todo o país.
De acordo com a Folha de S. Paulo, a postagem do deputado foi a mais comentada em sua página oficial. Os comentários, no entanto, foram desfavoráveis ao parlamentar.

Que adjetivo podemos usar sobre a fala deste energúmeno?

Paulo Bouhid disse...

Já não basta "petista"?

Jorge Carrano disse...

Tem toda razão, Paulo.
Eu enfiaria a cara no primeiro buraco, ou me mataria, se qualificado como tal.
Ser petista é estado terminal de vida inteligente e digna.

Freddy disse...

Ontem, em São Sebastião do Alto, um prefeito do PT foi preso em flagrante recebendo propina. Ele substituía (era vice) outro que também fora afastado por corrupção. Sim, do PT também.
Fazendo escola, esse partido!

Riva disse...

Paulo Bouhid resumiu .....

Jorge Carrano disse...

A voz das ruas. Parece que as pessoas estão despertando:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/documento-afirma-que-32-dos-eleitores-de-dilma-mudaram-de-opiniao-negativamente/