15 de março de 2015

Manifestação em Niterói




Quando eu cheguei na esquina da rua Miguel de Frias, caminhando pelo calçadão, já havia cerca de 40 pessoas concentradas no local, na ilhota que faz a separação das pistas.

Havia um com buzina, bem estridente, e algumas pessoas já portavam cartazes.

A predominância era de cabeças grisalhas, mas havia  jovens também. O grito de guerra, ou palavras ordem eram:
“Vem, vem
Vem pra rua você também!”

As pessoas chegavam aos poucos, apitos eram ouvidos.

Chegou um bumbo. A ao ritmo das batidas do bumbo começaram as palavras de ordem: FORA PT!  FORA DILMA!

E as pessoas continuavam chegando.  Já éramos  mais de  uma centena.

O que mais cantei até a rouquidão foi o refrão:
“Lula cachaceiro,
Roubou o meu dinheiro”.

Nas janelas dos prédios muitas bandeiras e gritos de apoio.

Um integrante do grupo fazia cartazes. Pedi um alusivo ao futuro preocupado com o pais que ficará para meus netos.

Exibi acima da cabeça enquanto os braços não ficaram dormentes. Começou a caminhada em direção ao final da praia, antigo Canto do Rio.


Eram pessoas de bem, descontraídas, de cara decente, apenas manifestando sua indignação, pacificamente.

Foi emocionante ver senhoras idosas, que estavam ali espontaneamente, de frigideira ou panela nas mãos, batendo ritmadamente.

Fiquei emocionado porque era o povo decente, pessoas do bem, donas de casa, avós, aposentados, estudantes, crianças com seus pais enroladas em bandeiras nacionais.

Nunca fui tão cumprimentado, tão fotografado e filmado em função do cartaz que portava.

As pessoas passavam e faziam sinal de positivo com o polegar ou me dirigiam palavras  de apoio: muito bem! Parabéns!

Sorriam para mim e pediam para fotografar.

A marcha continuava,  tranquila, mas minhas pernas já denunciavam cansaço. A camisa encharcada de suor porque o sol estava muito quente.

Acho que fiz o que podia, segundo minhas energias. Não fiquei só conscitando pelo blog a que as pessoas se manifestassem. Fui lá. E gritei e aplaudi.

Estou leve, em paz com minha consciência.

O resultado não sei qual será, mas sei que não foi inútil o que os niteroienses fizemos.


 Assistam ao vídeo abaixo:

18 comentários:

Freddy disse...

Nem vem!
Você já passeia todo domingo (todo dia?) na Praia de Icaraí, como parte de sua rotina. Empunhar um cartaz não lhe custou nada, certo?
<:O)

Falando sério, parece que só na frente do Congresso Nacional em Brasília tinha tanta gente (ou mais) que em todo o Brasil somado na pífia manifestação pró-Dilma da 6ª feira.
=8-)

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Mesmo que eu fosse um manifestante solitário, já teria cumprido meu papel.
Melhor do que ficar com a bunda na poltrona assistindo.
Mas eramos milhares. Neste momento um outro, manifestante pediu licença para fotografar, por isso me afasei. E foi ele mesmo que me enviou por e-mail.
Como eram centenas de pessoas fotografando e filmando, com seus smartphones, talvez você me veja no Facebook.

Jorge Carrano disse...

Se fosse uma parada gay, alguns internautas teriam comparecido.
Mas como era para defender o pais, e o nosso futuro... aí têm muitas desculpas.
Convencem os outros com suas desculpas mas duvido que convençam suas consciências acomodadas.

Ana Maria disse...

Cada cidadão faz o que sua consciência pede.

Jorge Carrano disse...

O problema Ana Maria, é que muitos não têm consciências. São alienados.

Paulo Bouhid disse...

Queria muito ter ido. Infelizmente me informaram que seria às 14h...

E me alternaria com vc, Jorge, segurando seu cartaz!!!

Abs.

Ana Maria disse...

Faz parte. Tenho uma amiga que anulou o voto. Agora, toda vez que reclama do governo eu lhe imputo a culpa pela vitória da Dilma, mas ela não entende.
É o mesmo que vc ouvir do médico que cigarro é nocivo, mas como o efeito não é imediato, acha que é exagero.
Somos uma democracia. Existem petistas (cada vez em menor número), os que se vendem por necessidade ou não, os que se locupletaram, os que por ignorância não entendem o momento atual e os que entendem mas contam que os outros façam o trabalho.
Fiquei encantada ao ver a manifestação em Copacabana. Milhares de pessoas sob um sol escaldante, caminhando e cantando, enquanto a areia era ocupada por umas poucas dúzias de comodistas.
Dizem que cada povo tem o governo que merece,então vc e os milhares de manifestantes fizeram por merecer um país melhor.

Jorge Carrano disse...

Nem a Globo está podendo ignorar as manifestações.
Foi um resposta a altura para os que comemoraram aquelas planejadas e remuneradas passeatas do dia 13.
Coisa chinfrim.
MST e CUT são braços do PT, como é sabido.

Paulo Bouhid disse...

35 reaus, um sanduba de mortaNdela, e um suco de grosel... e busão ida e volta.

Anônimo disse...

Aqui em Londrina foi um mar de gente. Fiquei no primeiro terço da passeata e não posso avaliar. Mas éramos milhares. Nas janelas de um prédio, dois panos vermelhos discordavam do resto. Essas pessoas levaram tremendas vaias, e gritos em coro: "Pula! Pula!"

Jorge Carrano disse...

Parabéns aos paranaenses.
Acho que todo o pais está mobilizado e a imprensa noticia que até mesmo no exterior houve manifestações contra Dilma e seu governo de corruptos e incompetentes.

Jorge Carrano disse...

O vídeo cujo link está no post, é uma pequena mostra da manifestação, aqui em Niterói.
No resto do pais e mesmo no exterior, as coberturas da BANDNews e da GLOBONews mostraram o suficiente.

Jorge Carrano disse...

Panelaços durante a fala dos representantes do governo com as abobrinhas de sempre. Discurso vazio, promessas de sempre, análises infundadas.
Foi em quase todo o pais. Aqui em Niterói foi bastante contundente.
Leiam e assistam:

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/03/panelacos-sao-registrados-pelo-brasil-durante-entrevista-de-ministros-na-tv.html

Jorge Carrano disse...

Eu estive ai.
Cada qual reflita se poderia e deveria ter participado.
Errar por ação é melhor do que por omissão.

http://especiais.g1.globo.com/politica/mapa-manifestacoes-no-brasil/15-03-2015/

Riva disse...

Prezado Carrano,

Ninguém tem que avaliar nada.

Não sei a que geração pertencem os nossos leitores e participantes, e que provavelmente passaram pela era Getulio, Costa e Silva, Castelo Branco, Figueiredo, Collor, Sarney, FHC, Lula e agora a DisGraça .... e daí ?

Cada qual com seu cada qual, gritando na praia de Icaraí, no sofá de casa, no Facebook, no Twitter, em blogs, em cartas para jornais .... cada um faz sua parte, externa seus sentimentos da maneira que mais lhe parece adequada às suas vidas e ao seu dia a dia .... exposição é liberdade de expressão ! Da nossa maneira !

Não compreendo sua insistência em pedir exame de consciência para cada um que não se expressou como você .... provavelmente 475.000 niteroienses não foram lá ...

Só posso lhe dizer que aqui em casa continuamos apoiando 100% as manifestações, filmei minha esposa entusiasmada no panelaço à noite, continuo me expressando nos canais que tenho acesso, à minha maneira, e te agradeço por me representar na Praia de Icaraí no domingo.

Obrigado, de nada ... e continuo apoiando e amando meu FLUMINENSE ... na #FluSofá (já dei minha contribuição por mais de 40 anos).

Sds Tetracolores

Jorge Carrano disse...

Rio tanto que quase me engasguei:
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/03/ministros-entregam-renan-propostas-do-governo-de-combate-corrupcao.html

Entregaram para o Renan?

Riva disse...

Via Twitter :

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/03/17/bomba-do-mais-medicos-gravacao-mostra-como-governo-do-pt-mascarou-objetivo-de-financiar-cuba/

Jorge Carrano disse...

A voz das ruas. Parece que as pessoas estão despertando:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/documento-afirma-que-32-dos-eleitores-de-dilma-mudaram-de-opiniao-negativamente/