29 de janeiro de 2015

Por que será?

Não importa quantas pessoas já estejam diante do elevador, aguardando. Cada um que chega torna a apertar o botão de chamada mesmo que este já esteja acionado e com o led aceso. Por que será?

E algumas pessoas tornam a apertar o botão depois de alguns segundos.

Provavelmente, sendo o elevador “mais inteligente” do que estas pessoas, irá atender prioritariamente ao chamado e pensando com seus botões (modo de dizer): deixa atender logo este impaciente antes que ele quebre o botão (de verdade).

Por que será que oito entre dez mulheres que saem de casa levam consigo, além da bolsa convencional, de couro ou courvin, à tiracolo, uma outra, de papel ou plástico, destas com mensagem comercial, estampando o nome da griffe ou da loja?

Por que será que torcedores de Vasco, Fluminense e Botafogo, na sua maioria, torceria pelo Boca Juniors num jogo deste  contra o Flamengo, mesmo sendo aquele clube "argentino" e com uma das torcidas mais antipáticas do mundo? A torcida do Flamengo é pior?

Por que será que na parada de ônibus, estando lá quatro ou cinco pessoas, quando da aproximação do transporte público todas levantam e acenam uma das mãos? Não bastaria que um o fizesse? Será que o condutor do veículo só vai parar porque são muitas pessoas acenando? Se fosse um só ele não pararia?

Por que será que oito em cada dez homens, com idade entre dez e cinquenta nos, carregam uma cangalha nas costas (parentes e amigos levam mochilas) ?

Por que será que oito em cada dez motoqueiros (amigos e parentes são motociclistas) são idiotas e mal educados? Já não seria correto estacionar nas calçadas, mas precisa subir com o motor ligado e sentado no selim? Não seria mais prudente e civilizado desligar o motor e empurrar o veículo, segurando-o pelo guidão, até o ponto onde irá estaciona-lo?

Por que será que num ônibus de trajeto curto, como os 47-A e 47-B, as pessoas precisam entrar comendo ou tomando refresco?  E depois deixam os guardanapos  ou embalagens de biscoitos, escondidos atrás das cortinas do veículo, assim como os copinhos e garrafas de refrigerante embaixo do banco, muita vezes ainda derramando o restinho do líquido? É falta de princípio, muita fome ou os pais nunca ensinaram boas maneiras? Ah! Que saudade do tempo em que as crianças levavam palmadas (ou pelo menos uma reprimenda) quando faziam coisas fora dos padrões de educação vigentes.

Por que será que a partir dos setenta anos de idade as pessoas ficam mais ranzinzas? Experiência própria (rs).

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Por que o lucro líquido do Bradesco, no exercício de 2014, agora encerrado, foi de 26%? E outros bancos certamente terão resultado parecido?
Atividades produtivas mesmo (rural e industrial)nem se aproximam deste resultado operacional. Alguma coisa está errada.
Leiam em
http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2015/01/bradesco-tem-lucro-liquido-de-r-3993-bilhoes-no-4-trimestre.html

A resposta é simples. Agiotagem oficial, cobrança de taxas de serviço escorchantes e compra de títulos do governo com rendimentos fantásticos.

Maria Helena disse...

Boa tarde Jorge. Que bom quando podemos reclamar, observar, falar e escrever.Sinal verde. Estamos passando com vivacidade pela vida. A Maria Antonieta vai bem graças a Deus. É um personagem que gosto. Abraço

Jorge Carrano disse...

Para quem não entendeu o fato da Maria Helena haver mencionado a Maria Antonieta (rainha), recomendo acessar:
http://saitedavida.blogspot.com.br/2015/01/relembrando-o-passado-que-nao-passou.html#comment-form

(copy and paste o endereço eletrônico)

Freddy disse...

Basta morar um tempo num país de primeiro mundo que você percebe que isso raramente acontece considerando a população residente - turista não conta.

O Brasil não tem mais jeito porque o percentual de mal-educados, sem consciência cívica, sem presente e sem futuro, vem aumentando em ritmo alucinante, deixando pouco espaço para nós outros.

Quando chegamos a certa idade ficamos ranzinzas, sim, mas porque conhecemos outra realidade antes dessa...

Na verdade, eu me tornei ranzinza desde os 26 anos, quando retornei de 7 meses morando na Alemanha. Nunca mais perdi o mau humor contra brasileiros - tiradas algumas exceções, claro...

=8-( Freddy

Unknown disse...

Gostei da crônica e dos comentários.
Por que será???
Beth

Jorge Carrano disse...

Você gostou mesmo de eu haver admitido que estou ranzinza (lol).
Vai, confessa Beth!!!
Bj.