8 de janeiro de 2015

Biltres, canalhas, velhacos, com anel de doutor

Os advogados desde há muito são estigmatizados com a pecha de inescrupulosos, desonestos e espertalhões.

E alguns são mesmo. E não são poucos.

Mas e os médicos? Por que são vistos como salvadores. Sempre! Raramente, e sempre à boca pequena, ouve-se uma crítica ou acusação a um médico por sua incompetência, descaso ou irresponsabilidade.

O Abdelmassih foi parar nas páginas criminais dos jornais por falta de ética, de moral.  Quantos você viu acusados, na imprensa, por falta de competência e responsabilidade? E no entanto tenho certeza de que erros médicos matam mais do que condenação de inocentes nos países onde existe pena de morte.

Erros judiciais ocorrem, mas até a consumação da pena, várias instâncias e recursos de apelação minimizam o número de erros. Mas o médico quando erra, por desleixo ou incompetência não tem recurso para a vítima, no mínimo ficará uma sequela.

Amputação de membro errado é uma coisa quase corriqueira, entre outras barbaridades de que se tem notícia nos escritórios de advocacia.

E têm o corporativismo mais acendrado, mais forte,  dentre os profissionais liberais. Dificilmente se consegue um laudo conclusivo de um médico, essencial em processo de apuração de erros, quanto ao erro do colega de jaleco branco.

Neste último final de semana houve uma denúncia de quadrilha que opera no segmento de próteses. Coisas inacreditáveis, repugnantes, foram reveladas. Não bastasse a colocação desnecessária de prótese, há casos em que as mesmas são danificadas, propositadamente, para ser necessária a substituição por outra, o que gera venda maior e consequentemente comissão para o canalha que intitula médico/cirurgião.

A revista Veja denunciou recentemente que “A cada três stents do modelo mais caro colocado – meta estabelecida pelo fabricante chinês – o médico ganha uma viagem. Segundo o médico que aderiu a delação premiada, há quatro anos um grupo do Hospital dos Servidores do Rio dedica-se a explorar vários pontos turísticos da Asia e da Europa graças ao bom desempenho nesta disputa”.

Senti náuseas, ânsia de vômito.

Agora imaginem médicos deste nível, mancomunados com advogados picaretas? Aí é dose para mamute. Fica uma quadrilha forte e poderosa.

As notícias dão conta de uma indústria de liminares, arranjadas entre médicos e advogados inescrupulosos (os dois), para obrigar planos de saúde a autorizarem colocação de próteses, desnecessárias ou de padrão especial e mais caro.

Resultado, além dos aspectos criminal, ético e moral? Quando você precisar, mesmo, de uma cirurgia com colocação de prótese, terá imensa dificuldade para resolver, mesmo na via judicial, porque os planos de saúde estão “vacinados” e os juízes desconfiados.

A ação destas quadrilhas integradas por advogados e médicos será objeto de outro post.

A poeta Bruna Lombardi tem razão: "Como se pode nadar no meio de tantos anzóis"


Nota do autor/editor: os adjetivos do titulo são homenagem ao meu pai, que os utilizava bastante.
Conheci uns dois ou três médicos abnegados, dedicados ao seu ofício e competentes, mesmo não dispondo dos recursos hoje existentes, em matéria de exames. 

6 comentários:

Jorge Carrano disse...

Pelo teor do acórdão, é possível ter uma ideia da absurda negativa de reembolso:

Ementa nº 8
ATENDIMENTO DE EMERGENCIA
HOSPITAL NAO CREDENCIADO
REEMBOLSO DE DESPESAS MEDICO-HOSPITALARES
RECUSA DE COBERTURA
INTERPRETACAO ABUSIVA DE CLAUSULA CONTRATUAL
RESPONSABILIDADE DA OPERADORA DE PLANO DE SAUDE
AGRAVO INTERNO. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA. PLANO DE SAÚDE. ATENDIMENTO EMERGENCIAL EM HOSPITAL NÃO CREDENCIADO. ALEGAÇÃO DE VEDAÇÃO DE "LIVRE ESCOLHA" DE HOSPITAIS E DESCABIMENTO DE COBERTURA DE ATENDIMENTO EM HOSPITAL NÃO CREDENCIADO. ABUSIVIDADE. INFRINGÊNCIA DO CDC.
Agravo interno contra decisão monocrática proferida com base no artigo 557, caput do CPC que negou seguimento ao recurso de ambos os agravantes, mantendo a sentença de primeiro grau. Consumidora que sofreu mal súbito dentro do hospital ao acompanhar sua genitora para tratamento. Atendimento médico prestado adequadamente. Em se tratando de atendimento médico emergencial, é dever do estabelecimento hospitalar, sob pena de responsabilização cível e criminal do nosocômio e seus prepostos, de prestar o pronto atendimento ao paciente. Embora seja possível condicionar o atendimento do segurado de planos de saúde aos nosocômios credenciados pela seguradora, no caso, a consumidora sofreu mal súbito dentro de um hospital não credenciado onde acompanhava a sua genitora. Daí o dever de reembolsar àquele que atendeu a segurada. Responsabilidade da operadora de plano de saúde pelo pagamento integral das despesas hospitalares da autora.
Precedente citado: TJRJ AC 0300936-32.2009.8.19.0001, Rel. Des. Helena Cândida Lisboa Gaede, julgado em 22/06/2010.
0025865-76.2012.8.19.0203 - APELACAO
SEGUNDA CAMARA CIVEL
Des(a). ELISABETE FILIZZOLA ASSUNCAO - Julg: 08/10/2014

Ana Maria disse...

Estou penando com meu Plano de Saúde.
Depois de 44 anos de filiação me vejo obrigada a pagar consultas populares visto que a rede credenciada tem minguado sem reposição das especialidades. Quando reclamo, marcam consultas em Petrópolis (distância de 60 km até os limites do município, em uma estrada estreita, com curvas e mal sinalizada)
Se me dispuser a ir dirigindo, sofro um desgaste desnecessário, além do gasto com combustível dos mais caros do mundo; se for de táxi tenho que desembolsar 200,00.

Jorge Carrano disse...

Planos de saúde, assim como operadoras de telefonia celular, provedoras de internet, são todas farinha do mesmo saco.
Salvo alguns planos especiais, top, premium, que custam uma barbaridade e fazem reembolso. Tipo seguro saúde.

Freddy disse...

O Brasil se transformou numa terra de ladrões. Quem não é é exceção.

Sabem o que é pior disso tudo? É que não consigo descobrir um lugar no mundo melhor para se viver sem ser discriminado nem rotulado de imigrante indesejado... E se parar pra refletir, em cada excelente lugar que você pensar haverá um senão importante que o retirará da lista de desejos...

=8-/

Riva disse...

Esqueceu dos engenheiros de obras desabadas com mortes e prejuízos enormes para diversas famílias ...

A lista pode ser kilométrica se entrarmos pelos cargos em ministérios, prefeituras, estados, etc ....

E vem aí a parte submersa do iceberg ... BNDES !

Jorge Carrano disse...

A imprensa noticia novo e absurdo escândalo, em Santa Catarina, médicos utilizavam stents com prazo vencido e ganhavam comissão que variava em função do prazo.
Uma boa pena para estes canalhas seria enfiar todos os stents nessas condições no rabo deles.
Mais uma vez, notaram porque nunca me aventurei em concurso para juiz ou delegado de polícia?