7 de janeiro de 2015

O Flamengo preocupa mais do que o Vasco

Explico. Torço contra o Flamengo, em qualquer juízo, instância ou tribunal (deformação profissional – rs).

Já contei aqui o caso do velho Castelo pai do amigo Castelar, agora juntos de novo em outro plano. Ambos vascaínos, assim como o Chicão, filho e irmão, também junto deles.

O citado Castelar, pai, muitas vezes perguntado sobre os resultados do campeonato carioca, o mais importante do país, nos anos 1940/1950, dizia:
“o Vasco ganhou, legal, e o Flamengo perdeu ÔBA!”

Não chego a este extremo, mas confesso uma certa satisfação quando os do bonde e do urubu perdem.

Então minha preocupação com o Flamengo é inversamente proporcional a que estou em relação ao Vasco. O da colina histórica, está com um elenco pobre, desconhecido. Provavelmente terá dificuldades em se manter na série “A”, salvo surpresas agradáveis como a revelação de um ou outro da base e um ou outro dos ilustres desconhecidos ora contratados. Até mesmo o técnico tem um currículo pobre.

Já o Flamengo, além de ter mantido seu técnico, um dos mais vitoriosos e conhecido internacionalmente (dirigiu o Real Madrid, não esqueçam), tem praticamente o mesmo elenco da temporada passada, e conseguiu reforça-lo com dois ou três nomes de bom potencial e histórico positivo.

O Flamengo, se o Luxemburgo conseguir armar uma defesa sólida, será um time muito perigoso. Seu ataque será muito rápido porque tem jogadores velozes e habilidosos. Se colocar um bom armador, lançador, o Marcelo agora contratado, o Éverton, o Paulinho e o Nixon, imporão um ritmo de jogo difícil de neutralizar.

Escrevo isso agora, antes do início da temporada, com o coração partido e torcendo para estar enganado. Acho que o rubro-negro será o melhor time do Rio neste ano. O Botafogo vai parir um ouriço na série “B”. E Vasco e Fluminense farão figuração. Se não acontecer algo pior.

Então está explicado: estou mais preocupado com eventual sucesso do Flamengo do que com o possível fracasso do Vasco.


Nota do editor:
Espero que este elogio, uma exceção no blog, traga de volta o primo Rick, que mora nos USA, e nos abandonou de tanto criticarmos o Mengo dele, com adjetivos como “o time do mal”, ou “mulambada”. 

20 comentários:

Riva disse...

Estou alienado futebolisticamente falando.
O Campeonato Carioca, que foi o mais importante da minha vida de torcedor por muitos e muitos anos, não tem mais nenhum valor. Virou pré-temporada para o Brasileirão.

Campeonatos estaduais vão morrer, aos poucos.
Só não morrem de uma vez porque geraria um mega problema social no país, tendo em vista que milhares de famílias dependem do cacau desses campeonatos locais. E então as federações não deixam matar.

Quanto aos clubes, não arrisco nada. Já vi o Criciúma liderar o Brasileiro e cair para a B no final ...

Mas é preocupante SC ter 4 times na Série A, e o Rio de Janeiro definhando com 3 ... novos tempos.

Eu confesso que perdi essa "raiva" de times adversários. Acho que o fato de ter um filho Flamengo contribuiu para me acalmar kkkkkkk. Na verdade, torço pelo Rio de Janeiro no Brasileiro : eu e 2 filhos Flu, esposa Vasco, e outro Fla. Meu pai era America !

Raiva ainda tenho, confesso : Gambás, pelo seu ex presidente, por tudo que representa. A torcida não .... mas torço contra até hoje.

Jorge Carrano disse...

Ao lado da paixão clubística, amor à camisa e a inexplicável fidelidade que mantemos ao time que conquistou nosso coração, há um outro componente muito forte que me mantém ligado ao futebol.
Gosto de assistir como manifestação artística.
Algumas jogadas individuais, o drible bem aplicado, no momento certo. A visão de jogo que alguns dos artistas possuem, quando fazem inversão de lado ou encontram um companheiro bem posicionado.
A "deixada", abrindo as pernas, para que o companheiro que chega possa arrematar em boas condições. O chute certo, preciso, fora do alcance do goleiro.
Tudo improvisado em alguns décimos de segundo.
O coletivo atuando como numa orquestra, quando um se apresenta para receber, enquanto outro busca o espaço vazio e penetra para conclusão do lance.
Enfim quem jogou um pouco de futebol, como eu, nas peladas de rua e no colégio, gosta do esporte.
Por essas razões, campeonatos com equipes fortes, composta de jogadores talentosos, me agradam como um show e em alguns casos as plateias (torcidas) fazem parte do espetáculo, com hinos e canções de apoio entoadas antes das partidas ( como no caso do Liverpool - You'll never walk alone").
Assisto regularmente há alguns poucos anos os campeonatos da Inglaterra e da Espanha, e mais recentemente da Alemanha.
No caso da Premier League, até tenho um time de preferência que me conquistou pela qualidade do futebol que jogava no início dos anos 2000. Na temporada 2003/2004 foi campeão invicto o que na Inglaterra é coisa raríssima, difícil de ocorrer. Para se ter uma ideia, o único outro que conseguiu foi o Preston North End, campeão invicto na temporada 1888/1889, e ora na segunda divisão.
Bem, o Arsenal já me agradou quando aqui esteve em 1949 e perdeu para o Vasco or 1X0, com goal do Nestor.

Riva disse...

Pois é, amigo, acho que todo esse romantismo do futebol acabou.

Hoje, se vc dá um lençol no adversário é caçado pelo time adversário e pela imprensa.

Virou um negócio, como tantos outros, regado a corrupção.

Não vale mais a pena se envolver.

Freddy disse...

Desculpem, a conversa era sobre futebol.
Hoje eu tenho medo.
Medo de fanáticos religiosos.
Medo do fundamentalismo islâmico.

Na religião dos caras, depois da morte tem um verdadeiro paraíso esperando o cara em algum lugar - ia dizer céu, mas isso não existe. Eles não se importam com o ato de morrer e escarnecem de nós, que nos importamos.
Será uma luta inglória, e só terminará quando dizimarmos todos os fundamentalistas. Veja bem que não falei dos islâmicos em geral, falei dos fundamentalistas.

Lembra-me 1945. Cada japonês era um guerreiro que achava que um dia ia ganhar a guerra. Os EUA tiveram de jogar 1, depois 2, tinham uma 3ª e blefaram dizendo que tinham dúzias delas e que iam dizimar o Japão inteiro se eles não se rendessem.

Pois bem, só algo parecido fará parar o terrorismo islâmico.

Jorge Carrano disse...

Para entenderem melhor do que o Carlos Frederico está falando e para registro do caso para o futuro, sugiro acessar:

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/onze_mortos_em_ataque_ao_jornal_satirico_frances_charlie_hebdo.html

http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/31712-homenagens-as-vitimas-do-charlie-hebdo

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/veja-momentos-do-ataque-ao-jornal-frances-charlie-hebdo

Jorge Carrano disse...

Acho que podem não ter sido em vão as perdas humanas.
Uma coisa que sempre defendi, e que cada vez mais me convenço, é de que qualquer povo que se diga civilizado tem que adotar a pena de morte.
Quem sabe será restabelecida na França?
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39084/apos+ataques+em+paris+lider+da+extrema-direita+propoe+referendo+sobre+pena+de+morte+na+franca.shtml

Riva disse...

Não será restabelecida. O discurso é diametralmente oposto a essa idéia ...

O que para mim está NÍTIDO é que a tal globalização, Europa unificada, foi um sonho que acabou ontem.

Com certeza o arrependimento é enorme pela abertura das fronteiras, de um pais único.

Não dá !!! Culturas diferentes, valores diferentes, fracassou.

Que retornem à individualidade, e fechem, controlem suas fronteiras.

Aqui também !!

Chega de globalização .... cada um é cada um.

Riva disse...

Complementando .... perdas de vida sempre serão em vão.

Não consigo imaginar perder um filho, um amigo, por uma causa qualquer !

Viver é preciso !

Jorge Carrano disse...

Também acho, Riva, com a seguinte ressalva. Algumas vidas, quando dizimadas, melhoram a espécie humana e a sociedade. Falo daqueles que transgridem as regras do viver em sociedade, com direitos e obrigações definidas.
Para esses, pena de morte ontem. E essas vidas, tiradas por penalidade não são em vão.Elas aperfeiçoam a coletividade.

Jorge Carrano disse...

Essa minha opinião sobre pena de morte, na contramão da maioria dos juristas, não é casuística e nem recente.
Vem de longa data. Já publiquei no blog recortes de jornais com cartas antigas que escrevia sobre a necessidade de adoção da medida.
Tolerância com estuprador, com assassino dos pais por motivos econômicos, ou de filhos por serem transtorno para nova união afetiva, não merecem nenhuma compaixão.
Incluiria, agora, nesta gentalha indigna de viver, os que desviam verbas públicas destinadas à saúde e educação.

Riva disse...

Concordo !
Mas minha dúvida é em relação aos tribunais que julgam quem deve morrer ... não canso de ver injustiças e erros.
Talvez apenas a justiça com as próprias mãos ....

Jorge Carrano disse...

Riva,
Não fique assustado. Exatamente porque sou extremamente radical, nunca me candidatei a cargo público, via concurso. E foi bom não ter podido seguir a carreira militar (discromatopsia), porque como tenho opinião seria um desastre como juiz, por exemplo. Se num processo meu juízo de valor fosse pela condenação, iria me lixar para as peças dos autos processuais.
E se fosse militar, em 1964 seria tenente, talvez já capitão, e iria mandar enfiar a porrada nos comuna que queriam nos impor a todo custo (sequestros, assaltos e mortes) seu socialiasmo fracassado e rançoso.

Freddy disse...

Falando só do Brasil, poderíamos começar baixando a idade da maioridade penal (é esse o termo?) para 14 anos, pelo menos.
Depois, acabar com o relaxamento da prisão por bom comportamento. Que coisa é essa do cara cumprir 1/6 da pena e já estar cheio de direitos? Que cumpra a pena integralmente, de preferência pagando por ela com serviços e trabalho remunerado dentro da prisão.
Já seria um bom começo.
=8-/

Riva disse...

Freddy, acrescenta aí a extinção do indulto de Natal e etc, ou então dá o indulto pro cara passar os dias na casa do juiz que concedeu o indulto, convivendo com a família dele ...

#simplesassim

Jorge Carrano disse...

Retomando o atentado ocorrido em Paris, suscitado pelo Carlos Frederico, sugiro que assistam ao vídeo que está em https://www.youtube.com/watch?v=eilqE-cxkmc

Depois reflitam.


(Para assistir o vídeo copie e cole o link na barra de seu navegador.)

Riva disse...

Nesse momento, 6ª feira às 10:00 de Brasília, os dois estão cercados pela polícia francesa, e parece que por um celular disseram que vão morrer como mártires .....

Jorge Carrano disse...

Os dois terroristas e o sequestrador, em Paris, devidamente executados.
O mundo está um pouquinho melhor. Mas tem muito a ser feito ainda.

Jorge Carrano disse...

Mais detalhes sobre os terroristas e suas mortes:
http://veja.abril.com.br/multimidia/video/fim-da-linha-para-os-terroristas

Jorge Carrano disse...

E aqui também http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/

Jorge Carrano disse...

Não é de hoje, a julgar como se comportava em campo nos últimos jogos,
ele está de saco cheio há muito tempo.

http://espn.uol.com.br/noticia/544791_de-saco-cheio-dagoberto-cogita-abandonar-futebol-e-se-aposentar