10 de janeiro de 2015

Carnaval em Wichita


Por
Elizabeth Paiva
(Beth)






Fiquei pensando na sua sugestão de escrevermos algo sob o tema-guarda-chuva "Carnaval".

Meu caro, estando aqui onde estou, Carnaval é a coisa mais remota  que você possa mencionar (lol).

Ninguém tem a menor ideia do que se trata. Nos Estados Unidos, já estive uma vez, na época do nosso Carnaval, em Houston, no Texas... Todo o lugar onde eu entrava, as pessoas (vendedores, atendentes etc) tinham no pescoço colares coloridos, que pareciam serem feitos de enfeites tipo bolas de natal... 

Confesso que, depois de verificar que todos usavam aquelas coisas, perguntei por que, e me responderam que era Mardi Gras, obvio, ora... 

Quer dizer: aquilo era o máximo de manifestação comemorativa de Mardi Gras... ou Carnaval... Parece que em New Orleans a festa de Mardi Gras é mais animada, mas nada tem a ver com o Carnaval Brazilian Style...

Agora, me imagine aqui, em Wichita... lol 

Brasileiros se derretendo de calor e nós aqui, com temperaturas tão malucas, que eu, ao acordar, a primeira coisa que eu faço é consultar o meu Weather Alert do celular. 

Aí, ainda com sono,  fico querendo entender o que me espera lá fora, já que a primeira coisa que faço ao levantar é levar Aninha "lá fora"... ah!...

Hoje, por exemplo, estava: temperatura de - 14º C  Real Feel (a nossa sensação térmica)  - 26º C ... Quer dizer, você abre o olho de manhã e se depara com esse quadro congelante que está ali fora esperando por você...

Olho pela janela, vejo os primeiros raios de sol gelado surgindo, iluminando a neve que não vai embora, (não obstante tenha 5 dias que não cai um nada de neve)...  então, a paisagem é linda lá fora:  tudo branco e o sol nascendo, um jogo de sombras e luz muito lindo. Mas, com menos 26 graus, é duro ir lá fora.

Mas como sou guerreira e nada me derruba - lol - coloco a coleira na Aninha, boto um gorro de lã que eu mesma tricotei na minha cabeça (ainda bem que é na cabeça), o robe de chambre que, feito na China, esquenta como louco, mas ainda por cima dele visto um casaco à prova de vento... E coloco, em cima da roupa tricotada de Aninha, um casaco de fleece para protegê-la do impacto do super frio da manhã.

E assim, lampeiras, enfrentamos o que eles chamam de wind chill (aquele ventinho cretino que congela a sua lágrima) para que Aninha faça seu pipi, ainda líquido, e seu pupu (que eu recolho no saco plástico para jogar mais tarde no lixo).

E assim, com perspectivas de que nos próximos três meses será essa a rotina aqui no hemisfério norte, face ao tempo da estação inverno em curso, pode crer que de Carnaval não teremos nenhuma manifestação foliona.

E, como esqueci de trazer, nem mesmo o meu colarzinho havaiano eu vou colocar para mostrar às pessoas como sou carnavalesca... lol

Já que você implorou que eu mande meus textos em word, vou copiar este e-mail e colar lá no meu docx., que é o que tenho instalado neste computador. Espero que dê certo.

Beijos da amiga congelada para os amigos, foliões ou não, que se encontram derretendo de calor. Muito embora, até o carnaval, ainda falte muito... Haja suor até lá...


Visão do quintal, através da janela, no dia 4 de janeiro


Notas do editor:
1) Aninha como devem ter deduzido, é a cadela fiel companheira da Beth.
2) Convidei alguns amigos/colaboradores, para que escrevessem sobre suas experiências de carnaval. A Beth foi muito ágil e como ela cita fatos correntes, tipo "hoje, por exemplo" ou "olho pela janela", decidi publicar antecipadamente para não perder o timing.
3) Ela escreve diretamente de Wichita, Kansas, USA.


22 comentários:

Anônimo disse...

No outro dia tinha uma matéria de uma senhora risonha, hoje tem de uma senhora modernosa (rárárárá).

Jorge Carrano disse...

A senhora risonha é a Ana Maria, que tem um post em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2015/01/desapeguei-e-agora.html

A Beth é uma mulher de seu tempo, vive cada instante mantando-se up-to-date (is that so, Beth?)

Jorge Carrano disse...

Beth,
A sensação térmica, aqui, está batendo os 50º. Realmente está testando nosso limite de resistência. Só mesmo cantando a antiga marchinha, que não é de nosso tempo:

Allah-La Ô

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor ô ô ô ô ô ô

Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor ô ô ô ô ô ô

Viemos do Egito
E muitas vezes
Nós tivemos que rezar
Allah! Allah! Allah, meu bom Allah!
Mande água pra ioiô
Mande água pra iaiá
Allah! Meu bom Allah!

Lembra? (lol)

Anônimo disse...

O tempo por lá hoje:
http://www.weatherhq.com/wichita?gclid=CMiWkNLCicMCFYQ2gQodSmgAKQ

Unknown disse...

"QUANTO MAIS VELHA FICO, MAIS PREFIRO OS ANIMAIS ÀS PESSOAS (A CADA DIA MAIS "DISGUSTING", DESAGRADÁVEIS).
DEPOIS DAS MATÉRIAS DESCOMPROMISSADAS DAS SENHORAS RISONHA E MODERNOSA, AGUARDAMOS UMA DE UM SER ANONIMO, QUE NÃO MOSTRA NEM O NOME, NEM A CARA, NEM FALA NADA DE TÃO RELEVANTE EM SUAS INTERVENÇÕES.
TOMARA QUE TAL SER POSTE SUA FOTO, SEU NOME E NOS BRINDE COM ALGO CONSISTENTE, FRUTO DE SUA INTELECTUALIDADE, QUE AUGURAMOS SEJA PROFUNDA."

Jorge Carrano disse...

We challenge you, Anônimo.

Freddy disse...

Começo a desconfiar que o Anônimo ácido é o alter-ego de algum dos colaboradores/comentaristas normais do blog, pra colocar lenha na fogueia sem se identificar...
<:o)

Freddy disse...

Acabo de voltar de um pernoite em Petrópolis. Muita gente faz bate-volta na Cidade Imperial, mas eu gosto de pernoitar para curtir alguns bons restaurantes ou bares locais sem pressa, com amigos que lá residem.
Gente, de dia fez um calor de respeito, imagino como foi no Rio de Janeiro!! No entanto, à noite faz uma temperatura educada, amena, uma delícia!
Fomos, mais uma vez, no Bordeaux, excelente adega-restaurante anexa a um casarão do império, muito bom.

E aí eu comparo: um calor infernal no Rio de Janeiro, uma temperatura amena em Petrópolis, um frio polar em Wichita... Somo é diversificado o mundo em que vivemos!
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Não descarto esta possibilidade, Carlos Frederico.
O problema é que quando começo a investigar um anônimo e estou numa linha boa, ele some do blog. Ai aparece outro. Ao longo destes cinco anos, apenas duas vezes consegui identificar anônimos. Mandei mensagens, e ambos confirmaram escrever como anônimo vez ou outra.
E nestes casos aconteceu exatamente e a hipótese que você aventa. Eram dois debatedores frequentes. Um sumiu faz algum tempo mas o (a) outra ainda é participante ativa (notou o gênero?)
Porque ainda tem este outro aspecto, não é possível concluir se é homem ou mulher, a menos que dê uma derrapada e escreva tipo "sou sonhadora" ou ao contrário "sou curioso".
E tem casos, no passado muitos, de anônimos que ao final do comentário se identificam, como fazia o Fernandez.

Riva disse...

Já eu acho que o Anônimo é um Gambá fora da curva ... sim, porque intelectualidade em gambás ..... !

#prontocutuquei

Querida Beth, num comentário antigo, acho que assim que vc se instalou aí em Wichita, eu fiz várias perguntas a vc sobre como eram certas coisas no seu dia a dia. Mera curiosidade, para compararmos com o nosso dia a dia por aqui.
Vc não respondeu ... não sei se não viu as perguntas, ou se preferiu mesmo não responder (sem problemas, claro, óbvio). Bj

Jorge Carrano disse...

É verdade Riva, Você fez o comentário, pedindo informações sobre o dia-a-dia de Wichita no post que está em
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/search?q=beth+wichita

Na época atribui o silêncio do Beth ao fato dela estar há muito pouco tempo na cidade e não ter ainda uma ideia de como seria o cotidiano.

Vamos ver se agora ela se manifesta. E tem que ser no blog porque senão o Freddy ficará enciumado (rsrsrs).

Riva disse...

Sim Beth, por favor nada de email, a não ser que vc copie o Freddy .... rsrsrs

Jorge Carrano disse...

O Riva já mandou o post dele alusivo ao Carnaval.
Outros colaboradores convidados quedaram-se silentes até agora.
Devem estar esquentado os tamborins (rsrsrs).

Jorge Carrano disse...

Riva,
Acabo de receber um e-mail da Beth, na verdade dois, num dos quais ela copia o mail que me enviou em 19 de setembro de 2014, respondendo algumas indagações e explicando como foi a recepção dela no condomínio onde está morando.
Houve alguma falha, que não sei explicar. Mas ela não respondeu no blog e sim em mensagem eletrônica para mim, que deveria, segundo ela, passar para você.
Pedi que tornasse a enviar, agora aqui no post. Aguardemos.

Riva disse...

Copiando o Freddy ? rsrsrs

Jorge Carrano disse...

Não, ela enviou o e-mail somente para mim, segundo ela, agora, para que eu repassasse a você.
Que ela enviou, enviou pois me reenviou agora, mas que não lembro de ter recebido, não lembro.

Unknown disse...

RIVA,
RESPONDI EM 14/9/2014. NÃO RELI NEM MODIFIQUEI NADA, PARA NÃO PERDER A AUTENTICIDADE.
"Sao para o Riva: (pela ordem)
1 - A opão por Wichita deveu-se o fato de ser mais longe do Brasil do que a Florida (que seria a outra opção).
2 - Já foi o tempo. Agora só vou a lugares mais distantes se houver um objetivo específico, do tipo
Graceland, em Memphis, Tn kkkk. ou Oklahoma City, para ver Willie Nelson...
3 - A gastronomia é misturada, mas encontramos restaurantes com comida italiana, thailandeza etc com facilidade.
4 - Não há coleta seletiva aqui. Talvez na centralizadora eles procedam à alguma separação. Outra coisa que estranhei foi que o senhorzinho lixeiro, que trabalha no caminhão de lixo igual aos do Brasil, não usava uniforme ou luvas e era bem magrinho... fiquei chocada... Na Florida eles usam macacões brancos e luvas... ahahaha nas outras cidades nunca reparei.
5 - Existe o imposto que é pago mensalmente numa faixa de US$ 50.00 por mes. Mas acho que depende da metragem do imóvel, essas coisas.
6 - So de carro. Para ser franca, não tive qualquer contato sequer visual com transporte público local... kkkk
7 - a) Quando cheguei aqui umas quatro vizinhas do condomínio vieram me dar boas vindas. As pessoas são muito simpáticas no geral. Todo mundo tem cães e gatos e aqui é permitido 4 animais por unidade. Assim, temos sempre aqueles relacionamentos fugazes por conta dos peludos, que são aceitos com muita naturalidade.
b) Tenho um ótimo deck, para colocar a churrasqueira... porém, ainda não comprei. Acho que o churrasco vai ficar para o verão que vem (embora eu esteja comendo cada vez menos carne) , porque já está começando a fazer friozinho aqui e o deck ficará sem serventia por muitos meses. Em breve o verde que me cerca estará amarelo e vermelho...

Falando das coisas locais, já fui a uma entidade privada de adoção de cães resgatados, e adotei uma maravilhosa menina de 8 anos, com 36 kg, misto de husky com labrador, convalescendo de uma cirurgia no ouvido (ainda estou dando as medicações), que parece que sempre foi minha... Linda! o local da adoção (Kansas Humane Society) é para por inveja em todos os upas e pans da vida (basta entrar no site para ver). Eles investem de cara em cada um dos animais resgatados US$ 240.00, incluindo vacinas, exames de laboratório para possíveis doenças, microchip e tudo o mais. Ao ser adotado temos uma consulta gratis em veterinário externo, à escolha, mais um seguro saúde 24 horas por 1 mês para qualquer emergência. O local é lindo, limpo, e não um depósito de animais, como aí."

Jorge Carrano disse...

Verdade, Riva. Não alterou uma virgula.

Riva disse...

Putz, que legal, Beth. Respondeu TUDO !!!!!! valeu demais mesmo.

Esse lance aí de adoção de animais é notável mesmo. Um dos meus filhos, que morou em Hilton Head, South Carolina, fez algum tipo de trabalho voluntário assim com animais.

Bjs, e curta seu inverno, sua lareira, sua amiga canina, um bom vinho, e um Willie Nelson na "vitrola" .... rsrsrs

Assistimos o show dele em Vegas em agosto 2013, ele com 80 anos. Que show, que voz, que arranjos notáveis. Foi emocionante. Tenho fotos.

Unknown disse...

Caro Riva,
Não precisa das fotos.
Eu acredito em você... lol
Pena que eu não possa colocar aqui as minhas em Graceland... kkk
Mas agora em que estamos na campanha do desapego, cada vez mais teremos que acreditar uns nos outros...
Que perigo, hein? ahaha
Beth

Riva disse...

Não conte comigo, conosco, sobre desapego rsrsrsrsrs ... aqui se guarda TUDO !

Quem vier depois, se quiser, que se desapegue de tudo KKKkkkkkk

Olha, uma pena o blog não poder, ainda, nos permitir comentar com anexos de fotos.

O show do Willie em Vegas foi um marco em nossas vidas, pois Isa (minha companheira desde 1970) fazia 60 anos, adora o cara, e resolvemos renovar nossos votos em Vegas , com um clone do Elvis de ministro da cerimônia ! hahahaha

As fotos são sensacionais !

Esse lance seu da temperatura em Wichita me lembra quando eu estava em Baltimore, janeiro de 69, em casa de família de americanos, intercâmbio cultural, e eu ia sempre comprar um pão pela manhã numa mercearia próxima.
Já ia saindo pela porta, quando a minha "mãe americana" falou : cuidado quando sair .....
Não entendi nada .... só fui entender quando escorreguei e fui deslizando no gelo até quase o meio da rua !!!!

O piso estava congelado .... 17º abaixo de zero KKkkkkkkk

Bjs e Bom Carnaval pra vcs !!!!

Jorge Carrano disse...

Quero lembrar que este show do Willie Nelson já foi objeto de post aqui no blog. O Riva, falou de sua viagem a Las Vegas e nos relatou coisas da cidade. Estava acompanhado da esposa - Isa - e colocou fotos ilustrativas.
Vejam em:
http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2013/08/las-vegas-2013.html

(copy and paste)