11 de janeiro de 2015

Parece piada

A Associação Portuguesa de Desportos, de São Paulo,  simpática agremiação rubro-verde, caiu para a série “C” no campeonato brasileiro.



Está numa rota parecida com a do América Football Club, do Rio de Janeiro, mui respeitada agremiação rubra.



No cenário nacional, penso que a Portuguesa teve mais destaque do que o América. Mas inegavelmente ambos os clubes têm enorme tradição e muitas glórias.

Em seus elencos atuaram grandes astros do futebol brasileiro, com passagens por seleções nacionais. Pena que chegaram a este ponto. Fundo do poço? Irreversível? O futuro dirá.

Foi por causa da situação da Portuguesa que cheguei a uma história real, que tem todos os ingredientes de piada de português.

Consta que embaixo do gramado do Estádio do Canindé, que pertence a Lusa Paulista, está enterrado um enorme trator. Um erro de projeto e cronograma de execução da obra, resultou que foram construídas as arquibancadas e os muros de proteção antes da retirada do trator. Não havia passagem com dimensões suficientes.

A única solução seria derrubar parte da construção para que fosse retirada a tal máquina. O custo seria muito alto sem contar com o atraso na conclusão.

Vai daí que ficava mais barato enterrar definitivamente o trator. E esta teria sido a solução. Digo teria pois não sei se tal fato é comprovado.

Mas a piada de português não está neste fato. Há outro mais significativo e, este sim, comprovado e documentado.

No Estádio Alvalade, do Sporting Lisboa, em Portugal, bonito e moderno, durante a construção, ergueram dois enormes painéis com placares eletrônicos.


Bonito Estádio Alvalade
Mas por erro de projeto estes placares, que não têm como ser remanejados para outro local, impedem a visibilidade de 600 lugares nas arquibancadas. Ou seja, os torcedores que comprassem ingressos para aqueles setoes, atrás dos placares, não teriam como assistir as partidas.

No dizer casto e puro do idioma pátrio, os 600 lugares ficam “por detrás de dois ecrãs gigantes, logo sem visibilidade para o relvado”

Não havendo alternativa, alguém teve a brilhante ideia de bloquear aqueles 600 lugares, destinando-os exclusivamente a cegos, que gozariam de gratuidade. Isso foi aprovado.

Só que a Associação Portuguesa de Desportos para Deficientes manifestou junto as autoridades públicas e a imprensa, indignação pela cedência dos 600 lugares para a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, considerando que esta cessão dos 600 lugares aos cegos atenta contra a dignidade humana, afirmando que isto afronta os mais elementares princípios de cidadania plena, levando os deficientes para uma situação de total segregação.

Estariam criando um gueto dentro do Estádio. Quem quiser saber mais deve pesquisar na rede. Acrescento somente que ainda tem a questão da entrada de cães-guias que não sei como resolveram.

Nota do editor: muita gente, mais jovem, não sabe que a A. A. Portuguesa, localizada na Ilha do Governador, já disputou o campeonato Carioca. Assim como na cidade de Santos, em SP, também tem uma Portuguesa Santista, que disputa campeonato paulista.
Mas a Associação Portugesa de Desportos, da capital paulista,  sempre teve mais destaque e história rica.

6 comentários:

Maria Helena disse...

O Estádio é lindo. Não sei o que pensar da questão da segregação. Só acho o se humano muito complicado, vish!Bom final de domingo e ótima semana para você. Abraço

Riva disse...

Não é raro o abandono de máquinas em grandes e específicas construções. Às vezes faz parte mesmo do orçamento a perda desses equipamentos.

No caso da Lusa, porém, deve ter sido vacilo mesmo, porque um trator jamais é abandonado.

Poderia citar casos ridículos da construção civil, até recentes, mas vou me poupar ... sou eng. civil ! rsrsrs.

Quanto aos ecrãs gigantescos, os do New Maraca passaram por esse problema, mas foi solucionado com redimensionamento e reposicionamento, antes da Copa 2014.

Quanto aos assentos para os cegos, eu diria que achei legal, não entendo como gueto, mas local adequado para deficientes visuais ...
,,, e quanto aos cães-guia, menos problema ainda. Afinal, o CONGRESSO em BRASÍLIA está cheio de ratos e ratazanas !

Riva disse...

Por falar em ratos e ratazanas e na LUSA, como tudo no BRASIL BANDIDO, ninguém ainda explicou porque o Heverton da LUSA entrou em campo, irregularmente, para salvar Aquele Time do Mal de cair para a Série B !

Ficou por isso me$$$mo.

A LUSA vai disputar a Série C, ou vai abandonar o futebol, como se comenta no Twitter ?

Maria Helena disse...

Eu também não achei segregação os deficientes visuais ocuparem o espaço. Por isso não entendi a reação deles DV ou de grupos anarquistas que gostam de estragar a ordem das coisas sem objetivo mais nobre?
Assisti no you tube o vídeo e gostei, saber que seus família assimilou o seu talento e cultura, fico feliz. Estudei Augusto dos Anjos na faculdade e lhe é dado muita destaque. Quando soube da homenagem a ele na CAsa das Rosas fiquei feliz e surpresa. Nunca soube de seus familiares. Vou procurar na internet mais informações e poemas. Como Ricardo disse, sua poesia é mais aberta e solar, mas também retrata a condição humana. Feliz por saber que você tem ilustres amigos.Pensei que fosse advogado, é engenheiro?
Estou animadinha porque amanhã começa uma mensalista depois de quase dois anos. Sufoco. Não tem como misturar casa, cachorro, poesia, política, marido, filhos, espíritos familiares, meu blog é uma salada mista. rsrs
Eu me sinto à vontade com você Senhor. Abraços á família.

Jorge Carrano disse...

Sou advogado, Maria Helena. Ninguém é perfeito (rsrsrs).

Eu e Ricardo dos Anjos, além de vizinhos de bairro, em Niterói, estudamos no mesmo Liceu Nilo Peçanha.
Ele cursou comunicação social, formou-se em jornalismo e foi editor de vários jornais até se aposentar e mudar para Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, onde está vivendo.
Escreveu, para minha alegria, aqui no blog. Um dos posts está em http://jorgecarrano.blogspot.com.br/2012/02/carta-da-serra-gaucha.html

Selecione e cole na barra de seu navegador.

Maria Helena disse...

Já escrevi mais um pouquinho sobre "Os Anjos" e você está lá. De uma passadinha lá...