14 de janeiro de 2015

Messi e Cristiano Ronaldo

A premiação anual da FIFA, que contempla o melhor jogador da temporada anterior, escolhe o gol mais bonito e elege o melhor técnico e a melhor seleção que se formaria tendo em vista o desempenho dos jogadores, por certo não agrada a todo mundo.

E é natural. O critério de eleição é discutível. E algumas premiações são imerecidas. Logo, cometem-se injustiças.

Este ano o que mais me chamou a atenção foi a escalação da dupla de miolo de zaga do Brasil na seleção da temporada. Thiago Silva e David Luis  não foram, definitivamente, os que melhor atuaram no ano passado.

Em alguns setores da equipe formada os nomes escolhidos são inquestionáveis: daria para escolher um ataque sem Messi e Cristiano Ronaldo? E Robben, o terceiro escalado no ataque, não poderia estar no lugar do Neuer entre os três indicados à Bola de Ouro? 

Numa safra ótima de goleiros a escolha do Manuel Neuer, da Alemanha, é bem compreensível.

Meu técnico seria o Simeone, que conseguiu com o Atlético de Madrid feitos incríveis.

E o gol mais bonito, embora sem deslustrar o do James Rodriguez, que foi muito bonito, eu ficaria como o do Van Persie.


Mergulho para cabecear a bola
Relembrem neste vídeo de vários ângulos:
 https://www.youtube.com/watch?v=B0teiyNsric

Mas se teve uma premiação justíssima, mesmo que por linhas tortas (critico o critério), foi a do Cristiano Ronaldo. O que está jogando o português é uma coisa muito séria. Tem velocidade, raciocínio rápido, ótima impulsão, chuta com precisão, cobra bem faltas e penalidades e ainda dá boas assistências para os companheiros.

Ele e Messi vêm predominando nos últimos anos e acho que continuarão ainda por algum tempo. O terceiro nome é que poderá variar.

Em nenhum esporte, e este comentário chamou minha atenção num debate esportivo na TV, houve supremacia tão longa de dois competidores destacados.

Nadal e Federer

Nadal
Federer








Steffi Graf  e  Martina Navratilova

Navratilova

Graf

 Michael Jordan e Magic Johnson

Johnson

Jordan

Muhammad Ali (Cassius Clay) e George Foreman


Mahammad Ali
George Foreman

8 comentários:

Freddy disse...

Minha escolha também teria sido o gol de Van Persie.

Por outro lado, poupe-me de me lembrar de astros dos ringues, seja box ou UFC. Pode acrescentar à minha rejeição as lutas orientais, todas.

=8-/

Anônimo disse...

Isso aí é uma panelinha. Um bando de narcisistas. Só vocês são inteligentes e engraçados. E falta espírito de debate.
Podem ficar um aplaudindo o outro e sejam felizes.
Só tem uma pessoa sensata que participa do blog. É a senhora risonha.

Jorge Carrano disse...

Anônimo(a),
Este é um espaço democrático aberto as pessoas inteligentes, educadas e bem-humoradas.
Mas para fazer parte da "panelinha", é preciso antes de mais nada se identificar, e não se ocultar no escudo do anonimato.
Apresente-se e discuta suas opiniões ao invés de apenas dar pitacos, por vezes grosseiros ou agressivos.
Entenderei se você se afastar e nos esquecer, mas por outro lado me reservo o direito de não mais publicar seus comentários.
Reflita e decida.
Se, por acaso, como já aventaram no blog, você é alguém conhecido entre os participantes, ou mesmo um dos debatedores assíduos que quer "apimentar" discussões observe que não está atingindo o objetivo.

Ana Maria disse...

Calma pessoal. Pensemos nos motivos que levam alguém a se manter no anonimato. Pode ser timidez, medo de, sendo conhecido de um dos participantes, se comprometer com fidelidade, e até mesmo preguiça.
Eu mesma conheço pelo menos uma pessoa que, vez por outra, omite a "fonte" do comentário.
Por outro lado o anônimo em pauta não ofendeu ninguém. Reli várias vezes o comentário feito na post do Riva. Vi discordância de opinião, mas nem uma palavra ofensiva.
O revide foi pior.
Eu não gosto de Carnaval, tal qual o Riva; mas não curto Led Zeppelin.
Concordo que temos prioridade nas ações de educação, saúde, segurança e transporte, mas a isenção do pagamento de tributos devidos pela FIFA foi mais lesiva que o Carnaval.
A Copa do mundo pertence a um órgão internacional que nada em dinheiro. O Carnaval é brasileiro. Conhecido mundialmente arrasta milhares de turistas e divulga o ritmo tipicamente nosso.
Não gosto de Carnaval, mas aceito gostem. Não curto rock, mas entendo que outros apreciem.
Sou espírita, torço pelo Fluminense e prefiro a serra, mas convivo e respeito outras crenças, tomo chopp com flamenguistas e amo meu irmão praieiro, ateu e vascaíno.
Não conheço o anônimo e agradeço o elogio a minha sensatez. Quem me conhece sabe que ela só não é maior que minha rabugice. Rs
Respeito à diversidade e é por isso que sou uma velhinha risonha.

Jorge Carrano disse...

Freddy,
Também não enalteci lutadores de boxe. O espírito do post é comparar predominâncias de atletas em várias modalidades.
O George Foreman, agora, não passa de um vendedor de grill, que leva seu nome (rs).

Riva disse...

Vamos ao post :

Para mim com certeza o gol do Van Persie foi o mais bonito da Copa.
E mais bonita ainda foi toda a construção do ataque, que culminou com aquele golaço.

E ninguém fala do 6x1 da Espanha, hein ? Os campeões do mundo tomaram de 6x1 na copa seguinte ! E NINGUÉM aqui nem lá debateu o placar arrasador !

Quanto ao Anonimous, realmente para participar de uma panelinha tem que ter identificação. Vai continuar de fora ! rsrsrs

Não, também não achei nada ofensivo o comentário dele no meu post. Mas achei pornográfico o comentário sobre a grana no Carnaval.

Quanto aos alucinados, é a ótica dele.
100 milhões de alucinados já compraram discos do Led Zepp, e a banda acabou em 1980 !! E continua vendendo muito .... são uns alucinados.

Acho que entendi que meu comentário foi agressivo .... fui irônico, as always, é meu estilo. Desculpem, se pareceu agressivo.

Ana Maria disse...

Relaxa, Riva. O anônimo provavelmente não é "habitué" deste blog. Não sabe que,aqui, de vez em quando, duas massas cinzentas carregadas de energia se atritam saindo faíscas.
Até hoje esses episódios só serviram para crescimento de todos. Não há de ser agora que vai gerar desunião.
Você tem seus gostos e opiniões que devem ser respeitadas e seu estilo ... digamos, ríspido deve ser compreendido, principalmente sob o sol escaldante do Rio de Janeiro.

Riva disse...

Ana, tenho certeza que esse Anonimous é um GE addicted ..... nem vai ao banheiro quando acorda, antes de acessar o blog !!! kkkkkkkkkkk

E por isso, por esse envolvimento emocional todo, está tipo magoado(a), nos chamando de narcisistas, etc .... o blog faz parte da vida dele, intensamente. Lê todo dia, e não vai aguentar sumir ....

De repente, aparece com um codinome, tipo Waldick, ou Soriano, sei lá ...

Bj