9 de outubro de 2013

Restinga



Não lembro de restinga em Icaraí. Lembro do trampolim e das rampas de acesso à areia,  lembro que os coqueiros já estavam lá, mas não lembro de haver vegetação de restinga próxima à calçada. Talvez, quem sabe,  um pouco bem lá na altura do início da Estrada Fróes, no trecho que era conhecido como Canto do Rio. Mas não lembro, até porque eu frequentava a faixa defronte as ruas Belizário Augusto, Otávio Carneiro e Presidente Baker. Não, eu não morava nas imediações, mas muitos dos meus amigos, colegas no Liceu, sim.



Este trecho que mencionei era frequentado pelas meninas mais bonitas da cidade. A juventude dourada de Niterói.
Anos mais tarde, com a melhoria do acesso à região oceânica e o aumento de moradias por lá, a juventude dourada, meninas e surfistas, passaram a fazer de Itacoatiara o seu ponto de referência.
Esta praia teve (há muito não vou lá) a maior concentração de mulher bonita, de corpo escultural, por metro quadrado, no Brasil. Era imbatível no final dos anos 1960 e na década de 1970.
Agora a prefeitura está criando trechos de restinga em Icaraí, onde não havia, que me lembre, justo no trecho da praia que frequentei quando menino/adolescente.
Nada contra, tomara que vingue. Que os cachorros, bípedes e quadrupedes não destruam, porque as cercas aramadas não serão suficientes para proteger de invasão os espaços criados.
Este tipo de vegetação havia nas praias oceânicas então frequentadas por pescadores, alguns dos quais mantinham por lá suas cabanas e barracas. Itaipuaçu tinha bastante vegetação típica de restinga.
E também em Jurujuba e Adão e Eva.





Fotos pinçadas na internet, via Google.

5 comentários:

Jorge Carrano disse...

O projeto será considerado um êxito quando a área de vegetação ora plantada estiver habitada por calangos, espécie muito comum nas restingas.
Pelo menos nas que conheci.

Freddy disse...

Não me lembro dessa vegetação em Icaraí. Lembro, sim, do trampolim.
Onde dei de cara com vegetação entre passeio e areia não achei legal.
Não posso esquecer a infestação de aranhas viúvas negras em Piratininga, por acaso a praia oceânica que mais frequentei na adolescência.

Se há necessidade de paisagismo, prefiro algo como Santos, para dar um bom exemplo. Só que pelo espaço disponível, é melhor não fazer nada! Apenas cuidar do calçadão, fazer alguns pontos de apoio com banheiros e chuveiros, talvez uns 2 ou 3 quiosques bonitos, e pronto!

=8-/ Freddy

Jorge Carrano disse...

Falou e disse, Freddy.
Despoluir a baia de Guanabara é mais importante.

Riva disse...

A única vegetação que me lembro de Icaraí era a Cannabis Sativa que queimávamos, em rolos ..... mas só para se divertir ..... não ra como hoje, para fazer M ....

Freddy disse...

Por falar em paisagismo, parece que aprovaram uma garagem subterrânea para a estação do catamarã. Os estudos geológicos devem ter sido feitos pela mesma firma que aprovou o Mergulhão. Só pra lembrar, ficará abaixo do nível do mar e junto à praia...
<:o(
Freddy