23 de outubro de 2013

Os suecos devem nos invejar

Precisamos tomar cuidado com a inveja e o "olho grande" dos suecos. Devem ficar abismados com a riqueza que o Brasil ostenta e se perguntam se um  dia chegarão lá.
 
É lógico que nunca chegarão ao nosso estágio de desperdício, de prepotência, de egoísmo, de ganância, de soberba, de corrupção, de falta de vergonha na cara.

Seriam necessários anos de degradação, quem sabe com governos de viés petista/populista, para que a sociedade sueca atingisse nosso estágio de falta de cultura,  educação e espírito público.
 
Para entender aonde quero chegar sugiro acessar o vídeo cujo link está a seguir:
 
Tenho pena dos escandinavos, quanta pobreza.
 
Por falar em escandinavos, eis s história que me chegou aos ouvidos, um fato real, testemunhado por pessoa idônea.
 
Haveria um espetáculo artístico (eu é que não lembro se ópera, peça teatral ou show com  música popular).
 
A testemunha do ocorrido, levado por seu anfitrião dinamarquês, conta que chegaram cedo ao local e o estacionamento estava praticamente vazio. O anfitrião estacionou o carro logo na entrada, bem distante da porta de acesso ao local do espetáculo.
 
Tiveram que caminhar um bom trecho, sendo que havia vagas disponíveis mais próximas da sala de apresentação.
 
Curioso e comodista, perguntou o brasileiro que narrou o caso, porque seu host não estacionara mais próximo ao invés de lá tão distante.
 
Ao que o nórdico responde com a maior tranquilidade: porque nós temos bastante tempo para caminhar até o local, mas as pessoas que chegarem mais tarde um pouco, atrasadas, precisam estar mais próximas do local do show.
 
O brasileiro se deu conta de que não era apenas comodista, era também muito egoísta, sem nenhuma preocupação com o terceiro.
 
E lembremos que a gentileza que naquele dia favoreceu ao terceiro, um dia irá beneficiar este que assim procedeu porque esta é uma postura normal entre povos realmente de primeiro mundo.
 
Primeiro mundo pouco tem a ver com riqueza! Tem a ver com civilidade, educação.
 
E eu que já me espantara com os ingleses, que deixam, nas escadas rolantes, o lado esquerdo livre para aqueles mais apressados poderem ir subindo, querendo.
 
Deve ser duro viver na Dinamarca, na Noruega, na Islândia, nesses países de primeiro mundo, onde não tem espertos.

Bandeiras dos países  nórdicos
 
 
 

26 comentários:

Helga Maria disse...

Na Escandinávia é comum autoridades públicas andarem de bicicleta.
Como disse o juiz retratado no vídeo o salário já é suficiente para levar um bom padrão de vida e mordomias são uma afronta aos que pagam impostos.
Helga

RC disse...

Ouvi relatos similares sobre os países escandinavos. Os caras são civilizados mesmo. Coisa que os pais ensinam aos filhos e entra na corrente sanguínea.

Freddy disse...

Preocupante...
A massa que aos poucos atinge a maioridade e passa a influenciar no nosso cotidiano é, em sua maioria, oriunda de comunidades carentes ou favelas. Lá aprendem tudo menos cidadania e respeito ao próximo.
É o cenário no qual nós estaremos imersos de agora em diante, piorando.
Ah, esqueci: eles votam!
=8-/
Freddy

Incógnita disse...

Na próxima reencarnação quero nascer na Noruega. (brincadeirinha - kkkk)

Riva disse...

Trabalhei 16 anos na área de Facility Management, que nada mais é que gerenciamento de propriedades. Os custos do serviço de limpeza nos EUA são mais ou menos 60% mais baratos que no Brasil, porque simplesmente eles aprendem desde pequenos a não sujar seus ambientes.

Certa vez, na estação de trens da Philadelphia, assisti um rapaz chegar atrasado para pegar seu ticket, e a fila era grande. Ele estava desesperado com a situação.
Sabem qual foi a solução dada ?
Ele trocou de lugar com o 2º da fila, que foi lá para trás, onde ele estava !!Isso para não passar simplesmente à frente de todos da fila !!
O engraçado é que, com tudo isso citado no post e mais os nossos comentários, estamos sempre voltando correndo pra casa, com saudades disso aqui .... #prontofalei

Jorge Carrano disse...

Na Escandinávia você encontra Red Label e Led Zeppelin, caro Riva.
E deve ter um ou outro torcedor do tricolor.

Riva disse...

Lá o tédio é tanto que eles têm o 2º maior índice de suicídio do planeta !

Jorge Carrano disse...

Então Black Label e Nightwish, não é Freddy? (rsrs)

Jorge Carrano disse...

Para não ser chamado de machista, não comentarei que a equipe de curling da Suécia é a que reúne as mais belas jogadoras do esporte, e que a Scandinavian Airlines (SAS) é a empresa aérea das mais lindas comissárias de bordo.

Riva disse...

...eu sei ! Breno (meu filho rubro-negro) morou 1 ano em Estocolmo rsrsrs. Mora agora em Ljubljana ...mais 1 ano.

Ricardo disse...

Voces todos acabam de me explicar mais uma vez e reforcar a minhas conviccoes sobre porque e' que eu adotei o auto exilio. Tenho saudades e muitas de pessoas e lugares, mas nao quero mais levar a vida cotidiana, trabalhar ou me envolver com qualquer atividade que nao seja meu prorpio turismo no Brasil.

Freddy disse...

Minha experiência lá no alto da tabela, quero dizer, da Europa, se resume à Holanda, país lindíssimo e que me fez, já em 1977, cunhar a frase "Depois de conhecer a Holanda passei a ter vergonha de ser brasileiro". Decorreu da experiência de ver um povo que tem de empurrar o mar para ter terra para sobreviver e ainda assim ser 1º mundo, contrastando com o nosso que repousa em berço esplêndido e seu povinho vive na m..da.
Gostaria de conhecer pessoalmente a Escandinávia, pois minha paixão pelas nórdicas vem de berço. No entanto, há que considerar a dura realidade. Na Suécia os caras têm 3 meses de um sol baixo no horizonte, que chamam de verão porque se põe apenas por algumas horas. Já no inverno têm alguma luz no céu por apenas 3 horas, depois é só crepúsculo e noite - e MUITO frio! O mesmo acontece na Noruega e Finlândia, que é a terra de meu adorado Nightwish!
Viver num lugar desses é dose pra mamute!
Abraços
Freddy

Anônimo disse...

Antes de mais nada, permitam-me que esclareça que é a primeira vez que acesso esse blog, onde cheguei através de pesquisa sobre tema de meu interesse.
Naveguei um pouco e cheguei a esta postagem.
Vejo que há multiplicidade de opiniões, por isso animo-me a expressar minha visão.
Os Estados Unidos não são, para mim, primeiro mundo. Pode ser potência enonômica e militar. Mas tem sérios problemas sociais. E o povo é focado no ser bem-sucedido, não em ser feliz.
Quanto as condições climáticas no norte do continente europeu, digo que os seres vivos adaptam-se as condições do meio onde nasceram e viverão.
Lembro que existem seres vivos nas profundezas dos oceanos que jamais viram a luz solar. Antes da chegada de Cabral os índios viviam bem, com seus conflitos entre tribos, mas não sentiam por exemplo qualquer falta de talheres para comer porque não tinham referencial.
A criança que nasça na Noruega ou qualquer outro pais nórdico irá se adaptar naturalmente aos dias mais longos ou não.
O problema é que os brasileiros acham que felicidade é ter praia, cerveja e futebol.
Outros eventos de lazer ou cultura podem ser realizados sem luz solar. O importante é o respeito pelo próximo, o comprometimento com o coletivo, a solidariedade.
E os governos cobram taxas mas fornecem os serviços essenciais a população. Você vê onde está sendo aplicado seu dinheiro.
Este internauta que comentou que teve um filho que viveu lá, deveria a partir da experiência deste filho, dizer se é ou não é melhor a sociedade na Escandinávia.
Meu nome é Paulo José, mas pouco importa pois não conheço e não sou conhecido pelos demais participantes. Na verdade sou anônimo.Obrigado por lerem.

Riva disse...

Prezado Anônimo,deve ser melhor, tendo em vista que já está por lá há mais de 2 anos (Inglaterra, Suécia e agora Eslovênia).

De qualquer maneira, é diferente vc estar lá estudando, passeando, se divertindo, comparado com estar vivendo mesmo, com as responsabilidades de um chefe de família constituída. Não sei dizer.

Parece que existe um tal de Índice de Felicidade, por região/país, com itens bem mais completos para um resultado mais assertivo.

Quanto à America, discordo. É 1º mundo sim. Com todos os problemas sociais que tem (e qqer um tem), dimensões continentais, com aquela infraestrutura sensacional, serviços que funcionam em quase sua totalidade, padronização, trânsito, sim, é 1º mundo. E se não é, não existe classificação para o Brasil. Essa minha opinião.

O fato é que todas as vezes que viajei senti falta (muita) do meu sofazinho, da minha Sky, do meu Fluminense, da galera andando nas ruas, cães, praia, solzão .... sim, o Brasil é especial, apesar da corrupção e da violência.

Sds TETRAcolores (somos campeões brasileiros até dezembro, ok ? rs)

Ricardo disse...

Tem sempre que ter um anonimo que conhece os EUA possivelmente apenas a passeio e/ou pelo que sai na imprensa brasileira para regurgitar sua raivinha, sem ter ao menos a etica necessaria de se identificar. Cara eu ja' to mais que acostumando a nao dar atencao quando gente assim fala mau dos EUA. Voce como muitos outros antiamericanos escreve como um invejoso e nao como que tem conhecimento ou conviccao sobre o que ta' dando apenas palpite. Mas fala mais ai que em parte e' ate' mesmo engracado como sua opniao do que e' ou nao primeiro mundo.

Jorge Carrano disse...

Vou ligar para o 193, telefone de emergência dos Bombeiros, no Estado do Rio de Janeiro.
Pegou fogo e vai ser difícil controlar as labaredas.
Não sou especialista em USA e nem em Escandinávia.
Não sendo em Niterói, gostaria de viver em Londres, como já confessei inúmeras vezes.
O Brasil, lamentavelmente, está longe de ser um pais onde se pode viver sem vontade de vomitar todo dia, graças a corrupção, os desvios de verbas públicas, a falta de segurança dos cidadãos.
A propósito, o Riva mencionou o elevado número de suicídios na Suécia. Aposto, sem conhecer as estatísticas, que os número serão bem menores do que os de assassinatos ocorridos no Brasil a cada dia, seja por vítimas indefesas em assaltos, balas perdidas, brigas de trânsito e outras situações absurdas.
A insegurança aqui é total. A falta de educação também.
Será que praia, suor e cerveja compensam?
AH! A SKY se não chover, não é Riva?

Ricardo disse...

Eu estava vendo um programa "Profissao Reporter" sobre as invasoes (os caras chamam de "ocupacao") de predios em S. Paulo, tb li porque foi largamente noticiado sobre os cachorrinhos Beagle e acompanho como os Black Blocks agora dominam praticamente incolumes manifestacoes de modo a afastar o povo das mesmas e espalhar o terror. Nenhuma providencia legal (peco ajuda ao Jorge e outros advogados) e' tomada voce sabe porque ? Porque o governo quer que o cidadao de bem seja mesmo indefeso ao ponto de que se alguem achar que pode morar de graca porque o local esta' vazio ou nao gosta do seu tipo de negocio ou nao respeita a ordem publica tem o direito de assim fazer. O efeito pratico disso e' que se estabelece a mentalidade (alias ja' bastante disseminada) de que se alguma lei ou regra nao lhe agrada, entao pode ser desrespaitada, ratificando entao todo o processo de instalacao de um Estado corrupto. Iludem-se os que acham, que isso significa algum tipo de evolucao positiva anticonservadora. A diferenca sempre sera' esta: nos paises aqui mencionados as pessoas tem o senso comum de que a obrigacao de respeitar leis e consequentemente seus compatriotas se sobrepoe ao que uma pessoa ou grupo acha que e' seu direito. Por isso e' que estaremos condenados a contramao da historia se isto nao se modificar. Por isso lamento pelos 20% da populacao brasileira que sofre por ter esta consciencia civica.

Jorge Carrano disse...

Caro Primo,
Segundo fui informado, o “homem do povo” que lidera protestos em São Paulo, recebe R$ 11.380 por mês da Assembleia Legislativa do Estado, pois trabalha para a liderança do PT. Logo é o PT que promove a bagunça, pois um dos principais agitadores do protesto é um sujeito chamado Raimundo Vieira Bonfim. Quem é? Consta que tem perfil no Twitter.

Ricardo disse...

E' primo veja so' essa entao:
http://oglobo.globo.com/pais/dilma-ganharia-em-1-turno-se-eleicoes-fossem-hoje-10530537

Jorge Carrano disse...

Pois é...

Riva disse...

Adoro a AMERICA. Já tive a felicidade de ir quase 30 vezes, a trabalho ou com a família.
Em apenas uma vez utilizei uma empresa de turismo, e mesmo assim, abandonei o grupo no 2º dia, utilizando apenas a estrutura disponibilizada.
Minha esposa tem parentes residentes por lá desde 1971.
Sempre vou por conta própria, adoro conhecer profundamente o local onde vou, utilizo transporte público, ando de carro, converso com as pessoas locais.
Acho um país fantástico, muito bonito mesmo, com uma infraestrutura invejável, padronização importante em detalhes dos serviços no dia a dia, rico em culturas diversas devido à sua colonização. Em cada região, uma predominância .... muito legal !

Só pode ter problema por lá quem for mal educado ou tentar uma brasilidade no local errado e/ou com a pessoa errada ...

Concordo com o Ricardo : pelo andar da carruagem (do D. João VI), estamos fadados a continuar na contramão da história do desenvolvimento social.

E por favor, não esqueçam que o nazismo não teria sido vencido se o poderio militar dos EUA não entrasse na guerra. Não estaríamos aqui "blogando" ....

Agradeçam !

Freddy disse...

O PT manipula muito bem a questão dos votos. Não lhe importa que a Dilma seja execrada nas redes sociais, que o PT seja chamado de corrupto, que os escândalos sejam dissecados à luz do dia. Importa-lhe se o candidato PeTista (seja Dilma ou Lula) tem maioria dos votos, obtida com o assistencialismo.
O resto, chora!
Cadê o lenço?
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Leiam esta agora:
http://oglobo.globo.com/rio/juizes-desembargadores-querem-auxilio-educacao-de-ate-725-mil-para-dependentes-13906100

Jorge Carrano disse...

Leiam:
http://oglobo.globo.com/brasil/juiz-do-maranhao-que-perdeu-voo-mandou-prender-funcionarios-da-tam-afastado-14858192

Jorge Carrano disse...

Leiam esta vergonha, coisa horrorosa:

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/cnj-abre-sindicancia-para-apurar-denuncia-de-advogado-contra-desembargador-em-sessao-em-sc.ghtml

Jorge Carrano disse...

Juízes federais entram em greve:

https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/juizes-procuradores-federais-realizam-atos-contra-fim-do-auxilio-moradia-22490666.html


https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/juizes-procuradores-federais-realizam-atos-contra-fim-do-auxilio-moradia-22490666.html