3 de outubro de 2013

Ainda os assuntos deprimentes


Muita agente não sabe, ou não lembra, que na data de hoje, 3 de outubro, nas décadas de 40 e 50, eram realizadas as eleições.

Há uma razão histórica, relacionada à revolução de 1930 que acabou por levar Getulio Vargas ao poder, e que teve início em 3 de outubro. A data ficou consagrada para os pleitos eleitorais.
Nós, estudantes, adorávamos ter mais um feriado em ano de eleição.

A outra razão que justificaria a manutenção desta  data, se o caso,  está na disposição constitucional que determina que as eleições para presidente e governadores,  se realizem até 90 dias antes da posse, que ocorre em 1º de janeiro. É só fazer a conta e verificar que entre 3 de outubro e 1º de janeiro transcorrem exatamente 90 dias.

Mas isso foi em outros tempos, quando havia candidatos  íntegros, honestos, dedicados  à causa pública. Acreditem. Conheci alguns.

A fraude, que havia, era facilitada pelo sistema de votação, em cédulas feitas de papel, com os nomes dos candidatos. Eram retângulos de pequenas  dimensões onde estava escrito o nome do candidato, o cargo eletivo a que se candidatava e o seu partido. Enfiava-se num envelope e depositava-se na urna.

A fraude hoje é mais sofisticada, é eletrônica.

A cédulas serviam para mandar mensagens aos políticos, pois você podia escrever nelas o que bem entendesse, o que tinha como consequência apenas a anulação do voto.

As mensagens endereçadas a alguns candidatos eram bastante claras: “vai tomar...... seu filho.....”, ou simplesmente, “safado”,  e em alguns casos, “ladrão”. Sim, porque falei que existiam honestos, mas também já existiam corruptos.

Nesta época alguns médicos clinicavam em farmácia, e atendiam a toda  família, idosos, crianças e jovens, munidos apenas de estetoscópio. Uma vez ou outra eram solicitados os exames de fezes e urina. Ou uma radiografia. É, isso mesmo, Rx que era o único exame de imagem disponível.

Nos dias de hoje importamos médicos. Desculpa para trazer cubanos que não têm o que comer na ilha e disseminar as rançosas ideias socialistas.

Ninguém denuncia o trabalho escravo a que estão submetidos. Vejam que a maior parte do que receberão pelos serviços, será retido pelo governo cubano, que repassará para eles algumas migalhas.

Por falar em retenção, sabiam que eles não podem, a exemplo de profissionais de outras nacionalidades, trazer suas famílias? Porque os familiares ficam retidos como reféns. Com isso asseguram que não pedirão abrigo político. Eles teriam receio da retaliação, da represália. E as famílias pagariam o pato.

Ouvi em entrevista, de um idiota cubano, travestido de médico, que a motivação  que o trouxe ao Brasil foi a questão humanitária.

Eu pergunto: e os haitianos, que estão mais próximos, quase vizinhos, não são muito mais carentes? Não inspiram gestos humanitários?

Perguntem se interessa a Cuba e aos seus “médicos” excedentes se querem ir para a Somália?

Como se dizia lá nas décadas de 40 e 50 do século passado,  já mencionadas lá no início “aí tem jacutinga”.

8 comentários:

Helga Maria disse...

O blogueiro tem razão. A situação geral do país, com greves e quebradeiras o tempo todo, roubo, corrupção, impunidade e papelão no campo internacional nos deixam deprimidos.
Minha filha, coitada, também votou no Lula. Não ouviu a voz da experiência e da razão e agora não pode se queixar da vida.
Helga

Riva disse...

O mais assustador é não sentir nenhum sinal de reversão de qualquer um desses processos corrompidos, seja gestão de uma maneira geral, atendimento, serviços, saúde, educação, segurança, sistema judiciário e prisional, trânsito, enfim, TUDO !

Uma das formas de talvez tentar mudar seria através da renovação dos políticos, com maioria de votos anulados. Acho que estamos tão longe disso quanto do resto.

Até quando esperar
Até me ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus (plebe rude)

Mas Deus (se é que existe) só ajuda a quem se ajuda e ao próximo. O resto ele manda para o Inferno, que parece ser para onde caminhamos a passos largos no Brasil

Jorge Carrano disse...

Helga e Riva,
Estamos todos (ou quase) descrentes no futuro. Pessimistas de carteirinha, como talvez dissesse o Nelson Rodrigues.
Foi este desânimo, esta aceitação do estado de coisas como irremediáveis que me trouxe a estes temas que deprimem.
Pior, o blog, que é de generalidades, está se fixando em assuntos políticos.

Freddy disse...

O blogueiro gosta de política, ainda mais que assuntos do dia a dia se referem ao Judiciário, sua área de atuação profissional.
Nós outros, colaboradores eventuais, é que temos de quebrar o encanto, ou bruxaria.
Estou num recesso de ideias por conta de assuntos de ordem pessoal, mas não perderão por me esperar!
Abraços
Freddy

Freddy disse...

Obrigado, Carrano, por ter voltado novamente a postar blogs com assuntos mais leves, como pintura e futebol.
Abraços
Freddy

Jorge Carrano disse...

Pô, Freddy!
Nas últimas semanas postei sobre frutas, pássaros, poetas populares, publiquei piadas.
Não seja tão rigoroso quanto aos temas políticos, que voltarão amanhã.
E também religiosos, na sequência.

Freddy disse...

Tá certo, pode mandar!
Em tempo, repetindo comentário anterior. Apesar de estar comentando posts, anda não consegui me concentrar para escrever algo. Estou envolvido em assunto absorvente na vida particular, que me impede de sentar e criar algo consistente para mandar pra você.
Mas me aguarde!
Abraço
Freddy

Jorge Carrano disse...

Leiam:
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2014/09/horario-eleitoral-custara-r-839-milhoes-aos-cofres-publicos.html